Os modelos permitem armazenar configurações do aplicativo ou da dimensão em um arquivo off-line para uso em outros ambientes do Oracle Fusion Cloud Enterprise Data Management. Use os modelos para transferir aplicativos ou dimensões e os respectivos objetos de metadados entre ambientes (por exemplo, de um ambiente de teste para um ambiente de produção) ou para obter um início rápido em novas implementações.
Para usar um modelo, primeiro você exporta um aplicativo ou uma dimensão e todos os respectivos objetos de metadados relacionados no ambiente de origem para um arquivo .json
e depois importa o modelo no ambiente de destino.
Os modelos contêm somente metadados; eles não contêm dados, solicitações nem o histórico de transações.
Melhor Prática
Se você estiver criando um aplicativo em um ambiente de teste e planejar transferi-lo para um ambiente de produção existente, o ideal é primeiro atualizar o ambiente de teste com um instantâneo atual do ambiente de produção e depois criar o aplicativo a ser transferido. Isso garantirá que os objetos globais, como propriedades e exibições, tenham os mesmos IDs nos dois ambientes.
Caution:
Os modelos são projetados para migrar alterações de um ambiente para outro. Por esse motivo, é importante designar um sistema de origem no qual todas as alterações são feitas e um sistema de destino para o qual as alterações são migradas. Não faça alterações nos dois ambientes. Você pode usar instantâneos de migração para ressincronizar seus ambientes, quando necessário. Consulte Melhores Práticas em Exemplos de Cenário de Migração.Considerações
Note:
Os objetos dependentes em um objeto arquivado também serão excluídos da importação de modelo se eles não existirem no ambiente de destino. Se um objeto dependente for parcialmente excluído, ele aparecerá na importação ou na visualização do modelo com uma mensagem de aviso indicando que não foi possível importá-lo.Por exemplo, se você excluir uma dimensão arquivada, que não existe no ambiente de destino, durante a importação, os objetos (como associações de dimensão, tipos de nó, políticas e extrações) também serão excluídos da importação do modelo caso não existam no ambiente de destino.
Se um usuário ou grupo no ambiente de origem não existir no ambiente de destino, a referência do usuário ou grupo associada não será transferida. É exibida uma mensagem indicando os usuários ou grupos ausentes no ambiente de destino e os objetos associados que não foram importados.
.json
.
Caution:
Não é permitido editar manualmente o arquivo do modelo.Para exportar aplicativos ou uma dimensão para um modelo:
Note:
O mosaico Ferramentas fica visível somente para Administradores de Serviço ou usuários com a função de aplicativo Migrações - Administrar.Note:
Para exportar uma dimensão de atributo, selecione a dimensão base da dimensão de atributo..json
e depois clique em Exportar.
O modelo será criado e será feito download dele para um sistema de arquivos local. É exibido o status da exportação.
Para importar um aplicativo ou uma dimensão de um modelo:
Note:
Os mosaicos Ferramentas e Modelos ficam visíveis somente para Administradores de Serviço ou usuários com a função de aplicativo Migrações - Administrar..json
e depois clique em Abrir.Tip:
Isso permite remover substituições de tipo de nó no ambiente de destino caso tenham sido removidos na origem.Note:
Os objetos arquivados do modelo de origem que existirem no ambiente de destino não poderão ser excluídos da importação ou da visualização do modelo.Consulte Configurações e Objetos do Modelo.
O modelo é importado, e o status de cada objeto no modelo é exibido. Consulte Visualização de Importações de Modelos e Revisão de Resultados de Importações.