Configurações e Objetos do Modelo

A tabela a seguir lista o comportamento esperado para todos os objetos e configurações em um modelo quando as dimensões ou os aplicativos são exportados do ambiente de origem e, em seguida, importados e adicionados ou atualizados no ambiente de destino (dependendo de o aplicativo ou a dimensão já existir no ambiente de destino).

Quando a dimensão ou o aplicativo que está sendo importado já existe no ambiente de destino, a dimensão ou o aplicativo é atualizado com as informações no arquivo de modelo. (Consulte Atualização de um Aplicativo ou de uma Dimensão Existente usando um Modelo). Durante a atualização, as seguintes ações são possíveis, dependendo do tipo de objeto:

  • Substituir: As configurações ou os parâmetros do aplicativo ou da dimensão de destino são substituídos pelas configurações ou parâmetros do arquivo de modelo. Por exemplo, se o nome de um aplicativo no arquivo de modelo for diferente do nome do aplicativo de destino, o nome será substituído pelo nome do modelo.
  • Mesclar: Novos objetos no arquivo de modelo são adicionados a um conjunto existente desses objetos na dimensão ou no aplicativo de destino, e o conjunto existente de objetos é retido. Por exemplo, se o arquivo de modelo contiver um novo tipo de nó e uma nova dimensão, esses objetos serão incluídos nos tipos de nó e nas dimensões existentes no aplicativo de destino.
  • Reter: O objeto, a configuração ou o parâmetro na dimensão ou no aplicativo de destino é retido mesmo que exista um novo no modelo. Essa opção é usada principalmente quando o objeto não está incluído no arquivo de modelo. Por exemplo, os filtros do nó superior para assinaturas são preservados no aplicativo de destino porque eles não estão incluídos no arquivo de modelo.
  • Substituir: O objeto, a configuração ou o parâmetro no aplicativo ou na dimensão de destino são substituídos pelo objeto, configuração ou parâmetro do arquivo de modelo.

Table 31-1 Comportamento Esperado quando Dimensões ou Aplicativos São Exportados, Adicionados ou Atualizados Usando um Modelo

Objeto ou Configuração Quando uma Dimensão ou um Aplicativo É Exportado: Quando uma Dimensão ou um Aplicativo É Adicionado: Quando uma Dimensão ou um Aplicativo É Atualizado:
Aplicativos Os aplicativos ativos são exportados.

Observação: A configuração Desativar Workflow no nível do aplicativo não é exportada.

Novos aplicativos são adicionados.

Os parâmetros gerais do aplicativo, como nome e descrição, e rótulo e tipo de sistema externo (apenas aplicativos Universais), bem como informações de registro e períodos de bloqueio dos aplicativos existentes, são substituídos.

Origens de dados As origens de dados não registradas são exportadas.

Se você estiver exportando um aplicativo, as origens de dados registradas do aplicativo serão exportadas.

As origens de dados registradas e não registradas são adicionadas. As origens de dados novas são mescladas. Os parâmetros gerais da origem de dados, como nome, descrição e código, são substituídos.
Propriedades

Para propriedades de sequência, o último valor de sequência não é exportado do ambiente de origem. Valores de sequência no sistema de destino serão gerados com base na sequência no ambiente de destino (ou o Valor Inicial da sequência se ela não foi incrementada). Consulte Como Trabalhar com Propriedades de Sequência.

A propriedade é criada.

Substituições de propriedade são definidas para o aplicativo.

Se já houver uma propriedade de destino com o mesmo nome, mas com outro ID, a propriedade de origem será renomeada no ambiente de destino para que seja exclusiva.

Novas propriedades são mescladas e ordenadas no fim da lista de propriedades.

Os seguintes atributos de propriedade são substituídos:

  • Rótulos
  • Descrições
  • Parâmetros Base
  • Substituições de tipos de nó e de aplicativo
  • Ordem de classificação
  • Sinalizador obrigatório
Grupos de Propriedades Os grupos de propriedades em exibições e pontos de vista do aplicativo selecionado são exportados. Os grupos de propriedades são criados no nível da exibição, e as propriedades são atribuídas aos grupos no nível do ponto de vista. Os novos grupos de propriedades são mesclados. Os grupos de propriedades existentes são atualizados no nível do ponto de vista e da exibição.
Conjuntos de Pesquisas Somente os conjuntos de pesquisas usados por propriedades ou conversores de tipos de nós do aplicativo são exportados

Quando uma dimensão é exportada, todos os conjuntos de pesquisa usados ​​pelo aplicativo que contém essa dimensão são exportados para o arquivo de modelo.

