Você pode criar, atualizar, remover e compartilhar conexões com origens de dados. Como usuário do Oracle Analytics com acesso de Autor de Conteúdo DV, você pode executar essas ações.
Tópicos:
Você pode criar uma conexão para permitir analisar dados nessa origem.
Você pode atualizar os detalhes da conexão de uma origem de dados.
Se você estiver editando uma conexão SSL com um Oracle Database e precisar usar um novo arquivo cwallet.sso
, no campo Wallet do Cliente, clique em Selecionar para procurar o arquivo cwallet.sso
. Peça ao seu administrador o local do arquivo cwallet.sso
.
Você pode remover uma conexão de origem de dados do Oracle Analytics Cloud. Por exemplo, exclua uma conexão de banco de dados e crie uma nova conexão quando a senha do banco de dados for alterada.
Se a conexão contiver quaisquer conjuntos de dados, exclua-os para poder excluir a conexão.
Você pode designar permissões de acesso às conexões de origem de dados que cria ou administra.
Quando você especifica os detalhes da conexão usando a caixa de diálogo Criar Conexão ou Inspecionar, alguns tipos de banco de dados têm opções de configuração extras.
Opções Gerais
sales.example.com =(DESCRIPTION= (ADDRESS_LIST= (LOAD_BALANCE=on)(FAILOVER=ON) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=123.45.67.111)(PORT=1521)) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=123.45.67.222)(PORT=1521)) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=123.45.67.333)(PORT=1521))) (CONNECT_DATA=(SERVICE_NAME= salesservice.example.com)))
Ativar Replicação em Massa - Se você estiver carregando um conjunto de dados de uma pasta de trabalho, essa opção deverá estar desativada e você poderá ignorá-la. Essa opção é reservada para análise de dados e usuários avançados, para replicar dados de um banco de dados para outro.
Opções de Autenticação
Conexão do sistema
Clique em Copiar para copiar o ID do Objeto da conexão. Os modeladores de negócios podem colar o ID do Objeto para identificar e usar uma conexão de dados no Model Administration Tool (caixa de diálogo Pool de Conexões).
Observação: Se você clicar em Conexão do sistema quando criar inicialmente a conexão, se quiser que os modeladores de dados usem os detalhes da conexão, crie uma nova conexão e selecione Conexão do sistema. Em outras palavras, você não pode editar a conexão depois e selecionar esta opção.
Entenda os requisitos da conexão do banco de dados antes de criá-la.
O número máximo de tabelas do banco de dados exibidas no Oracle Analytics é 10.000. Caso precise de tabelas adicionais, a Oracle recomenda que você peça ao seu administrador de banco de dados para criar um usuário de banco de dados com acesso aos objetos específicos que você deseja analisar e especifique as credenciais desse usuário quando criar a conexão do banco de dados.
Se estiver estabelecendo conexão com um banco de dados Oracle, Oracle Autonomous Data Warehouse, Oracle Transaction Processing, Snowflake, SQL Server ou My SQL, você poderá alterar o identificador de citação padrão para que possa ler dados com caracteres maiúsculos, minúsculos ou mistos em nomes de tabelas ou colunas.
select "EfG_Field" from "AbCd";
, em vez de emitir select EfG_Field from AbCd;
(o que causaria falha).Você pode usar APIs REST do Oracle Analytics Cloud para gerenciar conexões de modo programático para uma gama de origens de dados. Por exemplo, talvez você queira criar um script que gere (ou modifique) o mesmo conjunto de conexões tanto no seu ambiente de teste quanto no de produção do Oracle Analytics Cloud.
Você pode criar, atualizar e excluir conexões de uma gama de origens de dados usando APIs REST. Este tópico lista os tipos de conexões de origem de dados que você pode gerenciar com APIs REST.
Nota:
A API REST para o Oracle Analytics Cloud fornece informações detalhadas sobre cada API REST. Consulte Pontos finais REST da conexão.Origens de Dados com Suporte
Parâmetros de Conexão
Os parâmetros de conexão necessários para cada origem de dados são distintos. Se quiser usar a API REST para criar ou atualizar uma conexão, você precisa conhecer o formato de payload JSON necessário à sua origem de dados. Consulte Amostra de Payloads JSON para Origens de Dados.
Eis aqui as tarefas comuns para começar a usar APIs REST do Oracle Analytics Cloud para gerenciar conexões de modo programático. Se você estiver configurando as APIs REST pela primeira vez, siga estas tarefas como guia.
