Gerenciar Conexões com Origens de Dados

Você pode criar, atualizar, remover e compartilhar conexões com origens de dados. Como usuário do Oracle Analytics com acesso de Autor de Conteúdo DV, você pode executar essas ações.

Tópicos:

Criar uma Conexão com uma Origem de Dados

Você pode criar uma conexão para permitir analisar dados nessa origem.

  1. Na Home page, clique em Criar e, em seguida, clique em Conexão.
  2. Na caixa de diálogo Selecionar Tipo de Conexão, clique no ícone do tipo de conexão desejado. Por exemplo, Oracle Database.
  3. Digite as informações de conexão necessárias, como host, porta, nome do usuário, senha e nome do serviço.
  4. Opcional: Selecione uma opção Autenticação para sua conexão.
    • Sempre usar estas credenciais - O Oracle Analytics sempre usa o nome de log-in e senha fornecidos para a conexão. Os usuários não são solicitados a fazer log-in.
    • Exigir que os usuários digitem suas próprias credenciais - O Oracle Analytics solicita que os usuários digitem seus próprios nomes e senhas de usuário para a origem de dados. Os usuários só poderão acessar os dados aos quais eles têm permissões, privilégios e designações de atribuição.
    • (Exibido se o Oracle Analytics suportar personificação para esse tipo de banco de dados) Usar as credenciais do usuário ativo - O Oracle Analytics não solicita que os usuários entrem no sistema para acessar os dados. As mesmas credenciais que eles usaram para acessar o Oracle Analytics Cloud também são usadas para acessar esta origem de dados.
  5. Se você estiver estabelecendo conexão com uma origem de dados remota, clique em Usar Conectividade de Dados Remota.

    A opção Conectividade de Dados Remota só será exibida se o tipo de origem de dados suportar conexões remotas. Verifique com seu administrador, se não tiver certeza.

  6. Se você quiser usar esses detalhes de conexão no Semantic Modeler ou no Model Administration Tool, clique em Conexão do sistema. Consulte Opções de Conexão do Banco de Dados.

    A opção Conexão do sistema só será exibida se o Semantic Modeler ou o Model Administration Tool suportar o tipo de origem de dados. Verifique com seu administrador, se não tiver certeza.

    Nota:

    Não use a opção Conexão do sistema se estiver criando uma conexão para usar com conjuntos de dados. As conexões com a Conexão do sistema selecionada não podem ser usadas para conjuntos de dados.
  7. Clique em Salvar.
    Agora você pode começar a criar pastas de trabalho ou conjuntos de dados usando esta conexão. Por exemplo, na Home page, clique em Criar e depois clique em Conjunto de Dados; em seguida, selecione a conexão que você acabou de criar.

Editar uma Conexão de Origem de Dados

Você pode atualizar os detalhes da conexão de uma origem de dados.

Se você estiver editando uma conexão SSL com um Oracle Database e precisar usar um novo arquivo cwallet.sso, no campo Wallet do Cliente, clique em Selecionar para procurar o arquivo cwallet.sso. Peça ao seu administrador o local do arquivo cwallet.sso.

  1. Na Home page, clique no Navegador, selecione Dados e clique em Conexões.
  2. Passe o mouse sobre a conexão que você deseja editar. À direita da conexão destacada, clique em Ações e selecione Inspecionar.
  3. Na caixa de diálogo Inspecionar, edite os detalhes da conexão.
    Você não pode ver a senha atual ou SQL Lógica das conexões. Se precisar alterar esses valores, crie uma nova conexão.
  4. Clique em Salvar.

Excluir uma Conexão de Origem de Dados

Você pode remover uma conexão de origem de dados do Oracle Analytics Cloud. Por exemplo, exclua uma conexão de banco de dados e crie uma nova conexão quando a senha do banco de dados for alterada.

Se a conexão contiver quaisquer conjuntos de dados, exclua-os para poder excluir a conexão.

  1. Vá para a página Dados e selecione Conexões.
  2. Passe o mouse sobre a conexão que você deseja excluir. À direita da conexão destacada, clique em Ações e selecione Excluir.
  3. Clique em Sim.

Compartilhar uma Conexão de Origem de Dados

Você pode designar permissões de acesso às conexões de origem de dados que cria ou administra.

