Edição de Validações Personalizadas

  1. Inspecione o objeto da cadeia de dados para o qual você deseja editar uma validação personalizada.
  2. Execute uma ação:
    • Para aplicativos, tipos de nó, consultas de hierarquias e dimensões nos aplicativos do Universal: Na guia Validações, clique em Editar.
    • Para dimensões em aplicativos diferentes do Universal: Na guia Validações, clique na subguia Personalizado e depois clique em Editar
  3. Na guia Geral do inspetor de validação, clique em Editar para editar o nome ou a descrição da validação.
  4. Na guia Definição, defina a validação inserindo as seguintes informações:
    • Indicador habilitado: especifique se uma validação personalizada é imposta ou não. As validações são desabilitadas por padrão, e é possível apenas habilitá-los quando essas condições são atendidas:
      • Uma expressão válida é definida
      • Pelo menos uma ação ou propriedade de disparador é configurada
      • Uma mensagem de falha é definida

      Note:

      Você também pode habilitar ou desativar validações da guia Validação do tipo de nó ou inspetor de conjunto de hierarquias. Consulte Ativação, Desativação ou Exclusão de uma Validação Personalizada.
    • Expressão: Clique em Definir Expressão definir expressão para abrir o criador de expressão e definir a lógica de negócios da validação. Consulte Utilização de Expressões para Definir uma Lógica de Negócios Personalizada.

      A expressão para validação deve retornar um valor Booliano. Se a expressão retornar um valor Verdadeiro, a validação será passada. Se a expressão retornar um valor Falso, a validação falhará, e a mensagem de falha será exibida.

    • Ação do Trigger: Selecione uma ou mais ações da solicitação que causarão a execução da validação ou marque a caixa de seleção Tudo para selecionar todas as ações.
    • Propriedades do Triggers: Selecione uma ou mais propriedades que causarão a execução da validação quando forem atualizadas ou marque a caixa de seleção Tudo para selecionar todas as propriedades.
      • Para validações de tipo de nó, todas as propriedades que são atribuídas a esse tipo de nó estão disponíveis para seleção.
      • Para validações de conjunto de hierarquia, todas as propriedades que são atribuídas a qualquer tipo de nó que são referenciadas pelo conjunto de hierarquia estão disponíveis para seleção.

      As propriedades derivadas são validadas sempre que um nó é atualizado, independentemente de estarem ou não selecionadas como Propriedades do Trigger. Consulte Propriedades Derivadas.

      Note:

      As Ações do Trigger e Propriedades de Trigger são avaliadas usando uma condição OR. Ou seja, a validação será executada se uma ação do trigger for realizada ou se uma propriedade de trigger for atualizada.

      Tip:

      As validações são executadas para cada ação de disparador e propriedade de disparador na solicitação. Isso significa que, se você adicionar várias propriedades de disparador e todas elas falharem, você receberá várias mensagens de falha. É preciso adicionar a quantidade mínima de propriedades ou ações de disparador que ainda imporão sua lógica de negócios em uma solicitação.

    • Escopo da Validação da Solicitação: Selecione o contexto no qual a validação de uma solicitação será executada.
      • (padrão): A validação é avaliada no contexto do nó na ação da solicitação. A validação é acionada quando alterações são feitas no próprio nó.
      • Pai: A validação é avaliada no contexto do pai do nó na ação da solicitação. Quando um nó em uma hierarquia for alterado, o pai do nó na ação da solicitação será avaliado para quaisquer validações com o escopo de Pai.
      • Pai Anterior: A validação é avaliada no contexto do nó pai anterior (o pai do qual o nó foi movido) quando o pai está sendo alterado em uma solicitação.

        Note:

        Quando você define o escopo como Pai Anterior, a Ação do Trigger é definida como Mover e as Propriedades do Trigger são definidas como Nenhum. Não é possível alterar estas configurações.
      • Ambos os Pais: A validação é avaliada no contexto do nó pai anterior (o pai do qual o nó foi movido) e do novo pai (o pai para o qual o nó foi movido) quando o pai está sendo alterado em uma solicitação.

        Note:

        Quando o escopo é definido como Ambos os Pais, a ação Mover é adicionada às Ações do Trigger. Você pode especificar outras ações do trigger e propriedades do trigger. No entanto, o pai anterior será avaliado somente para ações mover.

      Observe o seguinte em relação ao escopo da validação da solicitação:

      • O escopo só é usado ao validar itens de solicitação. Ao validar pontos de vista ou exportações:
        • Se a validação tiver o escopo de Pai ou Ambos os Pais, a configuração do escopo será ignorada e a validação será executada usando o escopo (ou seja, a validação será executada no nó em que a validação estiver definida).
        • Se a validação tiver o escopo de Pai Anterior, ela não será executada durante a operação de validação.
      • As validações com escopo de Pai, Pai Anterior ou Ambos os Pais não são executadas ao validar solicitações para um ponto de vista de lista.
      • Durante a validação de solicitações, as ações e as propriedades do trigger são avaliadas com base na ação filha executada na solicitação. Por exemplo, uma validação com o escopo de Pai e uma propriedade do trigger de Core.Description são avaliadas sempre que a propriedade da descrição é atualizada em um nó filho do pai em questão.
    • Estado da Solicitação: Selecione o estado no qual validações personalizadas são executadas no contexto de uma solicitação:
      • Confirmado (Padrão): A validação é avaliada com relação a dados após as ações e itens de solicitação que foram aplicados ao ponto de vista. Nós que foram removidos ou excluídos na solicitação são excluídos ao avaliar condições de dados no estado Confirmado.
      • Visualizado: A validação é avaliada com relação a dados antes das ações e itens de solicitação que foram aplicados ao ponto de vista. Nós que foram removidos ou excluídos na solicitação são incluídos ao avaliar condições de dados no estado Visualizado.

        Note:

        Validações que usam o estado Visualizado são executadas somente na validação de itens de solicitação e não são executadas na validação de um ponto de vista.
    • Severidade: Selecione a severidade para a validação (Erro, Aviso, Ignorar) nos estágios Envio, Aprovação e Confirmação da Solicitação, bem como ao validar um ponto de vista e exportar uma dimensão. Consulte Configuração de Aplicação e Severidade de Validações.
    • Mensagem de Falha: insira a mensagem a ser exibida aos usuários caso a validação falhe.

      Tip:

      Ao configurar as mensagens de falha da validação, forneça o contexto da validação (nó ou pai) para ajudar a identificar o local do problema.
  5. Clique em Salvar.