Tarefa | Descrição | Documentação da API REST |
---|---|---|
Entender os pré-requisitos |
Entenda e conclua várias tarefas de pré-requisitos. Você precisa ter permissões para criar pastas de trabalho e estabelecer conexão com dados no Oracle Analytics Cloud para gerenciar conexões de dados usando APIs REST (Autor de Conteúdo do DV). |
Pré-requisitos |
Entender a autenticação de token OAuth 2.0 | A autenticação e a autorização no Oracle Analytics Cloud é gerenciada pelo Oracle Identity Cloud Service. Para acessar as APIs REST do Oracle Analytics Cloud, você precisa de um token de acesso do OAuth 2.0 para usar para autorização. | Autenticação de Token do OAuth 2.0 |
Entender origens de dados com suporte | Leia o tópico que descreve os tipos de conexões de dados que você pode gerenciar com APIs REST. | Origens de Dados com Suporte |
Determinar formatos de payload JSON | Leia o tópico que descreve o formato de payload JSON para sua origem de dados e obtenha os parâmetros de conexão necessários. | Amostra de Payloads JSON para Origens de Dados |
Criar uma conexão | Crie uma conexão de dados para uso em pastas de trabalho, relatórios e painéis de controle. | Criar uma conexão (Visualização) |
Atualizar uma conexão | Atualize uma ou mais propriedades de uma conexão de dados existente. | Atualizar uma conexão (Visualização) |
Excluir uma conexão | Exclua uma conexão de dados. | Excluir uma conexão (Visualização) |
Use essas amostras e exemplos para ajudar a gerenciar conexões da origem de dados com solicitações de API REST usando cURL.
Amostra de Formato de cURL
curl --header "Authorization: Bearer <token>" --header "Content-Type: application/json" --request POST|PUT https://<hostname>/api/20210901/catalog/connections --data "<data source connection payload>"
curl --header "Authorization: Bearer <token>" --request POST|PUT https://<hostname>/api/20210901/catalog/connections --form "cert=<security wallet file>" --form "connectionParams=<data source connection payload>"
<token> - O token de portador do OAuth 2.0 necessário para autenticar chamadas para APIs REST do Oracle Analytics Cloud. Consulte Autenticação de Token do OAuth 2.0.
<nome do host> - Host em que o Oracle Analytics Cloud está em execução.
<payload da conexão da origem de dados> - Informações de conexão específicas da origem de dados. Consulte Amostra de Payloads JSON para Origens de Dados.
<arquivo de wallet de segurança> - Armazena informações relativas a SSL, como credenciais de autenticação e assinatura, chaves privadas, certificados e certificado confiável. Necessário para alguns tipos de conexão, como Oracle Database com SSL e Oracle Autonomous Data Warehouse (TLS mútuo).
Exemplos
Os exemplos a seguir mostram como criar uma conexão com o Oracle ADW (Autonomous Data Warehouse).
cwallet.sso
(TLS mútuo)Nota:
Os payloads JSON nestes exemplos são específicos do Oracle ADW. O formato do payload JSON é diferente para outras origens de dados. Consulte Amostra de Payloads JSON para Origens de Dados com Suporte.Exemplo 1 - Criar uma conexão sem wallet (TLS) com o Oracle ADW
oracle_adw_walletless
. O corpo da solicitação inclui JSON simples application/json
.
curl --header "Authorization: Bearer <token>" --header "Content-Type: application/json" --request POST https://example.com/api/20210901/catalog/connections --data "{ "version": "2.0.0", "type": "conexão", "name": "oracle_adw_walletless", "description": "Amostra de conexão do Oracle ADW sem uma wallet criada usando a API de Conexões", "content": { "connectionParams": { "connectionType": "oracle-autonomous-data-warehouse", "connectionString": "(description= (retry_count=20)(retry_delay=3)(address=(protocol=tcps)(port=1521)(host=adb.us-ashburn-1.oraclecloud.com))(connect_data=(service_name=abcdefg1hijkl2m_adwwalletless_high.adb.oraclecloud.com))(security=(ssl_server_dn_match=yes)))", "username": "ADMIN", "password": "<<password>>", "systemConnection": false, "remoteData": false, "sslType": "ServerSideSSL" } } }"
Corpo da Resposta
{"connectionID":"J0FkbWluJy4nb3JhY2xlX2Fkd193YWxsZXRsZXNzJw=="}
Tome nota do connectionId
codificado em Base64 no corpo da resposta. Posteriormente, você poderá usar esse valor para atualizar ou excluir a conexão.