Conjuntos de pesquisas são criados.

Valores de pesquisas são definidos para o aplicativo.

Se já houver um conjunto de pesquisas de destino com o mesmo nome, mas com outro ID, o conjunto de pesquisas de origem será renomeado no ambiente de destino para que seja exclusivo.

Novos conjuntos de pesquisa são mesclados.

Parâmetros gerais do conjunto de pesquisa, como nome e descrição, e valores de pesquisa são substituídos.

Conexões Globais
  • São exportadas somente conexões globais usadas por extrações do aplicativo.
  • Por motivos de segurança, a localização, o nome da identidade, o nome do usuário e a senha de uma conexão global não são exportados.

É feita correspondência entre as conexões globais de origem no arquivo de modelo e as conexões globais no ambiente de destino.

Se já houver uma conexão de destino com o mesmo nome, mas com outro ID, a conexão de origem será renomeada no ambiente de destino para que seja exclusiva.

Depois que a conexão global for criada no ambiente de destino, edite-a para adicionar a localização, o nome da identidade, o nome do usuário e a senha. Consulte Criação de Conexões Globais.

As novas conexões globais são mescladas.

Os parâmetros gerais da conexão global, como nome e descrição, são substituídos.

A localização e as credenciais das conexões globais nos aplicativos de destino são mantidas porque essas informações não estão incluídas no modelo.

Conexões do Aplicativo Por motivos de segurança, a localização, o nome da identidade, o nome do usuário e a senha de uma conexão global não são exportados.

Modifique o registro do aplicativo no ambiente de destino para adicionar a localização, o nome da identidade, o nome do usuário e a senha da conexão.

As novas conexões de aplicativos são mescladas.

Os parâmetros gerais da conexão do aplicativo, como nome e descrição, são substituídos. O sinalizador primário também será substituído se o modelo o tiver definido em uma conexão diferente do destino, ou será mantido se o modelo não o tiver definido em uma conexão, mas o destino tiver definido o sinalizador.

A localização e as credenciais das conexões de aplicativos nos aplicativos de destino são mantidas porque essas informações não estão incluídas no modelo.

Exibições Serão exportadas somente as exibições que contiverem pontos de vista do aplicativo selecionado. Também só serão exportados os pontos de vista do aplicativo selecionado.

Pontos de vista ativos e arquivados são exportados.

Se já houver uma exibição de destino com o mesmo nome, mas com outro ID, a exibição de origem será renomeada no ambiente de destino para que seja exclusiva.

No caso de filtros de exibição, se um usuário ou grupo de origem não existir no ambiente de destino, o filtro de exibição não será importado, e uma mensagem será exibida indicando o usuário ou grupo ausente.

Novas exibições, pontos de vista e permissões são mescladas.

Os parâmetros gerais das exibições, como nome e descrição, são substituídos.

Configuração Mostra na Página de Exibições: Se o tipo de filtro for o mesmo, novos usuários e grupos serão mesclados. Se o filtro for diferente, o destino será substituído pelo filtro do modelo.

Rótulos de Hora Ao exportar um aplicativo, são exportados também todos os rótulos de hora nas exibições para esse aplicativo.  

Novos rótulos de hora são mesclados.

Parâmetros gerais de rótulo de hora, como nome, são substituídos.

Dimensões Dimensões ativas e arquivadas são exportadas.

As dimensões de atributo das dimensão base são exportadas.

Dimensões ativas e arquivadas são criadas.

Dimensões de atributo são criadas.

Novas dimensões são mescladas.

Novas dimensões de atributo são mescladas.

Os parâmetros gerais de dimensão ou atributo, como nome e descrição, bem como as opções de importação e exportação, são substituídos.

Tipos de Nós

Tipos de nós ativos e arquivados são exportados.

