Como Trabalhar com Modelos

Os modelos permitem armazenar configurações do aplicativo ou da dimensão em um arquivo off-line para uso em outros ambientes do Oracle Fusion Cloud Enterprise Data Management. Use os modelos para transferir aplicativos ou dimensões e os respectivos objetos de metadados entre ambientes (por exemplo, de um ambiente de teste para um ambiente de produção) ou para obter um início rápido em novas implementações.

Para usar um modelo, primeiro você exporta um aplicativo ou uma dimensão e todos os respectivos objetos de metadados relacionados no ambiente de origem para um arquivo .json e depois importa o modelo no ambiente de destino.

Os modelos contêm somente metadados; eles não contêm dados, solicitações nem o histórico de transações.

Melhor Prática

Se você estiver criando um aplicativo em um ambiente de teste e planejar transferi-lo para um ambiente de produção existente, o ideal é primeiro atualizar o ambiente de teste com um instantâneo atual do ambiente de produção e depois criar o aplicativo a ser transferido. Isso garantirá que os objetos globais, como propriedades e exibições, tenham os mesmos IDs nos dois ambientes.

Caution:

Os modelos são projetados para migrar alterações de um ambiente para outro. Por esse motivo, é importante designar um sistema de origem no qual todas as alterações são feitas e um sistema de destino para o qual as alterações são migradas. Não faça alterações nos dois ambientes. Você pode usar instantâneos de migração para ressincronizar seus ambientes, quando necessário. Consulte Melhores Práticas em Exemplos de Cenário de Migração.

Considerações

  • Você deve ser um Administrador de Serviço ou ter a função de aplicativo Migrações - Administrar (consulte Noções Básicas sobre Permissões e Funções de Aplicativos) a fim de importar e exportar aplicativos e dimensões para modelos.
  • Quando um aplicativo é transferido para o ambiente de destino:
    • Se o proprietário do aplicativo existir nos ambientes de origem e de destino, ele será preservado como proprietário do aplicativo no ambiente de destino.
    • Se o proprietário do aplicativo no ambiente de origem não existir no ambiente de destino, um Administrador de Serviço deverá atribuir um proprietário ao aplicativo no ambiente de destino.
  • Você pode transferir novos aplicativos ou novas dimensões do ambiente de origem para o de destino ou pode transferir aplicativos ou dimensões que já existem no ambiente de destino. O processo de importação do modelo atualiza aplicativos ou dimensões existentes no ambiente de destino criando objetos que ainda não existem e modificando objetos existentes para o aplicativo ou a dimensão de destino. Consulte Atualização de um Aplicativo ou de uma Dimensão Existente usando um Modelo.
  • Só é possível transferir aplicativos ativos.
  • Você poderá excluir objetos arquivados da cadeia de dados em importações de modelo se os objetos arquivados no ambiente de origem não existirem no ambiente de destino.

    Note:

    Os objetos dependentes em um objeto arquivado também serão excluídos da importação de modelo se eles não existirem no ambiente de destino. Se um objeto dependente for parcialmente excluído, ele aparecerá na importação ou na visualização do modelo com uma mensagem de aviso indicando que não foi possível importá-lo.

    Por exemplo, se você excluir uma dimensão arquivada, que não existe no ambiente de destino, durante a importação, os objetos (como associações de dimensão, tipos de nó, políticas e extrações) também serão excluídos da importação do modelo caso não existam no ambiente de destino.

  • Você pode transferir vários aplicativos em um único arquivo de modelo. Se estiver transferindo no mesmo nível de dimensão, você não poderá transferir várias dimensões em um único modelo de arquivo.
  • Quando você transfere dimensões, o aplicativo que contém a dimensão deve existir no ambiente de destino.
  • Para transferir um aplicativo ou uma dimensão entre ambientes, os dois ambientes devem ser da mesma versão.
  • Durante a importação de um modelo, se um usuário ou grupo existir nos ambientes de origem e de destino, as seguintes referências do usuário ou do grupo dos objetos associados serão importadas:
    • Permissões
    • Usuários e grupos da política
    • Destinatários da Inscrição
    • Exibir filtros para usuários e grupos

    Se um usuário ou grupo no ambiente de origem não existir no ambiente de destino, a referência do usuário ou grupo associada não será transferida. É exibida uma mensagem indicando os usuários ou grupos ausentes no ambiente de destino e os objetos associados que não foram importados.

