Compartilhe Visualizações Usando Programações de E-mail de Pasta de Trabalho

Use e-mails programados para compartilhar visualizações de dados de uma pasta de trabalho e manter os destinatários atualizados com os dados mais recentes.

Sobre a Criação de Programações de E-mail de Pasta de Trabalho

Você pode compartilhar uma visualização de uma pasta de trabalho criando uma programação para enviar por e-mail uma versão em formato PDF ou PNG da visualização. Use a programação de e-mail da pasta de trabalho para configurar a entrega a destinatários selecionados.

Para programar a entrega de visualizações, sua organização deve ter as definições de e-mail configuradas no Oracle Analytics. Consulte Configurar um Servidor de E-mail para Entregar Relatórios e Limites de Entrega de E-mail.

  • Você poderá criar programações para uma pasta de trabalho se tiver a atribuição de aplicativo Administrador de Serviços do BI (ou qualquer atribuição com a permissão para Programar Pastas de Trabalho), mais acesso de Leitura-Gravação a essa pasta de trabalho. Caso não tenha certeza de possuir as atribuições de aplicativo necessárias, verifique junto ao administrador.

  • As programações de entrega para pastas de trabalho usam o nome do arquivo e o caminho da pasta de trabalho. Se uma pasta de trabalho for movida ou renomeada, exclua a programação existente e crie uma nova programação. Consulte Gerenciar Programações de E-mail e Jobs de Pasta de Trabalho.

  • Você pode criar programações para pastas de trabalho em Pastas Compartilhadas. As pastas de trabalho que estão em Minhas Pastas não podem ser acessadas por terceiros.

  • Você pode definir uma programação para ser repetida por hora, dia, semana, mês ou ano.

  • Você pode usar as variáveis do sistema CURRENT_TIMESTAMP e USER no assunto e na mensagem do e-mail para exibir valores atuais quando o e-mail for enviado.

  • Não há suporte para extensões de Plug-in personalizadas, objetos da Barra de Filtragem e Linhas de Tendência para programações de e-mail de pasta de trabalho.

  • A programação de e-mail da pasta de trabalho usa o estado da pasta de trabalho original conforme salvo pelo autor da pasta de trabalho. Se os e-mails forem para qualquer usuário consumidor, é importante observar que suas personalizações de filtro e os estados de pasta de trabalho personalizada salvos são ignorados.

  • Só há suporte para o inglês dos Estados Unidos na saída.

Programações de Bursting

Crie uma programação de bursting para entregar visualizações de dados de pastas de trabalho para destinatários se as visualizações contiverem dados confidenciais acessados por atribuições de aplicativo ou grupos de usuários específicos configurados no Oracle Analytics. Cada destinatário recebe uma visualização de dados personalizada com base na configuração de acesso a dados desse destinatário, em vez de na configuração do usuário administrador que cria a programação. Consulte Criar uma Programação de Bursting de E-mail de Pasta de Trabalho

  • O recurso de bursting está disponível para programações criadas com base nas pastas de trabalho salvas em Pastas Compartilhadas.
  • Por padrão, o bursting permanece desativado quando você começa a criar uma nova programação.
  • O bursting não permite o envio de visualizações a destinatários externos que ainda não estão configurados no Oracle Analytics.
  • Ao usar bursting, você pode adicionar até 100 destinatários que sejam usuários individuais ou atribuições de aplicativo configurados no Oracle Analytics. Por exemplo, se você adicionar uma atribuição de aplicativo Consumidor do BI como destinatário, em que mais de 100 usuários estejam designados a essa atribuição, a programação falhará no envio das visualizações para qualquer destinatário após os 100.

Gerenciando Programações

Você pode gerenciar programações de e-mail de pasta de trabalho existentes e verificar o status de jobs programados, bem como exibir, editar ou excluir programações. Consulte Gerenciar Programações de E-mail e Jobs de Pasta de Trabalho.

  • Uma programação de e-mail de pasta de trabalho é editada pelo autor da programação ou por qualquer usuário com as mesmas permissões de acesso e edição para a pasta de trabalho. As visualizações de dados compartilhadas com destinatários são baseadas na configuração de acesso a dados do usuário administrador que edita e salva alterações na programação.
  • Quando as visualizações de dados em uma pasta de trabalho são editadas quando uma programação de e-mail de pasta de trabalho é criada na pasta de trabalho, as alterações salvas nas visualizações de dados da pasta de trabalho são refletidas nos e-mails programados com base na configuração de acesso a dados do usuário administrador que salvou a programação.
  • As programações de bursting de e-mail de pasta de trabalho com mais de um destinatário acionam jobs para cada destinatário na programação, quer sejam um usuário individual ou parte de uma atribuição de aplicativo. Cada destinatário recebe a versão personalizada de uma visualização de dados com base na configuração de acesso a dados desse destinatário no Oracle Analytics.

