Definição de um Driver de Regra de Alocação

A definição de driver informa o sistema como dividir os dados de origem entre os destinos.

Selecione uma opção para especificar como alocar os dados:

  • Alocar por Igual: Aloca dados igualmente entre todos os destinos.

  • Especificar Local de Driver: Usa um driver para determinar as porcentagens para alocar a cada destino. Se um destino não tiver valor de driver, ele não receberá alocação.

Se você optar por usar um driver para determinar as proporções de alocação, observe o seguinte:

  • Todas as dimensões no banco de dados estão disponíveis para uso como um driver, independentemente de um Contexto do Conjunto de Regras ou um Contexto do Modelo ter sido ativado para a regra. (Consulte Compreensão do Contexto de Modelo e Conjunto de Regras.)

  • Além das dimensões Entidade e Conta, da dimensão opcional Moeda e de qualquer dimensão personalizada exigida para criar uma regra, as dimensões Anos, Período, Cenário e PDV da Versão, bem como as dimensões do sistema PCM_Balance e PCM_Rule, são disponibilizadas para seleção do driver.

    • As dimensões de PDV permitem que você use um valor de dados de outro PDV para o driver.

    • A dimensão PCM_Rule permite que você use um valor de dados gerado por uma regra anterior para o driver.

    • A dimensão PCM_Balance geralmente é usada em combinação com a dimensão PCM_Rule. Quando uma regra é executada, ela grava o resultado na interseção do membro da regra e nos membros de saldo Alocação Dentro ou Alocação Fora.

Todas as dimensões, com exceção das dimensões do sistema, são inicialmente definidas para Igual a Destino. PCM_Rule é definida para NoRule e PCM_Balance é definida para Input. Essas são as configurações padrão. Deixe as dimensões em seus valores padrão se desejar que o valor do driver seja usado como referência pelos locais de destino definidos na aba Origem/Destino.

Se desejar que o valor do driver seja referenciado por um membro fixo que seja diferente do local de destino, você pode ter somente uma seleção de membro de driver por dimensão, e este deve ser um membro único. Ele pode ser um membro de nível superior ou um membro de nível 0, mas você pode ter somente uma seleção por dimensão.

Para alterar a referência de local do driver para um membro fixo:

  1. Clique no valor Igual a Destino ao lado de uma dimensão e clique em Ícone Chamar Seletor de Membros.

    Se você estiver especificando um membro fixo para a dimensão PCM_Balance, clique no valor padrão Entrada e selecione Remover Entrada. O valor do driver muda para Igual a Destino. Clique em Igual a Destino e em Ícone Chamar Seletor de Membros.

    Se você estiver especificando um membro fixo para a dimensão PCM_Rule, clique no valor padrão NoRule e selecione Remover NoRule. O valor do driver muda para Igual a Destino. Clique em Igual a Destino e em Ícone Chamar Seletor de Membros.

  2. Na caixa de diálogo Selecionar Membros, selecione o membro de dimensão que será usado para calcular a alocação. Consulte Como Usar o Seletor de Membros.

    Você pode selecionar somente um membro por dimensão para o driver. O membro selecionado pode ser um membro de nível superior ou um membro de nível 0.

    Se preferir, você pode clicar em Ícone do Editor de Membros da Dimensão de Driver à direita do cabeçalho Especificar Local de Driver e inserir os membros a serem usados como o driver no Editor de Membros da Dimensão. Os membros serão adicionados às dimensões às quais foram atribuídos quando as dimensões foram criadas. Consulte Adição de Membros a uma Dimensão.