Este tópico fornece informações sobre o uso de modelos e instantâneos de migração para migrar aplicativos em diferentes cenários.
Melhores Práticas
Antes de transferir aplicativos de um ambiente de origem para um ambiente de destino, verifique se ambos estão na mesma versão do Oracle Fusion Cloud Enterprise Data Management.
Por exemplo, não crie uma propriedade nos dois ambientes e depois tente migrar as alterações nessa propriedade de um ambiente para outro usando um modelo. Isso fará com que o sistema crie uma segunda versão dessa propriedade, visto que os objetos de origem e de destino não terão o mesmo ID. Consulte Atualização de um Aplicativo ou de uma Dimensão Existente usando um Modelo.
A fim de garantir que os seus objetos tenham os mesmos IDs nos dois ambientes, você pode usar um instantâneo de migração para ressincronizá-los. Consulte Cenário 4: Atualização de um Ambiente de Teste com Dados de Produção.
Cenário 1: Movimentação de Aplicativos de um Ambiente de Teste para um Ambiente de Produção em Preparação para o Lançamento
Neste cenário, você desenvolveu e testou os aplicativos no ambiente de teste e está pronto para transferi-los ao ambiente de produção em preparação para o lançamento.
Neste cenário, você pode usar um modelo para migrar os metadados do aplicativo. Isso garante a migração dos aplicativos, mas não a migração do histórico de auditoria ou dos dados de teste do ambiente de teste, que podem não ser relevantes para o ambiente de produção.
Em seguida, se você também quiser transferir os usuários e os grupos do ambiente de origem, poderá usar um instantâneo de migração somente de usuários e grupos para migrá-los. Se você quiser migrar os dados do sistema de origem, poderá usar exportações e importações (ou extrações e carregamentos) do sistema de origem para o sistema de destino. Por exemplo, esta é uma abordagem comum para este cenário:
Tip:
Você pode fazer isso recriando o serviço no ambiente de destino. Consulte Como Recriar o Serviço.Tip:
Se os usuários e os grupos do ambiente de destino forem iguais ou muito similares aos usuários do ambiente de origem, você poderá usar a migração para exportar somente o componente Grupos e Associações e importá-lo no ambiente de destino. Isso migra os usuários e os grupos, bem como as funções de aplicativo atribuídas. Consulte Exportação de Artefatos em Administração da MigraçãoConsulte Configurações e Objetos do Modelo para obter mais informações.
Cenário 2: Atualização de um Ambiente de Produção com um Novo Aplicativo de um Ambiente de Teste
Neste cenário, você criou um aplicativo no ambiente de teste, executou todos os testes de aceitação e está pronto para carregar o aplicativo no ambiente de produção e disponibilizá-lo aos usuários.
Neste cenário, você provavelmente usaria um modelo. Os modelos permitem mover um único aplicativo e mesclá-lo em um ambiente que contenha outros aplicativos. No entanto, lembre-se de que somente os metadados do aplicativo são transferidos. Se você também quiser transferir os dados do aplicativo do ambiente de origem para o ambiente de destino, precisará exportar e importar (somente dados associados) ou extrair e carregar (dados associados e não associados).
Cenário 3: Atualização Incremental de um Aplicativo de Produção com as Alterações de um Ambiente de Teste
Neste cenário, você quer fazer alterações em um aplicativo no ambiente de produção. Você fez alterações em um ambiente de teste (digamos que você modificou algumas validações personalizada, criou uma extração e alterou a fórmula de uma propriedade derivada, por exemplo) e quer migrar essas alterações para o aplicativo de produção.
Neste cenário, você usaria um modelo para atualizar de forma incremental o aplicativo de produção com as alterações feitas no ambiente de teste. Consulte Atualização de um Aplicativo ou de uma Dimensão Existente usando um Modelo para ver as considerações.
Cenário 4: Atualização de um Ambiente de Teste com Dados de Produção
Quando você tem um ambiente de produção para suas atividades diárias e um ambiente de teste no qual testa novos aplicativos ou recursos, pode ser útil atualizar periodicamente o ambiente de teste com as informações do ambiente de produção a fim de manter o ambiente de teste sincronizado.
Neste cenário, seria mais útil usar instantâneos de migração. Isso permite efetuar uma atualização completa do ambiente de teste com todos os aplicativos, as configurações, os dados, os usuários e os grupos do ambiente de produção.
Note:
O instantâneo de migração do ambiente de produção também pode ser usado em um site de teste de aceitação do usuário (UAT) ou como backup em um site de recuperação de desastres.