Os objetos a seguir são exportados para cada tipo de nó:

  • Propriedades e substituições de propriedade
  • Conversores de tipo de nó
  • Validações personalizadas
  • Permissões e políticas

Os tipos de nós são criados para cada dimensão, juntamente com os objetos a seguir:

  • São adicionadas propriedades para cada tipo de nó, e substituições de propriedade são definidas para cada um deles.
  • Serão criados conversores de tipo de nó se tanto o aplicativo de origem quanto o de destino existirem no ambiente de destino.

    Dica: Ao migrar aplicativos com conversores de tipo de nó, primeiro migre o aplicativo de origem do conversor para que, quando você migrar o aplicativo de destino do conversor, o conversor do tipo de nó seja criado.

  • São criadas validações personalizadas para cada tipo de nó.
  • Serão criadas permissões e políticas para cada tipo de nó se o usuário ou o grupo de origem existir no ambiente de destino.

Novos tipos de nó, conversores de tipos de nó e validações personalizadas são mesclados.

Os parâmetros gerais dos tipos de nó, como nome e descrição, são substituídos.

Conjuntos de Hierarquias

Conjuntos de hierarquias ativos e arquivados são exportados.

Os objetos a seguir são exportados para cada conjunto de hierarquias:

  • Validações personalizadas
  • Permissões e políticas

Conjuntos de hierarquias são criados para cada dimensão, juntamente com os objetos a seguir:

  • Validações personalizadas são criadas para cada conjunto de hierarquias.
  • Permissões e políticas serão criadas para cada conjunto de hierarquias se o usuário ou o grupo de origem existir no ambiente de destino.

Novos conjuntos de hierarquias, tipos de nó e validações personalizadas são mesclados. Os tipos de nó filho correspondentes são atualizados.

Os parâmetros gerais do conjunto de hierarquias, como nome e descrição, bem como as configurações de Nós Compartilhados e Ordem Personalizada, são substituídos.

Conjuntos de Nós

Conjuntos de nós ativos e arquivados são exportados.

Cuidado: Nós superiores não são importados.

Os nós superiores não são importados.

Novos conjuntos de nós e tipos de nó para listas são mesclados.

Os parâmetros gerais de conjuntos de nós, como nome e descrição, são substituídos.

Os nós superiores são mantidos porque não fazem parte do arquivo de modelo.

Pontos de Vista

Pontos de vista ativos e arquivados são exportados.

Pontos de vista normais e rotulados por hora são exportados.

Somente os pontos de vista do aplicativo selecionado são exportados.

 

Novos pontos de vista são mesclados.

Os parâmetros gerais do ponto de vista, como nome e descrição, bem como ações permitidas, rótulos de hora, e propriedades editáveis, ​​são substituídos.

Perfis de Comparação Perfis de comparação para aplicativos e dimensões com o ponto de vista Inicial ou Final no ponto de vista no perfil são exportados.

Observação: Os parâmetros de nó Inicial e Final em um perfil de comparação não são exportados.

Perfis de comparação são criados quando ambos os pontos de vista Inicial e Final existem no ambiente de destino.

Perfis de comparação novos são mesclados.

Parâmetros de comparação, como nome e descrição, assim como filtros de nó e o escopo de comparação, são substituídos.

Consultas

Consultas públicas e privadas salvas são exportadas quando você exporta o aplicativo ou a dimensão que contém as consultas.

O parâmetro Nó Selecionado não é exportado.

As consultas públicas são importadas. Consultas privadas são importadas apenas se o usuário existir (por nome de usuário) no sistema de destino.

Consultas públicas novas são mescladas. Consultas públicas novas são mescladas apenas se o usuário existir (por nome de usuário) no sistema de destino.

Parâmetros gerais de consulta, como nome, descrição e código, são substituídos.

Consultas privadas que foram promovidas a públicas na origem serão promovidas a públicas no destino.

A consulta não será importada se o ponto de vista para uma consulta não existir no destino.

Os parâmetros Nó Selecionado para consultas existentes são retidos no ambiente de destino.

Assinaturas As assinaturas de pontos de vista de destino são exportadas.

Observação: Se você estiver exportando um aplicativo com pontos de vista que são a origem de uma assinatura, a assinatura não será exportada.

Cuidado: Os filtros de nós superiores para assinaturas não são exportados.

As inscrições só serão criadas se tanto o aplicativo de origem quanto o de destino existirem no ambiente de destino.