  1. Na Home page clique no Navegador. Clique em Dados e clique em Conexões.
  2. Passe o cursor do mouse sobre a conexão que deseja compartilhar, clique em Ações e selecione Inspecionar.
  3. Clique em Acessar e use as guias para conceder acesso:
    • Todos - Compartilha a conexão com usuários ou atribuições individuais.

    • Usuários - Compartilha a conexão com usuários individuais.

    • Atribuições - Compartilha a conexão com atribuições de aplicativo (por exemplo, Consumidor do BI), para que todos os usuários com essas atribuições possam usar a conexão.

  4. Use a caixa Adicionar para procurar e selecionar um usuário ou uma atribuição.
    O usuário ou a atribuição aparece na lista abaixo com os privilégios padrão Somente para Leitura.
  5. Para alterar os privilégios padrão, selecione uma das seguintes opções:
    • Controle Total - O usuário ou a atribuição pode usar a conexão para criar conjuntos de dados e modificar, renomear ou excluir a conexão. Além disso, pode alterar os privilégios da conexão.
    • Leitura/Gravação - O usuário ou a atribuição pode usar a conexão para criar conjuntos de dados e modificar ou renomear a conexão (mas não excluí-la).
    • Somente para Leitura - O usuário ou a atribuição pode utilizar a conexão para criar conjuntos de dados, mas não alterar os detalhes da conexão.
  6. Clique em Salvar.
Quando os usuários fizerem log-in na próxima vez, eles poderão usar as conexões que você compartilhou para visualizar dados deste banco de dados.

Opções de Conexão do Banco de Dados

Quando você especifica os detalhes da conexão usando a caixa de diálogo Criar Conexão ou Inspecionar, alguns tipos de banco de dados têm opções de configuração extras.

Opções Gerais

  • Ao criar conexões com os bancos de dados Oracle, você pode conectar-se de duas maneiras usando a opção Tipo de Conexão:
    • Básico - Especifica o Host, Porta e Nome do Serviço do banco de dados.
    • Avançado - No campo String de Conexão especifica o SCAN (Single Client Access Name) dos bancos de dados em execução em um cluster de RAC. Por exemplo:

      sales.example.com =(DESCRIPTION= (ADDRESS_LIST= (LOAD_BALANCE=on)(FAILOVER=ON) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=123.45.67.111)(PORT=1521)) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=123.45.67.222)(PORT=1521)) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=123.45.67.333)(PORT=1521))) (CONNECT_DATA=(SERVICE_NAME= salesservice.example.com)))

  • Ativar Replicação em Massa - Se você estiver carregando um conjunto de dados de uma pasta de trabalho, essa opção deverá estar desativada e você poderá ignorá-la. Essa opção é reservada para análise de dados e usuários avançados, para replicar dados de um banco de dados para outro.

Opções de Autenticação

  • Sempre usar estas credenciais - O Oracle Analytics sempre usa o nome de log-in e senha fornecidos para a conexão. Os usuários não são solicitados a fazer log-in.
  • Exigir que os usuários digitem suas próprias credenciais - O Oracle Analytics solicita que os usuários digitem seus próprios nomes e senhas de usuário para a origem de dados. Os usuários só poderão acessar os dados aos quais eles têm permissões, privilégios e designações de atribuição.
  • (Exibido se o Oracle Analytics suportar personificação para esse tipo de banco de dados) Usar as credenciais do usuário ativo - O Oracle Analytics não solicita que os usuários entrem no sistema para acessar os dados. As mesmas credenciais que eles usaram para acessar o Oracle Analytics Cloud também são usadas para acessar esta origem de dados.

Conexão do sistema

Clique em Copiar para copiar o ID do Objeto da conexão. Os modeladores de negócios podem colar o ID do Objeto para identificar e usar uma conexão de dados no Model Administration Tool (caixa de diálogo Pool de Conexões).

Observação: Se você clicar em Conexão do sistema quando criar inicialmente a conexão, se quiser que os modeladores de dados usem os detalhes da conexão, crie uma nova conexão e selecione Conexão do sistema. Em outras palavras, você não pode editar a conexão depois e selecionar esta opção.

Limites de Conexão do Banco de Dados

Entenda os requisitos da conexão do banco de dados antes de criá-la.

