1 Conceitos Básicos de Origens de Dados no Oracle Analytics

Sobre Origens de Dados

Você pode estabelecer conexão com muitos tipos de origem de dados, como bancos de dados na Nuvem, bancos de dados locais e muitos aplicativos usados comumente, como Dropbox, Google Drive e Amazon Hive.

Crie uma conexão para cada origem de dados que você queira acessar no Oracle Analytics. Uma vez conectado, você pode visualizar seus dados e criar insights.

Uma origem de dados é qualquer estrutura tabular. Você vê os valores da origem de dados após carregar um arquivo ou enviar uma consulta para um serviço que retorna resultados.

Uma origem de dados pode conter qualquer uma destas colunas:

  • Colunas de correspondência - Contêm valores que são encontrados na coluna de correspondência de outra origem, que relaciona essa origem com a outra, por exemplo, ID do Cliente ou ID do Produto.
  • Colunas de atributo - Contêm texto, datas ou números que são exigidos individualmente e não são agregados, por exemplo, Ano, País de Categoria, Tipo ou Nome.
  • Colunas de medida - Contêm valores que devem ser agregados, por exemplo, orientados a Receita ou Milhas.

Você pode analisar uma origem de dados sozinha, ou duas ou mais origens juntas, dependendo do que a origem de dados contém. Se você usar diversas origens juntas, pelo menos uma coluna de correspondência deverá existir em cada origem. Os requisitos para correspondência são:

  • As origens contêm valores comuns, por exemplo, ID do Cliente ou ID do Produto.
  • A correspondência deve ser do mesmo tipo de dados, por exemplo, número com número, data com data ou texto com texto.

Quando você salva uma pasta de trabalho, as permissões são sincronizadas entre a pasta de trabalho e as origens externas que ela utiliza. Se você compartilhar a pasta de trabalho com outros usuários, as origens externas também serão compartilhadas com esses mesmos usuários.

Quaisquer dados dos quais você fizer upload (como um conjunto de dados) são armazenados de forma segura no Oracle Cloud.

Origens de Dados e Áreas de Assunto

Você pode combinar origens de dados com áreas de assunto para explorar e analisar os dados.

Uma área de assunto estende uma dimensão adicionando atributos ou estende fatos adicionando medidas e atributos opcionais. Você não pode definir hierarquias em origens de dados.

Uma área de assunto organiza atributos em dimensões, geralmente com hierarquias, e um conjunto de medidas, geralmente com cálculos complexos, que podem ser analisados ​​em relação aos atributos de dimensão, por exemplo, a receita líquida medida por segmento de cliente para o trimestre atual e para o mesmo trimestre do ano passado.

Quando você usar dados de uma origem como um arquivo do Excel, o arquivo adiciona informações novas à área de assunto. Por exemplo, suponha que você tenha adquirido informações demográficas de áreas postais ou informações de risco de crédito de clientes e deseja usar esses dados em uma análise antes de adicioná-los ao data warehouse ou a uma área de assunto existente.

O uso de uma origem como stand-alone significa que os dados da origem são usados independentemente de uma área de assunto. Trata-se de um único arquivo usado isoladamente ou diversos arquivos usados juntos, e em ambos os casos uma área de assunto não está envolvida.

Você pode estender uma dimensão adicionando atributos de uma origem de dados a uma área de assunto:

  • Você só pode fazer correspondências com uma única dimensão.

  • O conjunto de valores nas colunas correspondentes é exclusivo na origem de dados. Por exemplo, se a origem de dados corresponder ao código postal, os códigos postais da origem deverão ser exclusivos.

  • Você faz correspondências entre uma coluna ou colunas compostas. Um exemplo de correspondência de uma coluna é que chave de produto corresponde a chave de produto. Para colunas compostas, um exemplo é que empresa corresponde a empresa e unidade de negócios corresponde a unidade de negócios.

  • Todas as outras colunas devem ser atributos.

Você pode adicionar medidas de uma origem de dados a uma área de assunto:

  • Você faz correspondências com uma ou mais dimensões.

  • O conjunto de valores nas colunas correspondentes não é necessariamente exclusivo na origem de dados. Por exemplo, se a origem de dados for um conjunto de vendas correspondentes com data, cliente e produto, você poderá ter diversas vendas de um produto para um cliente no mesmo dia.

  • Você faz correspondências entre uma coluna ou colunas compostas. Um exemplo de correspondência de uma coluna é que chave de produto corresponde a chave de produto. Para colunas compostas, um exemplo é que cidade e estado de colunas separadas criam o composto City_State em um endereço de cliente.

Uma origem de dados que adiciona medidas pode incluir atributos. Você pode usar esses atributos com as medidas externas e não com as medidas tratadas nas visualizações. Por exemplo, quando adiciona uma origem aos valores de vendas de uma nova empresa, você pode correlacionar as vendas dessa nova empresa a uma dimensão de tempo existente e a nada mais. Os dados podem incluir informações sobre os produtos vendidos por este novo negócio. Você pode mostrar as vendas da empresa existente com aquelas da nova empresa por hora, mas não pode mostrar a receita da empresa antiga por novos produtos da empresa, nem a nova receita da empresa por produtos da empresa antiga. Você pode mostrar a nova receita da empresa por hora e por novos produtos da empresa.

Colunas de Origens de Dados e Medida

Você pode trabalhar com origens de dados que incluem ou não incluem uma coluna de medida.

  • Tabelas com medidas podem ser correlacionadas a outras tabelas com uma medida e/ou uma dimensão, ou ambas.

  • Ao correlacionar tabelas a outras tabelas com medidas, as tabelas não precisam estar na mesma granularidade. Por exemplo, você pode correlacionar uma tabela de vendas diárias com uma tabela de vendas por trimestre.

Uma tabela sem medidas é tratada como uma dimensão.

  • As correspondências podem ser entre uma única coluna ou colunas compostas. Uma correspondência de uma única coluna pode ser a chave do produto em uma tabela que corresponde à chave do produto em outra. Uma correspondência de coluna composta pode ocorrer quando uma empresa e uma unidade de negócios em uma tabela correspondem a uma empresa e uma unidade de negócios na outra tabela.

  • Todas as outras colunas devem ser atributos.

Tabelas de dimensão podem ser correlacionadas a outras dimensões ou a tabelas com medidas. Por exemplo, uma tabela com atributos de Cliente pode ser correlacionada com uma tabela com atributos demográficos, desde que ambas as dimensões tenham colunas exclusivas de chave de Cliente e chave Demográfica.