Integrar o Oracle Analytics com o Oracle Cloud Infrastructure Vision

Integre o Oracle Analytics ao Oracle Cloud Infrastructure (OCI) Vision para analisar imagens ou vídeos a fim de detectar rostos, objetos ou labels sem precisar de experiência em aprendizado de máquina ou inteligência artificial. Por exemplo, talvez você queira identificar carros em fotografias ou rostos em vídeos.

Visão Geral da Integração do Oracle Analytics com o Vision

O Vision é um dentre vários serviços de IA (inteligência artificial) fornecidos pelo Oracle Cloud Infrastructure. Ele permite aplicar o aprendizado de máquina e a inteligência artificial sem a necessidade de experiência em ciência de dados.



A integração do Oracle Analytics com o Vision permite analisar imagens e vídeos para detectar objetos, texto, rostos e assim por diante. Você executa essa análise de IA chamando o serviço Vision de um fluxo de dados no Oracle Analytics.

O Oracle Analytics oferece suporte a modelos pré-treinados.

Resumo

Tipo de Análise Imagens Vídeos
Classificação Sim Não
Faces Sim Sim
Label Não Sim
Objeto Sim Sim
Texto Sim Sim

Modelos pré-treinados

  • Detecção Facial - Identifica a existência de rostos em imagens ou vídeos. Por exemplo, talvez você queira ocultar a identidade de pessoas, desfocando as imagens com o uso de informações de localização facial retornadas por esse modelo.
  • Classificação de Imagem - Usa uma categoria fixa definida para designar labels a imagens (não a vídeos).

  • Detecção de Label - Identifique a existência de labels em vídeos.
  • Detecção de Objeto - Localiza exemplos de objetos do mundo real ou padrões específicos em imagens ou vídeos, por exemplo, gatos, cães, bicicletas, aeronaves ou labels.

  • Detecção de Texto - Detecte texto em imagens ou vídeos. Converte texto impresso ou manuscrito em um formato digital.

Modelos treinados personalizados

Os modelos treinados personalizados são calibrados e ajustados para detectar imagens e padrões para finalidades específicas. Por exemplo, enquanto um modelo pré-treinado pode identificar circuitos elétricos, você pode projetar um modelo treinado personalizado para identificar os componentes elétricos que compõem um circuito elétrico, por exemplo, resistores, LEDs, diodos e capacitores. Consulte Tutoriais do Vision.

Políticas Obrigatórias para Integrar o OCI Vision com o Oracle Analytics

Para integrar o Oracle Analytics com o OCI Vision, certifique-se de ter as políticas de segurança necessárias.

O usuário do OCI que você especificar na conexão entre o Oracle Analytics Cloud e sua tenancy do OCI deverá ter permissões de leitura, gravação e exclusão no compartimento que contém os recursos do OCI que você deseja usar. Certifique-se de que o usuário do OCI pertença a um grupo de usuários com as seguintes políticas de segurança mínimas do OCI. Ao se conectar a uma tenancy do OCI pelo Oracle Analytics, você pode usar uma chave de API do OCI ou um controlador de recursos.

Nota:

OCIDs (Oracle Cloud IDs) são identificadores de recursos usados no OCI.

Nota:

No controlador de recursos, para incluir todas as instâncias do Analytics em um compartimento, especifique {request.principal.type='analyticsinstance', request.principal.compartment.id='<compartmentA_ocid>'} em vez de {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}.
Políticas da Chave de API Políticas do Controlador de Recursos
Allow group <group_name> to manage ai-service-vision-family in tenancy Allow any-user to manage ai-service-vision-family in tenancy where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}
Allow group <group_name> to read buckets in compartment <compartment_name> Allow any-user to read buckets in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}
Allow group <group_name> to manage objects in compartment <compartment_name> where target.bucket.name='<staging_bucket_name>' Allow any-user to manage objects in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>', target.bucket.name='<staging_bucket_name>'}
Allow group <group_name> to read objects in compartment <compartment_name> where target.bucket.name='<images_bucket_name>' Allow any-user to read objects in compartment <compartment_name> where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>', target.bucket.name='<images_bucket_name>'}
Allow group <group_name> to read objectstorage-namespaces in tenancy Allow any-user to read objectstorage-namespaces in tenancy where all {request.principal.id='<analytics_instance_ocid>'}

Workflow Típico para Integrar o Oracle Analytics com o Vision

Faça essas tarefas necessárias para integrar o Oracle Analytics com o Vision e execute detecção de objeto, classificação de imagem ou detecção de texto.