O número máximo de tabelas do banco de dados exibidas no Oracle Analytics é 10.000. Caso precise de tabelas adicionais, a Oracle recomenda que você peça ao seu administrador de banco de dados para criar um usuário de banco de dados com acesso aos objetos específicos que você deseja analisar e especifique as credenciais desse usuário quando criar a conexão do banco de dados.

Estabelecer Conexão com Dados com Caracteres Maiúsculos, Minúsculos ou Mistos

Se estiver estabelecendo conexão com um banco de dados Oracle, Oracle Autonomous Data Warehouse, Oracle Transaction Processing, Snowflake, SQL Server ou My SQL, você poderá alterar o identificador de citação padrão para que possa ler dados com caracteres maiúsculos, minúsculos ou mistos em nomes de tabelas ou colunas.

Por exemplo, você pode escolher aspas duplas como o identificador de citação. O Oracle Analytics adiciona aspas duplas à instrução SQL subjacente select "EfG_Field" from "AbCd";, em vez de emitir select EfG_Field from AbCd; (o que causaria falha).
  1. Na Home page, clique em Criar e, em seguida, clique em Conexão.
  2. Clique em um dos tipos de banco de dados que suportam propriedades avançadas.
    Os bancos de dados com suporte são Oracle, Oracle Autonomous Data Warehouse, Snowflake e My SQL.
  3. Especifique os detalhes da conexão; em seguida, salve a conexão.
  4. Na home page, clique no Navegador; em seguida, clique em Dados e em Conexões.
  5. Passe o mouse sobre a conexão que você salvou na Etapa 2 e clique em Ações, depois em Inspecionar.
  6. Clique em Avançado; em seguida, use a opção Identificadores de Citação para selecionar os identificadores de citação usados no banco de dados.

    Por exemplo, você pode selecionar Aspas Duplas (" "). O Oracle Analytics adiciona aspas duplas à instrução SQL subjacente select "EfG_Field" from "AbCd";, em vez de emitir select EfG_Field" from "AbCd;.

    Nota:

    Você não verá a opção Avançado se a conexão tiver sido criada com a opção Conexão do sistema selecionada. As opções avançadas não têm suporte para conexões do sistema.
  7. Clique em Salvar.

Gerenciar Conexões Usando APIs REST (Visualização)

Você pode usar APIs REST do Oracle Analytics Cloud para gerenciar conexões de modo programático para uma gama de origens de dados. Por exemplo, talvez você queira criar um script que gere (ou modifique) o mesmo conjunto de conexões tanto no seu ambiente de teste quanto no de produção do Oracle Analytics Cloud.

Sobre APIs REST de Conexão

Você pode criar, atualizar e excluir conexões de uma gama de origens de dados usando APIs REST. Este tópico lista os tipos de conexões de origem de dados que você pode gerenciar com APIs REST.

Nota:

A API REST para o Oracle Analytics Cloud fornece informações detalhadas sobre cada API REST. Consulte Pontos finais REST da conexão.

Origens de Dados com Suporte

  • Oracle Database
  • Oracle Autonomous Data Warehouse
  • Oracle Essbase
  • MySQL
  • PostgreSQL
  • Snowflake
  • SQL Server
  • Vertica

Parâmetros de Conexão

Os parâmetros de conexão necessários para cada origem de dados são distintos. Se quiser usar a API REST para criar ou atualizar uma conexão, você precisa conhecer o formato de payload JSON necessário à sua origem de dados. Consulte Amostra de Payloads JSON para Origens de Dados.

Workflow Típico para Gerenciar Conexões Usando APIs REST

Eis aqui as tarefas comuns para começar a usar APIs REST do Oracle Analytics Cloud para gerenciar conexões de modo programático. Se você estiver configurando as APIs REST pela primeira vez, siga estas tarefas como guia.

Tarefa Descrição Documentação da API REST
Entender os pré-requisitos

Entenda e conclua várias tarefas de pré-requisitos.

Você precisa ter permissões para criar pastas de trabalho e estabelecer conexão com dados no Oracle Analytics Cloud para gerenciar conexões de dados usando APIs REST (Autor de Conteúdo do DV).