Exemplo 2 - Criar uma conexão com o Oracle ADW que use um arquivo de wallet (TLS mútuo)
oracle_adw_with_wallet
. O corpo da solicitação inclui multipart/form-data
, ou seja, requer tanto um arquivo de wallet do Oracle ADW (cwallet.sso
) quanto parâmetros de conexão do Oracle ADW.
curl --header "Authorization: Bearer <token>" -–request POST https://<hostname>/api/20210901/catalog/connections --form "cert=@"/Users/scott/Downloads/Wallet_adw/cwallet.sso"" --form "connectionParams= "{ "version": "2.0.0", "type": "conexão", "name": "oracle_adw_with_wallet", "description": "Amostra de conexão do Oracle ADW com uma wallet criada usando a API de Conexões", "content": { "connectionParams": { "connectionType": "oracle-autonomous-data-warehouse", "connectionString": "(description= (retry_count=20)(retry_delay=3)(address=(protocol=tcps) (port=1522)(host=adb.us-ashburn-1.oraclecloud.com))(connect_data=(service_name=abcdefg1hijkl2m_walletadw_high.adwc.oraclecloud.com/))(security=(ssl_server_dn_match=yes)))", "username": "ADMIN", "password": "<<password>>", "remoteData": "false", "systemConnection": false, "sslType": "ClientSideSSL" } } }"
Corpo da Resposta
{"connectionID":"J2FkbWluJy4nb3JhY2xlX2Fkd193aXRoX3dhbGxldCc="}
Tome nota do connectionId
codificado em Base64 no corpo da resposta. Posteriormente, você poderá usar esse valor para atualizar ou excluir a conexão.
Exemplos adicionais estão disponíveis no REST API Reference Guide for Oracle Analytics Cloud. Consulte Criar uma conexão, Atualizar uma conexão e Excluir uma conexão.
Para estabelecer conexão com a origem de dados, você fornece parâmetros de conexão. Ao usar a API REST de Conexões, você especifica parâmetros de conexão em um formato de payload JSON. Use esta tabela para determinar o payload JSON para a origem de dados com a qual deseja estabelecer conexão.
Origem de Dados | Tipo de Solicitação | Payload de Entrada |
---|---|---|
Oracle Database (Não SSL) |
aplicativo/json |
Tipo de Conexão Básico { "version": "2.0.0", "type": "connection", "name": "oracle_db_non_ssl_basic", "description": "Sample non-SSL Oracle Database connection created using Connections API", "content": { "connectionParams": { "connectionType": "oracle-database", "host": "example.com", "port": "1521", "serviceName": "orcl", "username": "admin", "password": "<password>", "remoteData": false, "systemConnection": false } } } Tipo de Conexão Avançado { "version": "2.0.0", "type": "connection", "name": "oracle_db_non_ssl_advanced ", "description": " Sample non-SSL Oracle Database connection created with the advanced connection string format using Connections API", "content": { "connectionParams": { "connectionString": "(DESCRIPTION= (ADDRESS_LIST= (LOAD_BALANCE=on)(FAILOVER=ON) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=example.com)(PORT=1521))) (CONNECT_DATA=(SERVICE_NAME=ORCLPDB1)))", "username": "admin", "password": "<password>", "connectionType": "oracle-database", "remoteData": false, "systemConnection": false } } } |
Oracle Database com SSL |
dados de form/multiparte |
cwallet.sso (client credentials file) Tipo de Conexão Básico cert: <cwallet.sso file location> connectionParams: { "version": "2.0.0", "type": "connection", "name": "oracle_db_ssl", "description": "Sample Oracle Database connection with SSL created using Connections API", "content": { "connectionParams": { "connectionType": "oracle-database", "host": "example.com", "port": "2484", "serviceName": "ORCLPDB1", "username": "admin", "password": "<password>", "systemConnection": false, "remoteData": false } } } |
Oracle Autonomous Data Warehouse - Sem wallet (TLS) |
aplicativo/json |
Tipo de Conexão Básico { "version": "2.0.0", "type": "connection", "name": "oracle_adw_walletless_basic", "description": "Sample Oracle ADW connection without a wallet created using Connections API", "content": { "connectionParams": { "connectionType": "oracle-autonomous-data-warehouse", "connectionString": "(description= (retry_count=20)(retry_delay=3)(address=(protocol=tcps)(port=1521) (host=example.com)) (connect_data=(service_name=example.com)) (security=(ssl_server_dn_match=yes)))", "username": "admin", "password": "<password>", "systemConnection": false, "remoteData": false, "sslType": "ServerSideSSL" } } } |