Tarefa Descrição Mais Informações
Analisar pré-requisitos Certifique-se de que o usuário que se conecta do Oracle Analytics à tenancy do OCI tenha as políticas de segurança necessárias. Políticas Obrigatórias para Integrar o OCI Vision com o Oracle Analytics
Estabelecer Conexão com o OCI Vision Crie uma conexão reutilizável com seu serviço Vision. Criar uma Conexão com sua Tenancy do Oracle Cloud Infrastructure
Preparar as imagens ou vídeos para analisar Revise os pré-requisitos para imagens e vídeos.

Em seguida, crie um conjunto de dados que faça referência às imagens ou aos vídeos que você deseja analisar e faça upload dele para o Oracle Analytics.

Pré-requisitos para Imagens e Vídeos para Análise com um Modelo do OCI Vision

Preparar Imagens ou Vídeos para Análise com um Modelo do OCI Vision

Disponibilizar um modelo no Oracle Analytics Registre um modelo do Vision no Oracle Analytics para disponibilizá-lo para fluxos de dados. Disponibilizar um Modelo do Vision no Oracle Analytics
Processar suas imagens ou vídeos Use um fluxo de dados para aplicar o Vision na análise de imagens ou vídeos. Usar Modelos do Oracle Cloud Infrastructure Vision no Oracle Analytics
Analisar os resultados Use o conjunto de dados gerado pelo seu fluxo de dados para analisar os resultados. Dados de Saída Gerados para Modelos de Análise de Detecção Facial, Detecção de Objeto, Classificação de Imagem e Detecção de Texto

Pré-requisitos para Imagens e Vídeos para Análise com um Modelo do OCI Vision

Antes de começar a processar imagens ou vídeos usando um modelo do Vision no Oracle Analytics, siga estes pré-requisitos.

Visão Geral

Você usa buckets no OCI Object Storage para armazenar as imagens que deseja analisar, depois cria um conjunto de dados para acessar essas imagens no Oracle Analytics.

Na maioria dos casos, as imagens de entrada e os modelos do Vision são armazenados na mesma conta (tenancy) do Oracle Cloud. Caso suas imagens de entrada e modelos do Vision sejam armazenadas em tenancies distintas, você deverá garantir que a visibilidade do bucket de armazenamento que contém suas imagens de entrada seja pública e que o conjunto de dados de entrada para o fluxo de dados contenha URLs de imagem individuais (conforme descrito na etapa 4). Para saber como tornar um bucket público, consulte Alterar a visibilidade de um bucket.

Imagens

Os fluxos de dados no Oracle Analytics podem processar até 20.000 imagens em uma execução. Se houver mais de 20.000 imagens para processar, no Object Storage & Archive Storage crie vários buckets contendo não mais de 20.000 imagens em cada um. Em seguida, crie um conjunto de dados e um fluxo de dados separados para cada bucket e use uma Sequência para processar sequencialmente vários fluxos de dados.

Vídeos

  • Formatos de vídeo com suporte: .mov, .mp4, .h264, .mkv, .webm.
  • Até 20 GB e 10 horas de duração.
  • Os vídeos individuais podem ter até 1 GB.
  • Cada execução de fluxo de dados do Oracle Analytics pode processar cerca de 50 minutos de vídeo. O limite exato depende do tamanho, da resolução e do formato do arquivo de vídeo.

Preparar Imagens ou Vídeos para Análise com um Modelo do OCI Vision

Você usa buckets no OCI Object Storage para armazenar as imagens que deseja analisar, depois cria um conjunto de dados para acessar essas imagens no Oracle Analytics.