Pré-requisitos
Entender a autenticação de token OAuth 2.0 A autenticação e a autorização no Oracle Analytics Cloud é gerenciada pelo Oracle Identity Cloud Service. Para acessar as APIs REST do Oracle Analytics Cloud, você precisa de um token de acesso do OAuth 2.0 para usar para autorização. Autenticação de Token do OAuth 2.0
Entender origens de dados com suporte Leia o tópico que descreve os tipos de conexões de dados que você pode gerenciar com APIs REST. Origens de Dados com Suporte
Determinar formatos de payload JSON Leia o tópico que descreve o formato de payload JSON para sua origem de dados e obtenha os parâmetros de conexão necessários. Amostra de Payloads JSON para Origens de Dados
Criar uma conexão Crie uma conexão de dados para uso em pastas de trabalho, relatórios e painéis de controle. Criar uma conexão (Visualização)
Atualizar uma conexão Atualize uma ou mais propriedades de uma conexão de dados existente. Atualizar uma conexão (Visualização)
Excluir uma conexão Exclua uma conexão de dados. Excluir uma conexão (Visualização)

Como Usar APIs REST para Gerenciar Conexões de Origem de Dados

Use essas amostras e exemplos para ajudar a gerenciar conexões da origem de dados com solicitações de API REST usando cURL.

Amostra de Formato de cURL

Use o seguinte formato de comando cURL para criar ou atualizar conexões de origem de dados usando APIs REST:
  • JSON Simples
    curl 
    --header "Authorization: Bearer <token>" 
    --header "Content-Type: application/json" 
    --request POST|PUT https://<hostname>/api/20210901/catalog/connections
    --data "<data source connection payload>"
  • Dados multiparte/de Form
    curl 
    --header "Authorization: Bearer <token>" 
    --request POST|PUT https://<hostname>/api/20210901/catalog/connections
    --form "cert=<security wallet file>"
    --form "connectionParams=<data source connection payload>"
Em que:
  • <token> - O token de portador do OAuth 2.0 necessário para autenticar chamadas para APIs REST do Oracle Analytics Cloud. Consulte Autenticação de Token do OAuth 2.0.

  • <nome do host> - Host em que o Oracle Analytics Cloud está em execução.

  • <payload da conexão da origem de dados> - Informações de conexão específicas da origem de dados. Consulte Amostra de Payloads JSON para Origens de Dados.

  • <arquivo de wallet de segurança> - Armazena informações relativas a SSL, como credenciais de autenticação e assinatura, chaves privadas, certificados e certificado confiável. Necessário para alguns tipos de conexão, como Oracle Database com SSL e Oracle Autonomous Data Warehouse (TLS mútuo).

Exemplos

Os exemplos a seguir mostram como criar uma conexão com o Oracle ADW (Autonomous Data Warehouse).

  • Exemplo 1 - Criar uma conexão sem wallet (TLS) com o Oracle ADW
  • Exemplo 2 - Criar uma conexão com o Oracle ADW que use um arquivo de wallet de credenciais cwallet.sso (TLS mútuo)

Nota:

Os payloads JSON nestes exemplos são específicos do Oracle ADW. O formato do payload JSON é diferente para outras origens de dados. Consulte Amostra de Payloads JSON para Origens de Dados com Suporte.

Exemplo 1 - Criar uma conexão sem wallet (TLS) com o Oracle ADW

Nesse exemplo, você cria uma conexão chamada oracle_adw_walletless. O corpo da solicitação inclui JSON simples application/json.
curl 
  --header "Authorization: Bearer <token>"
  --header "Content-Type: application/json" 
  --request POST https://example.com/api/20210901/catalog/connections 
  --data "{
     "version": "2.0.0",
     "type": "conexão",
     "name": "oracle_adw_walletless",
     "description": "Amostra de conexão do Oracle ADW sem uma wallet criada usando a API de Conexões",
     "content": {    
       "connectionParams": {
           "connectionType": "oracle-autonomous-data-warehouse",
           "connectionString": "(description= (retry_count=20)(retry_delay=3)(address=(protocol=tcps)(port=1521)(host=adb.us-ashburn-1.oraclecloud.com))(connect_data=(service_name=abcdefg1hijkl2m_adwwalletless_high.adb.oraclecloud.com))(security=(ssl_server_dn_match=yes)))",
           "username": "ADMIN",
           "password": "<<password>>",
           "systemConnection": false,        
           "remoteData": false,
           "sslType": "ServerSideSSL"
       }
     }
   }"

Corpo da Resposta

{"connectionID":"J0FkbWluJy4nb3JhY2xlX2Fkd193YWxsZXRsZXNzJw=="}

Tome nota do connectionId codificado em Base64 no corpo da resposta. Posteriormente, você poderá usar esse valor para atualizar ou excluir a conexão.

