Criar uma Conexão com uma Origem de Dados Usando Pontos Finais REST

Você pode estabelecer conexão com origens de dados com pontos finais REST e analisar os dados. Por exemplo, estabeleça conexão com aplicativos SaaS ou PaaS ou dados governamentais, como dados meteorológicos, espaciais ou de censo.

Estabelecer conexão com dados usando pontos finais REST permite analisar dados de muitos aplicativos SaaS ou PaaS transacionais sem precisar entender o formato interno ou a estrutura dos dados.
Antes de começar, crie um arquivo JSON para a origem de dados à qual você está se conectando. Consulte Especificando Detalhes de Conexão do Ponto Final REST em um Arquivo JSON.
  1. Na Home page do Oracle Analytics, clique em Criar, depois clique em Conexão; em seguida, clique em API REST (Visualização).
  2. Em Nome da Conexão, especifique um nome amigável para identificar essa conexão no Oracle Analytics.
  3. Clique em Importar Arquivo e selecione o arquivo ZIP do conector REST que você criou como pré-requisito.
    Os campos Descrição e URL base REST são preenchidos com base no arquivo importado e a tabela de pontos finais exibe o Nome e o URL Relativo para cada ponto final disponível.
  4. Opcional: Edite os pontos finais para que correspondam aos seus requisitos de negócios. Por exemplo, você poderá excluir os pontos finais de que não precisa.
    • Para editar um ponto final, clique duas vezes no valor Nome ou URL Relativo na tabela e edite o texto.
    • Para adicionar um ponto final, clique em Adicionar ponto final para adicionar uma linha à tabela e edite o nome padrão e o URL relativo.
    • Para remover um ponto final, clique em Excluir Linha ao lado do ponto final (ou seja, X).
  5. Na Autenticação, selecione como deseja proteger a conexão.
    Dica: Certifique-se de que o tipo de autenticação que você selecionar corresponda ao tipo de autenticação especificado no arquivo JSON transferido por upload. Consulte Especificando Detalhes de Conexão do Ponto Final REST em um Arquivo JSON.
    • Sem Autenticação - Permitir conexão sem autenticação. Use essa opção para conectar-se a pontos finais públicos.
    • Básico - autentique a conexão com um nome de usuário e uma senha.
    • HttpHeader - Autentique a conexão com um token de segurança.
    • Código OAuth2 - Conecte-se a um cliente usando um código de autorização gerado em seu aplicativo de destino (conhecido como tipo de concessão de Código de Autorização). Esse é o tipo de conexão OAuth2 mais seguro.
    • Credenciais de Senha OAuth2 - Conecte-se a um cliente confiável usando uma senha (também conhecido como tipo de concessão Credenciais de Senha ou Senha do Proprietário do Recurso). Use esse tipo de conexão se estiver utilizando um cliente confiável.
    • OAuth2 Implícito - Conecte-se a um cliente usando um código público gerado em seu aplicativo de destino (conhecido como tipo de concessão de Código de Autorização). Essa opção é menos segura que o tipo de conexão Código OAuth2, mas é mais fácil de implementar.
    • Credenciais do Cliente OAuth2 - Conecte-se a um cliente confiável usando um token (também conhecido como tipo de concessão Credenciais do Cliente).
    Para obter orientação sobre como especificar os detalhes da conexão OAuth2, consulte Valores de Autenticação OAuth2 para Origens de Dados Ativadas para REST.
  6. Clique em Salvar.

Valores de Autenticação OAuth2 para Origens de Dados Ativadas para REST

Ao se conectar a uma origem de dados ativada para REST usando um dos tipos de autenticação OAuth2 (isto é, Código OAuth2, Credenciais de Senha OAuth2, OAuth2 Implícito ou Credenciais do Cliente OAuth2), você é solicitado a especificar detalhes da conexão apropriados para o tipo de autenticação que você usa.

Campo ou opção da caixa de diálogo Conexão Descrição

Autorizar

Clique em Autorizar para testar a conexão e solicitar os códigos e tokens necessários.

URL de Autenticação

Digite o URL para a página de autenticação no aplicativo de destino. Por exemplo, https://example.com/login/oauth/authorize.

ID do Cliente

Digite o ID do Cliente que você copia do aplicativo de destino, como Chimp, que normalmente é uma string de números inteiros e letras.

Segredo do Cliente

Digite o Segredo do Cliente que você copia do aplicativo de destino, como Chimp, que normalmente é uma string de números inteiros e letras.

Senha

Digite a senha usada para fazer log-in no aplicativo de destino.

Escopo

Digite read: ou write: seguido do nome do destino. Por exemplo, read:org.

URL de Redirecionamento

Esse é um campo somente para leitura.

URL de Token

Digite o URL de autorização fornecido pelo aplicativo de destino. Por exemplo, https://example.com/login/oauth/access_token.

Nome do Usuário

Digite o nome do usuário utilizado para fazer log-in no aplicativo de destino.