Entender Junções de Tabela do Conjunto de Dados

Um conjunto de dados pode ter várias tabelas. As junções de tabela que você adiciona indicam os relacionamentos entre as tabelas do conjunto de dados.

Ícone Tutorial Tutorial

Por padrão, quando você arrasta e solta tabelas no diagrama de Junção para criar um conjunto de dados com várias tabelas, todas as junções que são definidas na origem de dados são criadas automaticamente entre as tabelas no conjunto de dados. O Oracle Analytics também cria junções automaticamente com base nas correspondências de nome de coluna que encontra entre as tabelas. Ao definir seu conjunto de dados, adicione a tabela mais detalhada primeiro. Normalmente, esta é a tabela principal para sua análise. Por exemplo, a tabela Vendas. Em seguida, adicione as tabelas restantes, como Produtos, Clientes, Canais e assim por diante, que fornecem contexto para sua análise. Se você estiver adicionando tabelas de um conjunto de dados modelado dimensionalmente ou uma tabela transacional, a tabela mais detalhada é possivelmente uma tabela de fatos com medidas.

Em alguns casos, talvez você queira criar junções de um conjunto de dados manualmente. Por exemplo, se seus conjuntos de dados contiverem muitas colunas correspondentes e levar muito tempo para você excluir as correspondências desnecessárias. Nesses casos, você pode desativar junções automáticas para seu conjunto de dados. Consulte Desativar Junções Automáticas em Conjuntos de Dados.

Se você estiver criando um conjunto de dados baseado em fatos e dimensões e se já existirem junções nas tabelas de origem, as junções serão criadas automaticamente no conjunto de dados. Se você estiver criando um conjunto de dados com base em várias conexões e esquemas, defina manualmente as junções entre as tabelas. Para fazer isso, arraste e solte uma tabela de dimensões em uma tabela de fatos e especifique o tipo de junção a ser usado e as colunas de junção. É possível criar uma junção em mais de uma coluna. As colunas que você está unindo devem ser colunas de atributos e devem ter o mesmo formato de dados.

O Oracle EPM Cloud, Oracle Essbase ou Google Analytics não estão disponíveis para você adicionar e unir em um conjunto de dados que contém várias tabelas. Quando você estiver trabalhando em uma pasta de trabalho e incluir dados de diferentes conjuntos de dados, por exemplo, um conjunto de dados contendo várias tabelas do Oracle Autonomous Data Warehouse e um conjunto de dados contendo dados do Oracle EPM Cloud, você usará a combinação para fazer a correspondência das colunas. Consulte Combinar Conjuntos de Dados.

Nota:

Para analisar dados com base em dois esquemas estrela, crie um conjunto de dados para cada esquema estrela, adicione os conjuntos de dados a uma pasta de trabalho e, em seguida, combine os conjuntos de dados.

O Diagrama de Junção exibe ícones de junção que representam o tipo de junções usado entre as tabelas e se alguma junção está incompleta. Os ícones de junção são miniaturas de diagrama de Venn que representam o tipo de junção.

Ícone Descrição
Junção Interna

Indica uma junção interna. Quando este ícone é selecionado, ele é exibido em azul.

Uma junção interna retorna linhas da tabela à esquerda que correspondem às linhas da tabela à direita.

Junção à Esquerda

Indica uma junção à esquerda. Quando este ícone é selecionado, ele é exibido em azul.

A junção à esquerda retorna todas as linhas da tabela à esquerda com as linhas correspondentes, se disponíveis na tabela à direita. Se não houver nenhuma linha correspondente encontrada na tabela à direita, a junção à esquerda conterá valores nulos para as colunas da tabela à direita.

Junção à Direita

Indica uma junção à direita. Quando este ícone é selecionado, ele é exibido em azul.

A junção à direita retorna todas as linhas da tabela à direita com as linhas correspondentes, se disponíveis na tabela à esquerda. Se não houver nenhuma linha correspondente encontrada na tabela à esquerda, a junção à direita conterá valores nulos para as colunas da tabela à esquerda.

Junção Externa Completa

Indica uma junção externa completa. Quando este ícone é selecionado, ele é exibido em azul.

A junção externa completa retorna um conjunto de resultados que contém todas as linhas das tabelas à esquerda e à direita, com as linhas correspondentes de ambos os lados, quando disponíveis. Se não houver correspondência, o lado ausente terá valores nulos.

Junção Incompleta não Selecionada

A linha tracejada indica uma junção incompleta. Quando este ícone é selecionado, ele é exibido em azul. Quando este ícone não está selecionado, ele é exibido em amarelo.

Clique no ícone para abrir o editor Junção e designar ou corrigir a junção.