Etapas do Administrador

Como administrador, configure uma exibição com o ponto de vista de origem, destino e mapeamento no qual o usuário trabalhará à medida que mapeia os dados.

Pré-requisitos do Administrador

Você deve ter a função Aplicativo - Criar para registrar os aplicativos. Depois de registrar os aplicativos, você receberá a permissão Proprietário para o aplicativo e a exibição padrão. Você também deve ter a função Exibições - Criar para criar pontos de vista e exibições de manutenção.

Processo do Administrador

  1. Registrar e importar os aplicativos de origem e de destino.
  2. Crie uma associação de mapa. Isso também cria um conjunto de hierarquias, um conjunto de nós e um ponto de vista de mapeamento.
  3. Crie uma exibição de manutenção com pontos de vista com a dimensão de origem e a de destino e o ponto de vista de mapeamento.
  4. Definir uma chave de mapeamento.
  5. Conceda a permissão Gerente de Dados ao aplicativo de destino e dê ao usuário o nome do local da chave de mapeamento.

Etapas Detalhadas do Administrador

Registrar e importar aplicativos e dimensões

Para registrar e importar aplicativos e dimensões:

  1. Registre o aplicativo do General Ledger e importe a dimensão de conta do General Ledger, que é a dimensão de origem. Consulte Como Trabalhar com Aplicativos Universais.

    Nota:

    São criados um ponto de vista, um conjunto de nós, um conjunto de hierarquias, um tipo de nó e uma exibição padrão com o nome GL Account. O ponto de vista GL Account, um conjunto de nós, um conjunto de hierarquias e um tipo de nó são associados à dimensão GL Account.
  2. Registre o aplicativo do Planning e importe a dimensão de conta do Planning, que é a dimensão de destino. Consulte Como Trabalhar com Aplicativos do Planning e de Formato Livre.

    Nota:

    São criados um ponto de vista, um conjunto de nós, um conjunto de hierarquias, um tipo de nó e uma exibição padrão com o nome Planning Account. O ponto de vista Planning Account, um conjunto de nós, um conjunto de hierarquias e um tipo de nó são associados à dimensão Planning Account.

Crie tipos de nó de origem para a associação de mapa.

Nota:

Você deve criar novos tipos de nós porque não é possível usar os tipos de nós de origem nos aplicativos de origem. Tipos de nós são específicos de dimensões e aplicativos.

  1. Crie tipos de nós, usando a dimensão de destino, para manter os nós de origem no ponto de vista de mapeamento. Consulte Como Criar um Tipo de Nó.
  2. Crie conversores de tipo de nó para converter tipos de nó de cada aplicativo de origem para os tipos de nós que você criou na etapa 1 acima. Consulte Como Trabalhar com Conversores de Tipo de Nó.
  3. Como opção, adicione a propriedade Core.Change.Sign aos tipos de nó de origem se estiver mapeando nós que requerem uma alteração de sinal ao transferir dados numéricos entre aplicativos (por exemplo, se você estiver mapeando um ativo para um passivo).

Crie uma associação de mapa

Crie uma associação de mapa para associar nós de origem a nós de destino Consulte Criação de uma Associação de Mapa.

Ao adicionar tipos de nó à associação de mapa, adicione todos os tipos de nós de destino para os quais deseja mapear, bem como os tipos de nós de origem que você criou para o ponto de vista de mapeamento.

Configure uma exibição de manutenção

Configure uma exibição de manutenção para conter os pontos de vista de origem e de destino.

  1. Crie a exibição de manutenção. Consulte Criação de uma Exibição.
  2. Adicione o ponto de vista de origem com o conjunto de nós da Conta do GL.
  3. Adicione o ponto de vista de destino com o conjunto de nós da Conta do Planning.
  4. Adicione o ponto de vista de mapeamento que foi criado quando você criou a associação de mapa.
  5. Cie um nó superior para o ponto de vista de mapeamento usando o tipo de nó de destino.

    Isso mantém o número de nós superiores em um mínimo. Por exemplo, atribua a esse nó o nome Account Mappings e, em seguida, arraste e solte as contas de destino abaixo dele.

    Essa imagem mostra o ponto de vista de mapeamento com o nó superior Mapeamentos da Conta.
    Imagem da exibição de manutenção mostrando o nó superior Account Mapping.

Associe o ponto de vista de destino à dimensão de destino

Para que você possa criar a chave de mapeamento e exportar os dados de mapeamento usando a exibição de manutenção, ela deverá conter o ponto de vista de mapeamento e o ponto de vista associado à dimensão de destino. Na exibição de manutenção, o ponto de vista de destino foi criado fora de um registro de aplicativo e, por padrão, não está associado à dimensão de destino. Para o associar um ponto de vista de destino, edite a associação existente na dimensão de destino e altere-a para apontar para o ponto de vista de destino. Consulte Identificação de Objetos Associados a Dimensões.

Crie a chave de mapeamento

A chave de mapeamento define quais tipos de nós da origem são mapeados para os tipos de nó do destino. Para definir a chave de mapeamento:

  1. Crie uma Chave de Mapeamento para definir quais tipos de nó são mapeados entre si. No ponto de vista de mapeamento, especifique o tipo de nó de origem: Conta do Acquired GL e o tipo de nó de destino: Conta do Planning. Consulte Definição de Chaves de Mapeamento.

  2. Defina o Nome do Local como MapGLtoPlanning.

Forneça Informações ao Usuário

Forneça as seguintes informações ao usuário:

  • O nome da exibição de manutenção na qual o trabalho será feito.
  • Permissão Participante (Gravação) para o aplicativo de destino, consulte Como Atribuir Permissões de Aplicativo.
  • O nome do local da chave de mapeamento, MapGLtoPlanning, a ser usada durante a exportação.

    Nota:

    Para ver as etapas do usuário, consulte Etapas do Usuário.