Noções Básicas sobre Cadeias de Dados

Uma cadeia de dados é uma série de objetos de dados relacionados. Os nós disponíveis para usuários em um ponto de vista são definidos por sua cadeia de dados.

As configurações de objetos em uma cadeia de dados também definem as propriedades disponíveis de um ponto de vista.

A cadeia de dados consiste nos seguintes objetos de dados:

  • Aplicativo: um aplicativo de negócios que atende a um objetivo específico, como Oracle Financials Cloud General Ledger ou Planning, e inclui os dados empresariais a serem gerenciados.
    • Dimensão: uma dimensão de negócios de um aplicativo, como Account, Entity e Product.
      • Tipo de nó: um tipo de registro de dados empresarias em uma dimensão, como um valor de segmento do General Ledger, um membro de dimensão do Planning ou um mapeamento do General Ledger para o Planning. Cada tipo de nó define as características de um registro, que é chamado de . Uma dimensão pode consistir em um ou mais tipos de nó. Os nós e suas propriedades são armazenados em um tipo de nó.
      • Conjunto de Hierarquias: um conjunto de relacionamentos hierárquicos entre nós de determinados tipos em uma dimensão. Cada conjunto de hierarquias define os tipos de nós relacionados e as regras para essas hierarquias do conjunto. Um conjunto de hierarquias pode conter um ou mais Nós-raiz que definem os pontos de partida para relacionamentos hierárquicos no conjunto. Os relacionamentos e suas propriedades são armazenados em um conjunto de hierarquias.
      • Conjunto de Nós: um conjunto de nós em uma dimensão que tem uma estrutura específica, como uma Lista ou uma Hierarquia. Um conjunto de nós de lista pode consistir em um ou mais tipos de nó em uma lista sem formatação. Um conjunto de nós de hierarquia pode consistir em um conjunto de hierarquias e em um ou mais nós principais. Um nó principal de um conjunto de nós pode ser um nó-raiz do conjunto de hierarquias ou de um descendente de um nó-raiz.
    • Ponto de Vista: uma perspectiva de negócios de uma dimensão usada para um objetivo específico, como exibir uma lista de contas ou gerenciar uma hierarquia de produtos ou exportar uma estrutura de entidades. Os pontos de vista são organizados em uma ou mais exibições. Cada ponto de vista usa um conjunto de nós e controla como os usuários trabalham com dados desse conjunto de dados em uma exibição específica.
  • Exibição: um grupo de pontos de vista usados para um objetivo específico, como gerenciar dados para uma dimensão entre aplicativos e integrar dados com um sistema externo. Cada aplicativo utiliza uma exibição padrão para importar e exportar dados empresariais. Cada ponto de vista da exibição padrão representa os dados existentes no sistema externo. Os usuários podem definir suas próprias exibições adicionais a serem verificadas e gerenciadas em relação a objetivos de negócios específicos.

Nota:

Se você estiver familiarizado com conceitos de banco de dados relacional, os tipos de nós e os conjuntos de hierarquias são semelhantes porque armazenam dados, os conjuntos de nós são semelhantes a predicados de banco de dados ou a cláusulas "Where" porque selecionam os nós com que você deseja trabalhar, e os pontos de vista são semelhantes a views de bancos de dados porque fornecem a interface na qual os usuários trabalham com os dados.

Os objetos de dados são modulares; os tipos de nó, os conjuntos de hierarquia e os conjuntos de nós podem ser usados em várias cadeias de dados. Os objetos de dados têm os seguintes relacionamentos:

  • Um tipo de nó é usado por um ou mais conjuntos de hierarquias ou de nós.
  • Um conjunto de hierarquias utiliza um ou mais tipos de nó.
  • Um conjunto de hierarquias é utilizado por um ou mais conjuntos de nós.
  • Um conjunto de nós utiliza um conjunto de hierarquias.
  • Um conjunto de nós utiliza um ou mais tipos de nó.

    Nota:

    Se o conjunto de nós utilizar um conjunto de hierarquias, os tipos de nó serão herdados do conjunto de hierarquias.
  • Um conjunto de nós é utilizado por um ou mais pontos de vista.
  • Um conjunto de pontos de nó utiliza um conjunto de nós.

Exemplo de Dimensão com Várias Cadeias de Dados

Para compreender o relacionamento de dimensões e objetos de dados, considere o seguinte exemplo:

  • O usuário está trabalhando com um dimensão Employees e precisa criar um ponto de vista alternativo que modele os resultados de uma reorganização.
  • Para criar o ponto de vista para o ponto de vista alternativo, faça o seguinte:
    1. Reutilize o tipo de nó usado na cadeia de dados do ponto de vista associado.
    2. Crie um novo conjunto de hierarquias que faça referência ao tipo de nó.
    3. Crie um novo conjunto de nós que faça referência ao conjunto de hierarquias.

Os objetos de dados usados nas cadeias de dados são designados à dimensão Employees, como mostrado no seguinte diagrama:


Mostra o relacionamento de dimensões e objetos de dados conforme descrito nos parágrafos anteriores.

Nota:

O ponto de vista alternativo, seu conjunto de hierarquias e seu conjunto de nós não estão associados a uma dimensão; portanto, não são necessários para conformidade com as regras de associação. O tipo de nó neste exemplo está em conformidade com as regras de associação da dimensão, apesar de ela fazer parte do ponto de vista pertencente ao ponto de vista alternativo. Isso acontece porque o tipo de nó também faz parte da cadeia de dados do ponto de vista associado.

Para obter mais informações, consulte: