19 Como Trabalhar com Aplicativos

Em todos os tipos de aplicativo, exceto nos aplicativos de Usuários, você pode usar um aplicativo Oracle Fusion Cloud Enterprise Data Management para gerenciar os dados empresariais de um aplicativo externo. Todo o trabalho nos dados envolve os pontos de vista de um aplicativo e os objetos de dados relacionados.

Há diferentes tipos de aplicativo, consulte Noções Básicas sobre Tipos de Aplicativo. Nem todos os princípios e recursos de aplicativos que são descritos neste tópico se aplicam aos aplicativos de Usuários. Para obter detalhes, consulte Como Trabalhar com Aplicativos de Usuários.

Nota:

  • Um aplicativo externo é um sistema ou um aplicativo que contém dados empresariais com os quais você precisa trabalhar. Por exemplo, o Planning é um aplicativo externo.
  • Um aplicativo externo pode ser qualquer origem de dados que contém dados empresariais. Por exemplo, você pode usar tabelas de banco de dados, planilhas e arquivos de texto como aplicativos externos.

Vídeos

Sua meta Assistir a este vídeo

Saiba como trabalhar com aplicativos.

ícone de vídeo Visão geral: Noções Básicas sobre Aplicativos no Enterprise Data Management Cloud

A seguinte lista descreve as principais funções de um aplicativo:

  • Garante que os dados estão em conformidade com os requisitos do aplicativo externo. Por exemplo, um aplicativo especifica quais propriedades estão disponíveis e se elas são necessárias.
  • Apresenta dados aos usuários de acordo com os seus requisitos. Por exemplo, você pode configurar um aplicativo para disponibilizar subconjuntos dos nós de uma dimensão disponíveis para diferentes usuários.
  • Importa dados empresariais de um aplicativo externo usando um arquivo delimitado por vírgulas. Os dados empresariais do Planning também podem ser importados de um aplicativo externo usando uma conexão.
  • Exporta dados empresariais para um aplicativo externo usando um arquivo delimitado por vírgulas. Os dados empresariais do Planning também podem ser exportados para uma caixa de entrada de aplicativo externo usando uma conexão.

Nota:

Todos os tipos de aplicativos suportam a importação e exportação a partir de arquivos delimitados por vírgula.

Para os aplicativos do Planning, se inserir informações de conexão com um aplicativo externo válidas durante o registro, você poderá importar e exportar a partir da caixa de entrada do aplicativo externo usando uma conexão. Em seguida, você pode importar esse arquivo no seu aplicativo do Planning.

Para aplicativos General Ledger do Oracle Financials Cloud, se você inserir informações de conexão com um aplicativo externo válidas durante o registro, você poderá exportar para o servidor do aplicativo externo usando uma conexão. Depois, você pode importar esse arquivo para o seu aplicativo General Ledger do Oracle Financials Cloud.

Você pode registrar aplicativos para diversos tipos de aplicativo. Por exemplo, há um tipo de aplicativo para o Planning. Consulte Noções Básicas sobre Tipos de Aplicativo.

Quando você registra um aplicativo, o processo de registro define configurações, dimensões e propriedades e cria objetos de dados usados para trabalhar com dados. Consulte Noções Básicas sobre o Registro de Aplicativos.

Após registrar o aplicativo, você poderá executar as tarefas listadas na tabela a seguir.

Tabela 19-1 Tarefas do Aplicativo

Tarefa Mais Informações
Modificar as configurações de um aplicativo registrado. Por exemplo, você pode adicionar uma dimensão a um aplicativo. Noções Básicas sobre a Modificação de Aplicativos
Importar dados de um aplicativo externo. Importação de Dimensões
Exportar dados para um aplicativo externo. Exportação de Dimensões
Verificar as configurações de um aplicativo. Por exemplo, você pode examinar as configurações de uma dimensão. Inspeção de Aplicativos

Nota:

Se você estiver trabalhando com dados empresariais de vários aplicativos externos, poderá registrar um aplicativo do Cloud EDM para cada aplicativo externo. Consulte Noções Básicas sobre Aplicativos e Compartilhamento de Dados.