  • Tanto o aplicativo ou a dimensão de origem quanto o aplicativo ou a dimensão de destino devem existir no ambiente de destino para que seja possível importar assinaturas e conversores de tipo de nó. Transfira os aplicativos de origem e destino no mesmo arquivo de modelo, ou então assegure-se de importar o aplicativo ou a dimensão de origem para conversores e assinaturas primeiro, de modo que ao importar o aplicativo ou a dimensão de destino, os conversores e assinaturas sejam criados.
  • Se estiver transferindo uma dimensão com propriedades que usam um tipo de dados de nó para referência a outras dimensões, essas dimensões de origem já deverão existir no sistema de destino. Se não existirem, transfira essas dimensões de origem primeiro ou use um modelo de aplicativo para transferir todas as dimensões no mesmo arquivo de modelo.
  • Quando você importar os objetos globais a seguir, se o objeto já existir no ambiente de destino com o mesmo nome, mas com outro ID, o objeto de destino será renomeado no ambiente de destino para torná-lo exclusivo:
    • Propriedades
    • Exibições
    • Conjuntos de Pesquisas
    • Conexões Globais
  • Depois de exportar um aplicativo ou uma dimensão para um modelo, você poderá revisar o conteúdo do arquivo do modelo em um visualizador de arquivos .json.

    Caution:

    Não é permitido editar manualmente o arquivo do modelo.

Para exportar aplicativos ou uma dimensão para um modelo:

  1. No painel Ferramentas, selecione Modelos.

    Note:

    O mosaico Ferramentas fica visível somente para Administradores de Serviço ou usuários com a função de aplicativo Migrações - Administrar.
  2. Na guia Exportar, execute uma ação:
    • Para exportar aplicativos, selecione um aplicativo no painel esquerdo. Use Ctrl/Cmd+Clique para selecionar vários aplicativos. Os aplicativos que você seleciona são listados na seção Artefatos Selecionados.
    • Para exportar uma dimensão, expanda o aplicativo no painel esquerdo e selecione a dimensão a ser exportada. Não é possível selecionar várias dimensões em um único modelo de arquivo.

      Note:

      Para exportar uma dimensão de atributo, selecione a dimensão base da dimensão de atributo.
  3. Em Arquivo do Modelo, informe um nome de arquivo com a extensão .json e depois clique em Exportar.

    O modelo será criado e será feito download dele para um sistema de arquivos local. É exibido o status da exportação.

Para importar um aplicativo ou uma dimensão de um modelo:

  1. No painel Ferramentas, selecione Modelos.

    Note:

    Os mosaicos Ferramentas e Modelos ficam visíveis somente para Administradores de Serviço ou usuários com a função de aplicativo Migrações - Administrar.
  2. Na guia Importar, clique em Escolher Arquivo.
  3. Em seu sistema de arquivos local, selecione um arquivo com a extensão .json e depois clique em Abrir.
  4. Opcional: Selecione uma ou mais Opções de Importação:
    • Substituir Permissões: Substitua permissões existentes em seu ambiente de destino com as permissões do modelo de origem.
    • Substituir Grupos de Políticas: Substitua grupos de políticas existentes no ambiente de destino com grupos de políticas do modelo de origem.
    • Trocar Substituições de Tipo de Nó da Propriedade:
      • Habilitado: As substituições do tipo de nó de propriedade existentes no ambiente de destino são trocadas por substituições do tipo de nó de propriedade do modelo de origem.

        Tip:

        Isso permite remover substituições de tipo de nó no ambiente de destino caso tenham sido removidos na origem.
      • Desativado: As substituições do tipo de nó de propriedade existentes no ambiente de destino são mescladas com aquelas do modelo de origem.
    • Excluir Objetos Arquivados: Excluirá os objetos arquivados no modelo do ambiente de origem que está sendo importado no ambiente de destino se esses objetos não existirem no ambiente de destino.

      Note:

      Os objetos arquivados do modelo de origem que existirem no ambiente de destino não poderão ser excluídos da importação ou da visualização do modelo.

    Consulte Configurações e Objetos do Modelo.

  5. Clique em Visualizar para identificar os objetos no arquivo de modelo e exibir o status de cada um deles. Consulte Visualização de Importações de Modelos e Revisão de Resultados de Importações.
  6. Clique em Importar e depois em Sim na mensagem de confirmação.

    O modelo é importado, e o status de cada objeto no modelo é exibido. Consulte Visualização de Importações de Modelos e Revisão de Resultados de Importações.