Compreensão do Contexto de Modelo e Conjunto de Regras

Se estiver criando um grande número de regras, você poderá usar os Contextos do Conjunto de Regra e do Modelo para definir seleções de membro padrão para dimensões que usarão o mesmo membro para todas as regras no modelo ou conjunto de regras. Isso poupa você de ter que selecionar os mesmos membros para uma dimensão todas as vezes que a dimensão é usada em uma regra.

Vamos considerar um exemplo usando o aplicativo de amostra BksML50 que é fornecido com o Enterprise Profitability and Cost Management. Além das dimensões Entidade e Conta exigidas no Enterprise Profitability and Cost Management, o aplicativo de amostra inclui as dimensões personalizadas Cliente, Atividade, Driver e Produto. Assim, para cada regra criada no aplicativos de amostra, é preciso selecionar membros para Entidade, Conta, Cliente, Atividade, Driver e Produto. Consulte Requisitos de Dimensão e Membro ao Criar Regras.

Para este exemplo, configuraremos um modelo e um conjunto de regras como se segue:

  • Modelo: 10 Processo de Alocação Real

  • Conjunto de Regras: Alocações de Despesas de Ocupação

Comece configurando o modelo 10 Processo de Alocação Real. Neste exemplo, podemos configurar o Contexto do Modelo para selecionar membros padrão para qualquer uma das dimensões: Entidade, Conta, Cliente, Atividade, Driver e Produto.

Tela Criar Modelo com Entidade, Conta, Cliente, Atividade, Driver e Produto exibidos na lista suspensa

À medida que você considera os tipos de cálculo que fará, pense se faz sentido restringir os cálculos para membros específicos de qualquer uma dessas dimensões.

Neste exemplo, as alocações ou os cálculos personalizados afetarão todos os clientes, atividades, produtos, entidades e várias contas no mesmo ponto. Sobra a dimensão Driver. Suponha que Driver tenha apenas um membro, e há apenas uma regra que usa esse membro. Uma vez que o Driver será usado somente em uma regra, você poupará seu tempo no processo de modelagem ao criar um Contexto do Modelo que define a seleção padrão para a dimensão Driver.

Contexto do Modelo com Driver selecionado

Uma vez que não estamos atribuindo um membro de banco de dados real à dimensão Driver, selecionaremos NoDriver para a seleção de membro padrão. NoDriver é um membro que preenche o requisito de que cada dimensão deve ter um membro, mesmo se a dimensão não for usada na regra. (O membro NoDriver foi configurado e adicionado à dimensão personalizada Driver quando a dimensão Driver foi criada.)

Nesse ponto, nossas seleções de contexto são:

Planilha do Excel mostrando No Driver selecionado para o contexto do Modelo

A próxima etapa é criar o conjunto de regras Alocações de Despesa de Ocupação. Nesse conjunto de regras, desejamos usar o Contexto do Modelo que definimos quando criamos o modelo 10 Processo de Alocação Real, no qual definimos a dimensão Driver para NoDriver. Para isso, selecionaremos Usar Contexto do Modelo na guia Definição na página Criar Conjunto de Regras.

Página Criar Conjunto de Regras para Alocações de Despesa de Ocupação com Usar Contexto do Modelo selecionada

Além de usar o Contexto do Modelo, podemos criar um Contexto do Conjunto de Regras para definir membros padrão para qualquer uma das dimensões Entidade, Conta, Cliente, Atividade e Produto. (Observe que a dimensão Driver não está disponível para seleção no Contexto do Conjunto de Regras. Isso porque ativamos o Contexto do Modelo, que tem NoDriver definido para a dimensão Driver. Qualquer dimensão definida no Contexto do Modelo não estará disponível para seleção no Contexto do Conjunto de Regras.)