Exemplo 2 - Criar uma conexão com o Oracle ADW que use um arquivo de wallet (TLS mútuo)

Nesse exemplo, você cria uma conexão chamada oracle_adw_with_wallet. O corpo da solicitação inclui multipart/form-data, ou seja, requer tanto um arquivo de wallet do Oracle ADW (cwallet.sso) quanto parâmetros de conexão do Oracle ADW.
curl
 --header "Authorization: Bearer <token>"
 -–request POST https://<hostname>/api/20210901/catalog/connections 
 --form "cert=@"/Users/scott/Downloads/Wallet_adw/cwallet.sso"" 
 --form "connectionParams= "{
    "version": "2.0.0",
    "type": "conexão",
    "name": "oracle_adw_with_wallet",
    "description": "Amostra de conexão do Oracle ADW com uma wallet criada usando a API de Conexões",   
    "content": {
      "connectionParams": {
        "connectionType": "oracle-autonomous-data-warehouse",
        "connectionString": "(description= (retry_count=20)(retry_delay=3)(address=(protocol=tcps) (port=1522)(host=adb.us-ashburn-1.oraclecloud.com))(connect_data=(service_name=abcdefg1hijkl2m_walletadw_high.adwc.oraclecloud.com/))(security=(ssl_server_dn_match=yes)))",
        "username": "ADMIN",
        "password": "<<password>>",
        "remoteData": "false",   
        "systemConnection": false,
        "sslType": "ClientSideSSL"    
       }
      }
    }"

Corpo da Resposta

{"connectionID":"J2FkbWluJy4nb3JhY2xlX2Fkd193aXRoX3dhbGxldCc="}

Tome nota do connectionId codificado em Base64 no corpo da resposta. Posteriormente, você poderá usar esse valor para atualizar ou excluir a conexão.

Exemplos adicionais estão disponíveis no REST API Reference Guide for Oracle Analytics Cloud. Consulte Criar uma conexão, Atualizar uma conexão e Excluir uma conexão.

Amostra de Payloads JSON para Origens de Dados

Para estabelecer conexão com a origem de dados, você fornece parâmetros de conexão. Ao usar a API REST de Conexões, você especifica parâmetros de conexão em um formato de payload JSON. Use esta tabela para determinar o payload JSON para a origem de dados com a qual deseja estabelecer conexão.

Origem de Dados Tipo de Solicitação Payload de Entrada

Oracle Database

(Não SSL)

aplicativo/json

Tipo de Conexão Básico

{ 
 "version": "2.0.0", 
 "type": "connection",  
 "name": "oracle_db_non_ssl_basic",
 "description": "Sample non-SSL Oracle Database connection created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "oracle-database",
     "host": "example.com",
     "port": "1521",
     "serviceName": "orcl",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false
   }
  }
 }

Tipo de Conexão Avançado

{
  "version": "2.0.0",
  "type": "connection",
  "name": "oracle_db_non_ssl_advanced ",
  "description": " Sample non-SSL Oracle Database connection created with the advanced connection string format using Connections API",
  "content": {
    "connectionParams": {
     "connectionString": "(DESCRIPTION= (ADDRESS_LIST= (LOAD_BALANCE=on)(FAILOVER=ON) (ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=example.com)(PORT=1521))) (CONNECT_DATA=(SERVICE_NAME=ORCLPDB1)))",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "connectionType": "oracle-database",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false
    }
  }
}

Oracle Database com SSL

dados de form/multiparte
cwallet.sso (client credentials file)