Dica: Ao migrar aplicativos com assinaturas, migre primeiro o aplicativo de origem da assinatura para que, quando você migrar o aplicativo de destino, a assinatura seja criada.

Os filtros de nós superiores para inscrições não são importados.

Os pontos de vista de origem e destino são combinados para identificar as assinaturas existentes no destino.

  • Novas assinaturas para combinações de pontos de vista que não existem no destino são mescladas.
  • As assinaturas existentes no destino são atualizadas.

Os parâmetros gerais de assinatura, como nome e descrição, bem como as opções, os filtros de ação e condição, e as propriedades de inclusão são substituídos.

Os filtros de nós superiores são mantidos.

Os responsáveis padrão são mantidos. Os responsáveis alternativos são mesclados.

Vinculações    

As novas dimensões que não são de mapeamento são mescladas. As associações de mapeamento existentes no aplicativo de destino são substituídas, pois é permitida apenas uma associação de mapeamento para cada dimensão.

Os parâmetros gerais de associação, como nome e descrição, bem como as configurações, chaves e chaves de mapeamento, são substituídos.

Extrações Extrações públicas e privadas são exportadas.

Extrações públicas são importadas. Extrações privadas são importadas apenas se o usuário existir (por nome de usuário) no sistema de destino.

Extrações públicas novas são mescladas. Extrações públicas novas são mescladas apenas se o usuário existir (por nome de usuário) no sistema de destino.

Os parâmetros gerais de extração, como nome e descrição, bem como as colunas, os filtros e as opções, são substituídos.

Extrações privadas que foram promovidas a públicas na origem serão promovidas a públicas no destino.

Carregamentos Os carregamentos de todos os pontos de vista são exportados Os carregamentos de todos os pontos de vista são importados

Os novos carregamentos são mesclados.

Os parâmetros gerais do carregamento, como nome, descrição e opções, são substituídos.

Validações Personalizadas    

Substituídas

Restrições Ao exportar aplicativos, as restrições de tipo de nó, aplicativo e dimensão são exportadas. Ao exportar dimensões, somente restrições de dimensão são exportadas.  

As novas restrições são mescladas.

As restrições existentes são substituídas.

Políticas

Observação: Ao importar um modelo, selecione Substituir Grupos de Políticas para substituir grupos de políticas existentes em seu ambiente de destino com os grupos de políticas do modelo de origem. Consulte Como Trabalhar com Modelos.

Os grupos e usuários da política são exportados para os seguintes objetos:
  • Aplicativo selecionado
  • Dimensões no aplicativo selecionado
  • Tipos de nó no aplicativo selecionado
  • Conjuntos de nós no aplicativo selecionado
Se um grupo ou usuário de origem existir no ambiente de destino, os grupos e usuários da política serão importados.

Se um grupo ou usuário de origem não existir no ambiente de destino, o grupo ou usuário da política não será importado, e uma mensagem será exibida indicando o usuário ou grupo ausente e o objeto associado.

Novas políticas e grupos de políticas são mesclados.

Os parâmetros gerais de políticas, como nome e descrição, bem como filtros de políticas, são substituídos.

Grupos de políticas para políticas existentes são mantidos por padrão. Quando a opção Substituir Grupos de Políticas é usada, grupos de políticas existentes são substituídos em vez de mantidos.

Permissões

Observação: Ao importar um modelo, selecione Substituir Permissões para substituir permissões existentes em seu ambiente de destino com as permissões do modelo de origem. Consulte Como Trabalhar com Modelos.

As permissões e o acesso aos dados são exportados para os seguintes objetos:
  • Aplicativo selecionado
  • Dimensões no aplicativo selecionado
  • Tipos de nó no aplicativo selecionado
  • Conjuntos de nós no aplicativo selecionado
  • Exibições com pontos de vista no aplicativo selecionado
Se um grupo ou usuário de origem existir no ambiente de destino, as permissões e o acesso aos dados serão importados.

Se um grupo ou usuário de origem não existir no ambiente de destino, as permissões e o acesso aos dados não serão importados, e uma mensagem será exibida indicando o usuário ou grupo ausente e o objeto associado.

As novas permissões são mescladas.

As permissões existentes e o acesso a dados no destino são mantidos por padrão. Quando a opção Substituir Permissões é usada, acesso a dados e permissões existentes são substituídos em vez de mantidos.