Na maioria dos casos, as imagens de entrada e os modelos do Vision são armazenados na mesma conta (tenancy) do Oracle Cloud. Caso suas imagens de entrada e modelos do Vision sejam armazenadas em tenancies distintas, você deverá garantir que a visibilidade do bucket de armazenamento que contém suas imagens de entrada seja pública e que o conjunto de dados de entrada para o fluxo de dados contenha URLs de imagem individuais (conforme descrito na etapa 4). Para saber como tornar um bucket público, consulte Alterar a visibilidade de um bucket.

  1. Na Console do OCI, navegue até Object Storage & Archive Storage e crie um bucket para armazenar suas imagens.

  2. Faça upload das suas imagens ou vídeos para o bucket.
    Certifique-se de que o bucket não contenha arquivos irrelevantes. O Oracle Analytics processa cada arquivo do bucket.
    O bucket pode ser privado ou público, mas deve ser acessível ao usuário do OCI e estar em conformidade com os limites genéricos do OCI em imagens. Consulte a documentação do OCI Use o valor Caminho do URL (URI) para fazer referência a imagens e vídeos.
  3. Para processar cada imagem ou vídeo em um bucket, adicione o URL do bucket a um arquivo CSV.
    1. No Object Storage, selecione o bucket para exibir as imagens na caixa de diálogo Objetos.
    2. Copie o URL da barra de URL do browser.
    3. Crie um arquivo CSV com campos para ID, Bucket Name e Bucket URL.
    4. Cole o URL do bucket no arquivo CSV como o valor Bucket URL.
      Caso haja mais de 20.000 imagens, em geral você cria vários buckets de até 20.000 imagens e cria um conjunto de dados separado para cada bucket.
  4. Para fazer referência a imagens individualmente, crie um arquivo CSV com os campos ID, Nome da imagem e Local do arquivo e preencha o arquivo com os IDs, nomes e URIs exclusivos das imagens a serem analisadas.

  5. Para fazer referência a vídeos individualmente, crie um arquivo CSV com campos ID e URL e preencha o arquivo com o ID exclusivo e URIs dos vídeos a serem analisados.

  6. No Oracle Analytics, clique em Criar, em Conjunto de Dados e faça upload do arquivo CSV criado na Etapa 3, 4 ou 5.

Disponibilizar um Modelo do Vision no Oracle Analytics

Disponibilize um modelo do Vision no Oracle Analytics para que você possa analisar imagens ou vídeos para executar detecção de objeto, classificação de imagem ou detecção de texto usando fluxos de dados.

Antes de começar, crie uma conexão com sua tenancy do OCI. Consulte Criar uma Conexão com sua Tenancy do Oracle Cloud Infrastructure.
  1. No OCI Object Storage, crie um bucket em um compartimento usando um nome adequado (por exemplo, MyVisionModelStagingBucket).
    Este bucket de preparação:
    • Deve ser criado no compartimento acessível.
    • Deve ser criado antes de registrar um modelo.
    • Pode ter visibilidade privada.
    • Pode ser usado para vários modelos.
    • Pode ser alterado na tela Inspecionar.
  2. Na home page do Oracle Analytics, clique no Menu Página reticências do Menu Página, selecione Registrar Modelo/Função e, em seguida, selecione Modelos do OCI Vision.
  3. Na caixa de diálogo Registrar um Modelo do Vision, em De uma Conexão, clique na conexão que você criou em Criar uma Conexão com sua Tenancy do Oracle Cloud Infrastructure.

    Uma lista de modelos disponíveis será exibida.
  4. Na lista de modelos disponíveis, clique no modelo que deseja aplicar aos dados de sua imagem.
    Por exemplo, para detectar carros em fotografias, selecione Detecção de Objetos Pré-treinada ou, para detectar rostos em vídeos, selecione Detecção Facial de Vídeo Pré-treinada.
    Quando um modelo é selecionado, um painel de informações aparece, exibindo os detalhes do modelo.

  5. Em Nome do Modelo, especifique um nome para identificar o modelo no Oracle Analytics.
  6. Em Nome do Bucket de Preparação, informe o nome que você especificou na Etapa 1 (por exemplo, MyVisionModelStagingBucket).
  7. Clique em Registrar.
Dica: Para analisar o modelo registrado, na home page do Oracle Analytics, navegue até Aprendizado de Máquina e depois até Modelos.