Fazendo Referência a Variáveis do Sistema

Ao criar uma programação de e-mail da pasta de trabalho, você pode usar variáveis do sistema no assunto e na mensagem.

Use as seguintes variáveis de sistema:
  • CURRENT_TIMESTAMP – Exibe a data e o horário de entrega do e-mail, dependendo do formato.
  • USER – Para programações sem intermitência, exibe o nome do usuário que está executando a programação. Para programações de intermitência, exibe o nome de usuário do destinatário do e-mail.

Para a variável USER, o Oracle Analytics suporta o formato {{USER}}. Para a variável CURRENT_TIMESTAMP, o Oracle Analytics suporta os formatos de data e horário do Oracle Java.

Formato com Suporte Saída
{{CURRENT_TIMESTAMP}} 2025-03-19
{{CURRENT_TIMESTAMP:yyyy-MM-dd HH:mm}} 2025-03-19 14:30
{{CURRENT_TIMESTAMP:EEEE, dd MMM, yyyy HH:mm:ss}} Monday, May 5, 2025 14:30:15

Por exemplo, suponha que seu nome de usuário seja Tom B e você crie uma programação de e-mail sem bursting:

No campo Assunto, digite "Painel de controle de vendas para {{CURRENT_TIMESTAMP:yyyy-MM-dd HH:mm:ss}} em {{USER}}".

O destinatário vê:

Painel de Vendas para 2025-03-19 13:35:09 de Tom B

No campo Mensagem, digite "Esta é a atualização semanal do Painel de Controle de Vendas em {{CURRENT_TIMESTAMP: EEEE, MMM dd, yyyy}} de {{USER}}."

O destinatário vê:

Esta é a atualização semanal do Painel de Controle de Vendas na quarta-feira, 19 de março de 2025, de Tom B.

Criar uma Programação de E-mail de Pasta de Trabalho

Você pode configurar uma programação para compartilhar visualizações de dados de telas selecionadas na pasta de trabalho com seus destinatários desejados. É possível enviar visualizações de dados como arquivos PDF, arquivos XLSX ou arquivos de imagem no formato PNG anexados a e-mails programados.

Você poderá criar programações para uma pasta de trabalho se tiver a atribuição de aplicativo Administrador de Serviços do BI ou qualquer atribuição com a permissão para Programar Pastas de Trabalho, mais acesso de Leitura-Gravação a essa pasta de trabalho. Caso não tenha certeza de possuir as atribuições de aplicativo necessárias, verifique junto ao administrador.
Observação: Quando compartilha para o formato Excel, você pode incluir uma visualização de qualquer tela que inclua visualizações de tabela comum ou dinâmica. Quando compartilha para o formato PDF ou de Imagem, você pode incluir no máximo cinco telas.
  1. Na Home page, passe o cursor do mouse sobre uma pasta de trabalho, clique em Ações e selecione Programar.
  2. Na guia Programar, clique em Novo.
  3. Na guia Formato, use o campo Nome para alterar o nome padrão da programação, se necessário.
  4. Use o campo Formato para selecionar um formato no qual compartilhar o conteúdo:
    • Acrobat (pdf) - Para arquivos Acrobat (PDF), use o campo Tela para selecionar até cinco telas para compartilhar, e use o campo Tamanho para alterar o tamanho de página padrão.
    • Imagem (png) - Para arquivos de Imagem (PNG), use o campo Tela a fim de selecionar até cinco telas para compartilhar.
    • Excel (xlsx) - Para arquivos do Excel (XLSX), use o campo Tela para selecionar uma tela com visualizações de tabela comum ou dinâmica e use o campo Visual para selecionar a visualização que deseja compartilhar.
  5. Na guia Programar, selecione uma data e um horário iniciais.
  6. Opcional: Selecione Repetir para criar uma programação recorrente.
  7. Na guia E-mail, informe os destinatários.
    Você pode adicionar usuários do Oracle Analytics, atribuições de aplicativo e endereços de e-mail para destinatários externos. Separe diversos endereços de e-mail com vírgula, por exemplo, jane.white@abc.com,steve.brown@abc.com. Todos os destinatários recebem as visualizações com base na configuração de acesso a dados do usuário administrador que cria a programação.
  8. Opcional: Ative a opção Bursting se as suas visualizações de dados estiverem configuradas para bursting e contiverem dados confidenciais acessados por atribuições de aplicativo e grupos de usuário específicos.
  9. Digite um assunto e uma mensagem. Na mensagem de e-mail, clique em Link e selecione o seguinte:
    • Adicionar um link de URL à pasta de trabalho
    • Adicionar um link de URL para fazer download da saída