Tipo de Conexão Básico

cert: <cwallet.sso file location>
connectionParams: {
 "version": "2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "oracle_db_ssl",
 "description": "Sample Oracle Database connection with SSL created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "oracle-database",
     "host": "example.com",
     "port": "2484",
     "serviceName": "ORCLPDB1",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "systemConnection": false,
     "remoteData": false
   }
  }
}

Oracle Autonomous Data Warehouse - Sem wallet (TLS)

aplicativo/json

Tipo de Conexão Básico

{
 "version": "2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "oracle_adw_walletless_basic",
 "description": "Sample Oracle ADW connection without a wallet created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": { "connectionType": "oracle-autonomous-data-warehouse",
     "connectionString": "(description= (retry_count=20)(retry_delay=3)(address=(protocol=tcps)(port=1521) (host=example.com)) (connect_data=(service_name=example.com)) (security=(ssl_server_dn_match=yes)))",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "systemConnection": false,
     "remoteData": false,
     "sslType": "ServerSideSSL"
     }
   }
 }

Oracle Autonomous Data Warehouse - Wallet (TLS mútuo)

dados de form/multiparte
cwallet.sso (client credentials file)

Tipo de Conexão Básico

cert: <cwallet.sso file location>

connectionParams: {
 "version": "2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "oracle_adw_with_wallet",
 "description": "Sample Oracle ADW connection with wallet created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "oracle-autonomous-data-warehouse",
     "connectionString": "(description= (retry_count=20)(retry_delay=3)(address=(protocol=tcps)
                        (port=1522)(host=example.com))
                        (connect_data=(service_name=example.com))
                        (security=(ssl_server_dn_match=yes)))",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "remoteData": "false",
     "systemConnection": false,
     "sslType": "ClientSideSSL"
    }
  }
 }

PostgreSQL

(Não SSL)

aplicativo/json

Tipo de Conexão Básico

{
 "version":"2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "postgres_non_SSL",
 "description": "Sample PostgreSQL connection created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "postgresql-database",
     "host": "example.com",
     "port": "5432",
     "serviceName": "postgres",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false 
    }
  }
}

PostgreSQL com SSL

aplicativo/json

Tipo de Conexão Básico

{
 "version":"2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "postgres_SSL_Conn",
 "description": "Sample PostgreSQL connection with SSL created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "postgresql-database",
     "host": "example.com",
     "port": "5432",
     "serviceName": "postgres",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "sslType":"ServerSideSSL",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false
    }
  }
}

SQL Server

(Não SSL)

aplicativo/json

Tipo de Conexão Básico

{
 "version":"2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "SqlServer_non_ssl",
 "description": "Sample non-SSL SQL Server connection created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "sqlserver-database",
     "host": "example.com",
     "port": "1400",
     "serviceName": "sqlserver1",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false
    }
  }
}
SQL Server com SSL aplicativo/json

Tipo de Conexão Básico

{
 "version":"2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "SqlServer_ssl",
 "description": "Sample SQL Server connection with SSL created using the Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "sqlserver-database",
     "host": "example.com",
     "port": "60190",
     "serviceName": "sqlserver1",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "sslType":"ServerSideSSL",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false
    }
  }
}

MySQL

(Não SSL)

aplicativo/json

Tipo de Conexão Básico

{
 "version":"2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "MySql_no_SSL",
 "description": "Sample MySQL connection created using the Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "mysql-database",
     "host": "example.com",
     "port": "3307",
     "serviceName": "mysql1",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false
    }
 }
}
MySQL com SSL aplicativo/json

Tipo de Conexão Básico

{
 "version":"2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "MySql_ssl",
 "description": "Sample MySQL connection with SSL created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "mysql-database",
     "host": "example.com",
     "port": "3306",
     "serviceName": "mysql1",
     "username": "admin",
     "password": "<password>",
     "sslType":"ServerSideSSL",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false
    }
  }
}

Oracle Essbase

aplicativo/json

Tipo de Conexão Básico

{
 "version":"2.0.0",
 "type": "connection",
 "name": "Oracle_Essbase",
 "description": "Sample Oracle Essbase connection created using Connections API",
 "content": {
   "connectionParams": {
     "connectionType": "oracle-essbase",
     "dsn":"example.com",
     "username":"admin",
     "password":"<password>",
     "remoteData": false,
     "systemConnection": false,
     "authentication":"current"/"private"/"sso"
    }
  }
}