Início Rápido com o Explain

No designer de pastas de trabalho do Oracle Analytics, clique com o botão direito do mouse em uma coluna de destino no Painel de Dados e selecione Explicar <nome da coluna>. O Oracle Analytics analisa essa coluna em relação a várias outras colunas disponíveis no conjunto de dados (colunas de contribuição) e gera insights.


Descrição de GUID-B2EB429A-778D-4D89-A920-155CAF8DDA5D-default.png segue
.png

Você também pode gerar insights para cálculos ou cálculos de grupo baseados em pelo menos uma coluna.
Descrição de GUID-5EB1DCD4-311E-4832-9EB1-923053D08ACD-default.png segue
.png

Usando o Explain com Colunas

O Explain funciona com qualquer coluna de destino do tipo de atributo ou tipo de medida no seu conjunto de dados (exceto datas e horas). Quando você executa o Explain em uma coluna de destino do tipo métrica, os resultados obtidos dependem do conjunto de regras de agregação definido para essa coluna de medida de destino. Se a medida de destino tiver uma regra de agregação de média, o Explain calculará os Fatores Determinantes nessa coluna, exceto se você estiver executando o Explain em uma coluna de Soma.

Usando o Explain com Cálculos

O Explain funciona com a maioria dos cálculos baseados em coluna ou em grupo listados na pasta Meus Cálculos associada a um conjunto de dados. Existem algumas limitações, dependendo do tipo de funções usadas e da complexidade dos cálculos. Clique com o botão direito do mouse em um cálculo na área Meus Cálculos do Painel de Dados e selecione Explicar <nome do cálculo>.

Interagir com o Explain

Quando o painel Explain é exibido, os algoritmos identificam automaticamente as colunas mais interessantes do seu conjunto de dados para usar na explicação da coluna de destino. É possível que nem todas as colunas dos seus dados estejam sendo usadas. Você também pode adicionar ou remover colunas clicando em Definições para alterar as definições.
Descrição de GUID-C50149D1-7DCB-49FD-A6FE-BF294ABD1955-default.png segue
.png

Na caixa de diálogo Definições, expanda a pasta do conjunto de dados e selecione as colunas que deseja que o recurso Explain use ao analisar sua coluna de destino.
Descrição de GUID-A0F1CE7B-25E0-475E-84B7-7B77EBDC23D8-default.png segue
.png

Ao navegar pelas visualizações em uma guia, você pode destacar a marca de seleção passando o cursor do mouse sobre o canto superior direito de cada visualização de dados. Este ícone permite que você selecione aquelas que deseja adicionar à sua própria tela. Quando terminar, clique em Adicionar selecionadas no canto superior direito da janela para adicionar automaticamente as visualizações selecionadas à sua tela.
Descrição de GUID-0748EA51-E622-411D-B697-A19DD1075F24-default.png segue
.png

Tipos de Conjuntos de Dados Suportados e Limitações Conhecidas

O Explain opera em qualquer tipo de conjunto de dados, exceto:
  • Origens multidimensionais como Essbase, Oracle Planning and Budgeting Cloud Service e Views Analíticas
  • Áreas de Assunto ou Áreas de Assunto Locais

Você pode usar conjuntos de dados de várias tabelas se definir a opção Preservar Granularidade na Tabela de Fatos no modelo. A definição dessa opção indica qual tabela atua como tabela de fatos quando várias tabelas são unidas em um modelo. Defina a opção Preservar Granularidade clicando com o botão direito do mouse na tabela no modelo de dados. Se você estiver usando um conjunto de dados de várias tabelas com a opção Preservar Granularidade ativada, o Explain considerará todo o modelo de dados para explicar a coluna de destino selecionada. Se a opção Preservar Granularidade não estiver definida, o Explain considerará apenas a tabela à qual a coluna de destino em que você clicou pertence.

Se você tiver um conjunto de dados de um tipo não suportado, poderá gerar um extrato desses conjuntos de dados e criar um conjunto de dados baseado em arquivo ou em tabela no Oracle Analytics e, em seguida, executar o Explain neles.

O Explain exibe descrições de texto dos resultados em inglês.