Este tópico traz alguns exemplos de opções de extração diferentes, como os filtros de nó e antecessores, a profundidade máxima e as opções de balancear preenchimento para ilustrar formas diferentes de usar extrações geracionais.
Tip:
Uma hierarquia balanceada é aquela na qual todos os nós inferiores estão no mesmo nível.
Uma hierarquia desbalanceada (ou hierarquia natural) é aquela na qual todos os nós inferiores estão em níveis diferentes.
Você pode os campos Profundidade Máxima e Opção Balancear Preenchimento para balancear uma hierarquia desbalanceada repetindo o pai, nó ou nó superior para colocar todos os nós inferiores no mesmo nível. Isso é ilustrado em Exemplo 2: Uso da Opção Balancear Preenchimento em uma Hierarquia Desbalanceada.
Exemplo 1: Filtros de Nó e Antecessor em uma Hierarquia Balanceada
Neste exemplo usaremos os filtros de nó e antecessor para extrair um relatório de representantes de vendas por região. Usaremos um filtro de nó para retornar apenas nós de nível inferior e usaremos um filtro de antecessor para reduzir o relatório por meio da filtragem dos estados para obter um relatório por região. Por ser uma hierarquia balanceada, não precisaremos usar a Opção Balancear Preenchimento.
Para este exemplo, usaremos uma hierarquia que tem um nó superior chamado Representante de Vendas por Território (RVT) com vários nós regionais abaixo dele: Meio-Oeste (MO), Nordeste (NE), Sudeste (SE), Sudoeste (SO) e Oeste (O). Cada região tem uma série de estados abaixo dele (Iowa, Illinois, Indiana, Michigan, e Ohio abaixo de Meio-Oeste, por exemplo), e cada estado tem uma lista de representantes de vendas como nós inferiores:
Vamos começar extraindo os nomes dos nós e seus antecessores adicionando Core.Name
aos antecessores e Core.Name
ao nós para a extração (veja as colunas na imagem em destaque abaixo).
Observe que várias linhas na extração terão informações que não são úteis no nosso relatório. Por exemplo, as linhas 2, 3 e 4 contêm informações de antecessores, mas não nos nós inferiores que têm as informações de representantes de vendas que nós procuramos. Podemos usar uma expressão de filtro de nó (exibido em baixo relevo) para retornar apenas nós de nível inferior.
A seguir, queremos reduzir a nossa extração para exibir os representantes de vendas por região, mas não por estado. Isso exige duas alterações na nossa extração. Primeiro, precisamos identificar o nível antecessor no qual as informações de estado serão armazenadas. Fazemos isso especificando a profundidade máxima (veja o baixo relevo) para que a extração adicione informações de cabeçalho a cada coluna. Agora as colunas A, B, C e D têm cabeçalhos que identificam o nome dos níveis e do nó.
Agora que sabemos que as informações dos estados estão no antecessor nível 3, podemos adicionar um filtro de antecessores para filtrar o nível 3 e retornar as informações regionais que procuramos. O filtro de antecessores é exibido em baixo relevo. Lembre-se de que agora que estamos filtrando um nível, precisamos alterar a nossa Profundidade Máxima para 3 em vez de 4.
Finalizamos o nosso relatório adicionando algumas colunas adicionais, como ID do Funcionário, Data de Início e Cargo (veja o baixo relevo), e usando cabeçalhos personalizados para identificar as informações no relatório.
Exemplo 2: Uso da Opção Balancear Preenchimento em uma Hierarquia Desbalanceada
A seguir, vamos ver um exemplo de como usar a Opção Balancear Preenchimento para balancear uma hierarquia desbalanceada. Desta vez, usaremos uma hierarquia da Conta. Os nós inferiores 1770 Goodwill Asset
e 7110 Advertising
estão em níveis diferentes na hierarquia.
Quando extraímos esta hierarquia com uma profundidade máxima de 8, as colunas para os níveis 5, 6 e 7 para o nó inferior 1770 Goodwill Asset
contêm valores nulos, tornando esta hierarquia desbalanceada.
Selecionamos Repetir Pai em Opção Balancear Preenchimento para preencher a hierarquia com o nome e a descrição do pai onde não há valores (área destacada em vermelho abaixo). Agora a hierarquia está balanceada.