Você poderá arquivar objetos de cadeia de dados ativos (pontos de vista, conjuntos de nós, tipos de nó) quando não precisar mais deles. Você também pode retornar objetos de cadeia de dados arquivados ao status Ativo.
Considerações
Um usuário com a permissão Proprietário ou Gerente de Metadados no aplicativo ou na dimensão que contém o objeto de cadeia de dados pode alterar o status do objeto.
Para que seja possível retornar o status de um objeto da cadeia de dados para Ativo, a dimensão que contém o objeto de cadeia de dados deverá estar Ativa.
Se você remover uma dimensão do registro de aplicativo, a dimensão e seus objetos de cadeia de dados serão definidos como Arquivados.
Você não pode arquivar um ponto de vista associado a uma dimensão. Se quiser arquivar o ponto de vista associado a uma dimensão, primeiro você deverá alterar o ponto de vista associado da dimensão. Consulte Associação de um Ponto Vista a uma Dimensão em Aplicativos do Planning e de Formato Livre ou, para dimensões de aplicativos Universais, consulte Alteração da Associação do Ponto de Vista para uma Dimensão em Aplicativos Universais.
Você pode definir um ponto de vista como arquivado a qualquer momento. No entanto, se validar uma solicitação com detalhes de itens que fazem referência a um ponto de vista arquivado, você receberá uma mensagem de validação informando que não foi possível encontrar o ponto de vista. Você poderá excluir detalhes do item de solicitação que fazem referência ao ponto de vista arquivado e, em seguida, tentar validar a solicitação novamente ou poderá excluir a solicitação inteira se ela estiver no status Rascunho.
Para obter mais informações, consulte Como Trabalhar com Objetos de Dados e a Cadeia de Dados.
Ordem de Arquivamento
Você pode arquivar um objeto de cadeia de dados Ativo, desde de que nenhum outro objeto de cadeia de dados Ativo dependa dele Você deve arquivar objetos de cadeia de dados nesta ordem: ponto de vista, conjunto de nós, conjunto de hierarquias (se usado) e tipo de nó. No exemplo abaixo, arquivamos o ponto de vista. Não podemos arquivar o conjunto de hierarquias até que o conjunto de nós tenha sido arquivado.
Arquivamento de um Objeto de Cadeia de Dados
Para arquivar um objeto de cadeia de dados:
Nota:
Lembre-se de arquivar objetos de cadeia de dados nesta ordem: ponto de vista, conjunto de nós, conjunto de hierarquias (se usado) e tipo de nó.
Inspecione uma exibição que contenha o objeto de cadeia de dados.
Selecione Definição e, em seguida, clique no nome do ponto de vista.
O inspetor de ponto de vista é aberto na guia Geral.
Siga estas etapas:
Para arquivar um ponto de vista:
Clique em Editar.
Em Status, selecione Arquivado e clique em Salvar.
Para arquivar um conjunto de nós, um conjunto de hierarquias ou um tipo de nó:
Selecione Cadeia de Dados.
Clique no objeto de cadeia de dados.
Selecione o objeto a ser arquivado.
Clique em Editar.
Em Status, selecione Arquivado e clique em Salvar.
Ordem de Desarquivamento
Você pode retornar um objeto arquivado ao status Ativo, desde que os objetos de que ele depende também estejam ativos. Você deve definir os objetos de cadeia de dados com o status ativo nesta ordem: tipo de nó, conjunto de hierarquias (se usado), conjunto de nós e ponto de vista. No exemplo acima, retornamos o tipo de nó, o conjunto de hierarquias e o conjunto de nós para o status Ativo. Agora também podemos definir o ponto de vista com o status Ativo.
Desarquivamento de um Objeto de Cadeia de Dados
Para retornar um objeto de cadeia de dados ao status Ativo:
Nota:
Lembre-se de retornar o status para Ativo nesta ordem: tipo de nó, conjunto de hierarquias, conjunto de nós e ponto de vista.
Inspecione uma exibição que contenha o objeto de cadeia de dados.
Selecione Definição e, em seguida, clique no nome do ponto de vista.
O inspetor de ponto de vista é aberto na guia Geral.
Siga estas etapas:
Para retornar um ponto de vista ao status Ativo:
Clique em Editar.
Em Status, selecione Ativo e clique em Salvar.
Para retornar um conjunto de nós, um conjunto de hierarquias ou um tipo de nó ao status Ativo:
Selecione Cadeia de Dados.
Clique no objeto de cadeia de dados.
Selecione o objeto a ser retornado para o status Ativo.
Clique em Editar.
Em Status, selecione Ativo e clique em Salvar.