    Nota:

    Caso sua organização configure um URL personalizado para o Oracle Analytics Cloud, o administrador poderá optar por usar o URL personalizado (em vez do URL padrão) nos links para suas visualizações por meio de uma definição do sistema. Consulte Definições do Sistema - Usar um URL Personalizado para Compartilhar Conteúdo no E-mail.

    Você também pode adicionar uma imagem PNG das suas visualizações de dados ao corpo da mensagem de e-mail, clicando em Imagem de Saída.

    Você pode redimensionar a imagem adicionada para obter uma visualização ideal, colocando o cursor sobre a imagem. Em seguida, clique e arraste o canto direito para aumentar ou reduzir o tamanho.

  10. Opcional: Use variáveis do sistema para mostrar a data, o horário e o remetente atuais no assunto ou na mensagem. Passe o cursor do mouse sobre o label Assunto ou Mensagem para ver uma visualização do texto conforme ele aparecerá no e-mail.
  11. Clique em Salvar.

Criar uma Programação de Bursting de E-mail de Pasta de Trabalho

Crie uma programação de e-mail de pasta de trabalho de bursting para entregar visualizações de dados a destinatários se as visualizações contiverem dados confidenciais acessados por atribuições de aplicativo e grupos de usuários específicos configurados no Oracle Analytics. Cada destinatário recebe uma visualização de dados personalizada com base na configuração de acesso a dados desse destinatário, em vez de na configuração do usuário administrador que cria a programação.

Você poderá criar programações com bursting para uma pasta de trabalho se tiver a atribuição de aplicativo Administrador de Serviços do BI (ou qualquer atribuição com a permissão para Programar Pastas de Trabalho com Bursting), mais acesso de Leitura-Gravação a essa pasta de trabalho. Caso não tenha certeza de possuir as atribuições de aplicativo necessárias, verifique junto ao administrador.
  1. Na Home page, passe o cursor do mouse sobre uma pasta de trabalho que contenha a tela e as visualizações que deseja compartilhar, clique em Ações e, em seguida, selecione Programar.
  2. Crie uma programação ou edite uma existente.
  3. Na guia E-mail, ative Bursting e informe os destinatários.
  4. Opcional: Digite um assunto e uma mensagem.
  5. Clique em Salvar.

Gerenciar Programações de E-mail e Jobs de Pasta de Trabalho

Você pode verificar o status de jobs programados e ver, editar ou excluir programações de e-mails da pasta de trabalho.

Você poderá gerenciar programações para uma pasta de trabalho se tiver a atribuição de aplicativo Administrador de Serviços do BI (ou qualquer atribuição com a permissão para Programar Pastas de Trabalho), mais acesso de Leitura-Gravação a essa pasta de trabalho. Caso não tenha certeza de possuir as atribuições de aplicativo necessárias, verifique junto ao administrador.
  1. Na Home page, passe o cursor do mouse sobre uma pasta de trabalho que contenha a tela e as visualizações que deseja compartilhar, clique em Ações e, em seguida, selecione Programar.
  2. Clique no nome para editar uma programação.
  3. Opcional: Clique em Ações e selecione Executar para executar manualmente uma programação no presente momento.
  4. Para excluir uma programação, selecione-a, clique em Ações e, em seguida, clique em Excluir.
  5. Opcional: Clique na guia Histórico para verificar o status dos jobs programados anteriormente.
  6. Clique em Salvar.
  7. Opcional: Para inspecionar o andamento dos jobs programados, na Home page, clique em Navegador, Ícone do navegador usado para exibir o Navegadorclique em Jobs, clique em Filtros; em seguida, selecione Pasta de Trabalho. Selecione o job de uma programação e clique em Inspecionar.