Oracle Autonomous Data Warehouse - Wallet (TLS mútuo) |
dados de form/multiparte |
cwallet.sso (client credentials file) Tipo de Conexão Básico cert: <cwallet.sso file location> connectionParams: { "version": "2.0.0", "type": "connection", "name": "oracle_adw_with_wallet", "description": "Sample Oracle ADW connection with wallet created using Connections API", "content": { "connectionParams": { "connectionType": "oracle-autonomous-data-warehouse", "connectionString": "(description= (retry_count=20)(retry_delay=3)(address=(protocol=tcps) (port=1522)(host=example.com)) (connect_data=(service_name=example.com)) (security=(ssl_server_dn_match=yes)))", "username": "admin", "password": "<password>", "remoteData": "false", "systemConnection": false, "sslType": "ClientSideSSL" } } } |
PostgreSQL (Não SSL) |
aplicativo/json |
Tipo de Conexão Básico { "version":"2.0.0", "type": "connection", "name": "postgres_non_SSL", "description": "Sample PostgreSQL connection created using Connections API", "content": { "connectionParams": { "connectionType": "postgresql-database", "host": "example.com", "port": "5432", "serviceName": "postgres", "username": "admin", "password": "<password>", "remoteData": false, "systemConnection": false } } } |
PostgreSQL com SSL |
aplicativo/json |
Tipo de Conexão Básico { "version":"2.0.0", "type": "connection", "name": "postgres_SSL_Conn", "description": "Sample PostgreSQL connection with SSL created using Connections API", "content": { "connectionParams": { "connectionType": "postgresql-database", "host": "example.com", "port": "5432", "serviceName": "postgres", "username": "admin", "password": "<password>", "sslType":"ServerSideSSL", "remoteData": false, "systemConnection": false } } } |
SQL Server (Não SSL) |
aplicativo/json |
Tipo de Conexão Básico { "version":"2.0.0", "type": "connection", "name": "SqlServer_non_ssl", "description": "Sample non-SSL SQL Server connection created using Connections API", "content": { "connectionParams": { "connectionType": "sqlserver-database", "host": "example.com", "port": "1400", "serviceName": "sqlserver1", "username": "admin", "password": "<password>", "remoteData": false, "systemConnection": false } } } |
SQL Server com SSL | aplicativo/json |
Tipo de Conexão Básico { "version":"2.0.0", "type": "connection", "name": "SqlServer_ssl", "description": "Sample SQL Server connection with SSL created using the Connections API", "content": { "connectionParams": { "connectionType": "sqlserver-database", "host": "example.com", "port": "60190", "serviceName": "sqlserver1", "username": "admin", "password": "<password>", "sslType":"ServerSideSSL", "remoteData": false, "systemConnection": false } } } |
MySQL (Não SSL) |
aplicativo/json |
Tipo de Conexão Básico { "version":"2.0.0", "type": "connection", "name": "MySql_no_SSL", "description": "Sample MySQL connection created using the Connections API", "content": { "connectionParams": { "connectionType": "mysql-database", "host": "example.com", "port": "3307", "serviceName": "mysql1", "username": "admin", "password": "<password>", "remoteData": false, "systemConnection": false } } } |
MySQL com SSL | aplicativo/json |
Tipo de Conexão Básico { "version":"2.0.0", "type": "connection", "name": "MySql_ssl", "description": "Sample MySQL connection with SSL created using Connections API", "content": { "connectionParams": { "connectionType": "mysql-database", "host": "example.com", "port": "3306", "serviceName": "mysql1", "username": "admin", "password": "<password>", "sslType":"ServerSideSSL", "remoteData": false, "systemConnection": false } } } |
Oracle Essbase |
aplicativo/json |
Tipo de Conexão Básico { "version":"2.0.0", "type": "connection", "name": "Oracle_Essbase", "description": "Sample Oracle Essbase connection created using Connections API", "content": { "connectionParams": { "connectionType": "oracle-essbase", "dsn":"example.com", "username":"admin", "password":"<password>", "remoteData": false, "systemConnection": false, "authentication":"current"/"private"/"sso" } } } |