Por padrão, a granularidade de um conjunto de dados é determinada pela tabela com a menor granularidade, mas você pode usar a definição de preservar granularidade para especificar qual tabela determina a granularidade do conjunto de dados.
Consulte Especificar Qual Tabela Determina a Granularidade.
Você pode criar uma medida em qualquer tabela em um conjunto de dados. No entanto, isso pode fazer com que a medida em um lado de uma relação de um para muitos ou muitos para muitos seja duplicada. Em casos como este, você pode definir a tabela em um lado da cardinalidade para Preservar Granularidade para manter seu nível de detalhe.
Por exemplo, se você tiver uma tabela Orders e uma tabela Order Items, junte-as na coluna Order ID e consulte-as, então o Order Total será duplicado para cada item do pedido. Isso ocorre porque a tabela Itens do Pedido tem a granularidade mais baixa.
.jpg
Nota:
No exemplo a seguir, a coluna ID do Produto é NULL porque existem vários valores para PRODUCT para cada Pedido. Os valores são definidos como NULL para preservar a granularidade no nível do Pedido.