Use o editor de fluxo de dados para classificar um modelo preditivo em qualquer conjunto de dados ou classificar um modelo registrado de aprendizado de máquina da Oracle em um conjunto de dados em seu banco de dados correspondente.
Aplique modelos preditivos aos seus dados para desenvolver aprendizado de máquina [Machine Learning (ML)] e Artificial Intelligence (AI) em seus aplicativos, sem precisar ter experiência em ML ou AI.
A execução do modelo gera um novo conjunto de dados com colunas contendo valores preditivos que podem ser usados para análise e visualização.
Quando você executa um modelo preditivo, os dados são movidos para o Oracle Analytics e processados por ele. Quando você executa um modelo registrado de aprendizado de máquina da Oracle, os dados não são movidos do banco de dados para o Oracle Analytics. Em vez disso, o modelo reside, é processado e o conjunto de dados de saída é armazenado no banco de dados.
Em um fluxo de dados, ao usar a etapa Aplicar Modelo:
-
Os modelos registrados são exibidos e estão disponíveis para revisão e análise. Os modelos não registrados não são exibidos.
-
As colunas de saída disponíveis são específicas do tipo de modelo. Por exemplo, para previsão numérica, as colunas de saída incluem PredictedValue e PredictedConfidence e, para clusterização, elas incluem o clusterId.
-
Os parâmetros disponíveis são específicos do tipo de modelo. Por exemplo, se você usar um modelo de clusterização para pontuação, os valores nulos máximos serão um parâmetro que você poderá fornecer para o processo de pontuação. Este parâmetro é usado na imputação de valor ausente.
-
O modelo e os tipos de dados de entrada mapeados devem corresponder quando você está trabalhando com um modelo de aprendizado de máquina da Oracle. Consulte Exibir os Detalhes de um Modelo Registrado.
- Na Home page, clique em Criar e depois clique em Fluxo de Dados.
- Selecione um conjunto de dados e clique em Adicionar.
- No editor de Fluxo de Dados, clique em Adicionar uma etapa (+).
- No painel Etapas do Fluxo de Dados, clique duas vezes em Aplicar Modelo e selecione o modelo a ser usado.
- Em Aplicar Modelo, vá para a seção Entradas e selecione uma coluna como entrada.
- Em Aplicar Modelo, vá para a seção Saídas e selecione as colunas que você gostaria de criar com o conjunto de dados e atualize os campos Nome da Coluna conforme necessário.
- No editor do fluxo de dados, clique em Adicionar uma etapa (+) e selecione Salvar Dados.
- Digite um nome. No campo Salvar dados em, especifique o local para salvar os dados de saída.
Se você estiver trabalhando com um modelo de aprendizado de máquina do sistema Oracle, as informações de conexão do conjunto de dados adotarão como padrão a conexão do conjunto de dados de entrada.
- Defina as preferências de dados, conforme necessário, nos campos Tratar como e Agregação Padrão.
Quando você salva os dados, o modelo de aplicação anexa ao conjunto de dados de entrada as colunas de saída do modelo que você selecionou.
- Clique em Salvar, informe um nome e uma descrição para o fluxo de dados e clique em OK para salvar o fluxo de dados.
- Clique em Executar Fluxo de Dados para criar o conjunto de dados.