Estabelecer Conexão com o Google Analytics

No Oracle Analytics, você pode se conectar a uma origem de dados do Google Analytics e analisar dados do Google Analytics. Por exemplo, você pode analisar o número de acessos às páginas de destino do site ao longo do tempo.

Antes de começar, configure um aplicativo Google Analytics. Consulte a documentação do Google. Para analisar dados históricos, obtenha um arquivo JSON do ambiente V4 do Google Analytics que especifique as tabelas personalizadas a serem analisadas. Consulte Especificando Tabelas Personalizadas do Google Analytics em um Arquivo JSON.
  1. Peça ao administrador do Oracle Analytics para permitir conexões com o Google.
    O administrador do Oracle Analytics deve registrar os seguintes domínios como seguros:
    api.google.com
    *.google.com
  2. Na Home page do Oracle Analytics, clique em Criar e, em seguida, clique em Conexão.
  3. Clique em Google Drive ou Google Analytics para exibir a caixa de diálogo Criar Conexão.
  4. Informe um Nome de Conexão e uma Descrição opcional.
  5. Copie o URL exibido no campo URL de Redirecionamento.
  6. No aplicativo do Google, na página Credenciais, cole o valor URL de redirecionamento no campo "URIs de redirecionamento autorizado" do Google e clique em Adicionar.
  7. No Google, na página Credenciais, copie os valores "Segredo do cliente" e "ID do cliente".
  8. No Oracle Analytics, cole o valor "Segredo do cliente" do Google no campo Segredo do Cliente.
  9. No Oracle Analytics, cole o "ID do cliente" do Google no campo ID do Cliente.
  10. No aplicativo do Google, copie o "ID da conta" com base nos Detalhes da conta e o "ID da propriedade" com base nos Detalhes da propriedade.
    Nas definições de administração do Google, navegue até Conta; em seguida, Detalhes da conta, para obter o "ID da conta", e navegue até Detalhes da propriedade para obter o "ID da propriedade".
  11. No Oracle Analytics, use o "ID da Conta" e o "ID da Propriedade" que você copiou na etapa anterior para especificar os valores ID da Conta e ID da Propriedade.
  12. Opcional: Se quiser analisar dados históricos do Google Analytics, clique em Importar Arquivo e selecione um arquivo JSON que especifique as tabelas personalizadas V4 do Google Analytics a serem analisadas.
  13. Clique em Autorizar se estiver criando uma conexão ou em Reautorizar se estiver atualizando uma conexão.
  14. No prompt do Google para autorizar a conexão, clique em Permitir.
    A caixa de diálogo Criar Conexão é atualizada e exibe o nome da conta do Google e a conta de e-mail associada.
  15. Clique em Salvar.
  16. Use a conexão para conectar-se aos seus dados. Por exemplo, na Home page, clique em Criar e depois clique em Conjunto de Dados; em seguida, selecione a conexão que você acabou de criar.

Especificando Tabelas Personalizadas do Google Analytics em um Arquivo JSON

No Oracle Analytics, você pode especificar tabelas personalizadas para analisar dados históricos de uso da Web do Google Analytics e gerar relatórios semelhantes aos relatórios do Google Analytics. Por exemplo, você pode analisar o número de ocorrências nas páginas de destino ao longo do tempo.

Este exemplo de relatório do Oracle Analytics visualiza o número de ocorrências nas páginas iniciais do site ao longo do tempo.
Descrição de GUID-E8539ABE-8844-40F5-813F-B06500FE2478-default.png segue
.png

Antes de se conectar ao Google Analytics, você precisa de um arquivo JSON que especifique as tabelas históricas do Google Analytics a serem analisadas. Você pode obter um arquivo JSON pronto no site do Google Analytics V4, na área Explorador de Dimensões e Métricas em Demonstrações e Ferramentas.

Você também pode fazer download de amostras de arquivos JSON da Biblioteca Pública do Oracle Analytics. Consulte Modelos de Conectores.

Exemplo de arquivo JSON com tabelas históricas para páginas de destino do site

{"LandingPage":["_landingPage", "_dateHourMinute", "averageSessionDuration", "keyEvents", "newUsers", "sessions", "totalRevenue", "totalUsers"]}

Alterando o Intervalo de Datas Padrão

Por padrão, os dados dos últimos 30 dias são recuperados para análise. Anexe uma tag dateRanges para especificar outro intervalo de tempo. Por exemplo, para recuperar dados dos últimos 100 dias, especifique "dateRanges":[{ "startDate":"100daysAgo", "endDate":"today"}

{"User":["_audienceName", "_deviceCategory", "_yearMonth", "_country", "_userAgeBracket", "firstTimePurchaserRate", "activeUsers", "active1DayUsers", "active28DayUsers", "active7DayUsers", "engagedSessions"],
"dateRanges":[{ "startDate":"100daysAgo", "endDate":"today"}]}

Localizando Tabelas Personalizadas ao Criar um Conjunto de Dados

Ao criar uma conexão com o Google Analytics, use a opção Importar Arquivo em Adicionar Tabelas Personalizadas para especificar as tabelas históricas do Google Analytics a serem analisadas.

Quando você criar um conjunto de dados com base em uma conexão do Google Analytics criada com tabelas históricas, navegue até o esquema GOOGLEANALYTICSV4.
Descrição de GUID-BA891BBF-BF93-4061-BDF3-0224D376B760-default.png segue
.png

Em seguida, role para baixo para localizar as tabelas históricas.
Descrição de GUID-54D9D1B3-38FF-4CA1-B5D3-609967592A45-default.png segue
.png