Página Criar Conjunto de Regras com Entidade, Consta, Cliente, Atividade e Produto exibidos na lista suspensa

Uma vez que estamos criando regras para o conjunto de regras Alocações de Despesa de Ocupação, não moveremos dados nas dimensões Atividade, Produto ou Cliente, mas moveremos dados nas dimensões Entidade e Conta. Uma vez que as dimensões Atividade, Produto e Cliente não se aplicam às regras que criaremos no conjunto de regras, definiremos o Contexto do Conjunto de Regras para Nenhuma Atividade, Nenhum Cliente e Nenhum Produto para essas dimensões.

Contexto do Conjunto de Regras com Nenhuma Atividade, Nenhum Cliente, Nenhum Produto

Como fizemos com a seleção de NoDriver que definimos no Contexto do Modelo, estamos atribuindo esses membros "No<dimname>" para preencher o requisito de que cada dimensão deve ter um membro mesmo se a dimensão não se aplicar na regra. Fazer essas seleções no Contexto do Conjunto de Regras significa que você não terá que selecionar membros para essas dimensões em novas regras que criar no conjunto de regras.

Nesse ponto, nossas seleções de contexto são:

Seleção de dimensão Contexto da Regra mostrada em uma planilha do Excel

Agora estamos prontos para criar as regras no conjunto de regras Alocações de Despesa de Ocupação. Para cada regra que criamos nesse conjunto de regras, selecionaremos Usar Contexto do Conjunto de Regras.

Opções para criar uma regra com Usar Contexto do Conjunto de Regras selecionada

Lembre-se de que o Contexto do Conjunto de Regras neste exemplo inclui as dimensões Atividade, Cliente e Produto. Além disso, o Conjunto de Regras também usa o Contexto do Modelo, que define um valor padrão para a dimensão Driver. Portanto, quando chegamos à tela de definição no nível de regra, veremos somente as opções para selecionar membros para Entidade e Conta.

Página Criar Regra de Alocação com Entidade e Conta exibidas

Página Criar Regra Personalizada com Entidade e Conta exibidas

Nesse ponto, nossas seleções de contexto são:

Seleções da dimensão Regra mostradas em uma planilha do Excel

Se estiver criando uma regra em que, ou o Contexto do Modelo, ou o Contexto do Conjunto de Regras não se aplica, você poderá desativar essas seleções. No nível de Regra, você trata exceções desmarcando Usar Contexto do Conjunto de Regras. No nível de Conjunto de Regras, as exceções são tratadas desmarcando Usar Contexto do Modelo. Observe que, uma vez que Contexto do Conjunto de Regras também inclui o Contexto do Modelo, se você desmarcar Usar Contexto do Conjunto de Regras, também desmarcará Usar Contexto do Modelo.

Em nosso exemplo, desmarcar Usar Contexto do Conjunto de Regras faz com que todas as dimensões no aplicativo sejam exibidas na guia Origem/Destino para regras de alocação e na guia Destino para regras personalizadas. Especificamente, além das dimensões Entidade e Conta, agora as dimensões Atividade, Cliente e Produto no Contexto do Conjunto de Regras são exibidas, e a dimensão Driver no Contexto do Modelo é exibida.

Criar a aba Origem/Destino da Regra de Alocação com todas as dimensões exibidas

Guia Destino em Criar Regra de Alocação exibindo todas as dimensões

Agora, vamos considerar o que aconteceria se você configurasse regras no aplicativo de amostra BksML50 e não definisse um Contexto do Modelo e um Contexto do Conjunto de Regras. Cada regra ainda precisaria das seis dimensões definidas para a origem e o destino nas regras de alocação ou para o destino nas regras personalizadas. Se você não definisse um contexto do conjunto de regras e do modelo, seria preciso selecionar membros manualmente para todas as dimensões, para cada regra criada. Se seu conjunto de regras contivesse 200 regras e todas elas usassem as mesmas dimensões, seria mais eficiente definir os membros para suas dimensões no Contexto do Conjunto de Regras do que selecionar quando definisse cada regra.