Um formulário de dados de Rastreamento contém os valores de dimensão que você quer rastrear usando o diagrama de Sankey. Em um formulário de dados de Rastreamento, a primeira dimensão na linha é seu ponto de início no diagrama de rastreamento, e as dimensões subsequentes são as dimensões adicionais pelas quais você pode rastrear os valores. Aqui, o dinheiro flui da dimensão mais à direita para a dimensão mais à esquerda.
Alocação Dentro (a dimensão de coluna na última célula) é onde você rastreia a movimentação de dinheiro. O dinheiro flui da dimensão mais à direita para a dimensão mais à esquerda. Você pode restringir o rastreamento de dados fazendo seleções das dimensões de ponto de vista (por exemplo, na figura acima, Nenhum cliente está selecionado para a dimensão de ponto de vista Cliente). Isso permite rastrear o fluxo de dinheiro antes que ele seja enviado para os clientes.
No designer do formulário de dados abaixo, PCM_Allocation In é o membro padrão. PCM_Allocation In é um membro na dimensão PCM_Balance no qual você acompanha valores publicados pela regra de alocação. Alocação Dentro é um fluxo de entrada de valores. Aqui, você pode rastrear o membro PCM_Allocation dentro e decidir entre quais dimensões você quer rastrear. Em um formulário de dados de Rastreamento, essas dimensões são exibidas em linhas.
Neste exemplo, para a primeira dimensão de linha, um produto específico B1001 (Barco Padrão) é selecionado. Esse é ponto de início no diagrama de Rastreamento. Como uma melhor prática, selecione um valor específico para a primeira dimensão de linha para que o diagrama de Rastreamento gerado não seja grande e complexo demais.
Para funções (na dimensão de Atividade) que são realizadas para o produto, ILvl0Descendants (Activity) está selecionado. ILvl0Descendants (Entity) está selecionado para departamentos ou centros de custo na dimensão Entidade que realiza essas funções. ILvl0Descendants (NetIncome) está selecionado para os fundos reais rastreados.
Como uma melhor prática, você pode desenvolver um formulário de dados de maneira que limite o número de pontos (nós) no diagrama. Isso permite gerar um diagrama de rastreamento simplificado. É possível fazer isso selecionando um intervalo mais restrito de dimensões. Por exemplo, selecione descendentes de nível 0 de todas as atividades (dimensão da linha exibida na segunda coluna do formulário de dados), selecione dimensões com membros limitados ou selecione dimensões em que você possa limitar o número de linhas de nível 0 que aparecem. Isso permite dimensionar os resultados do formulário de dados, permitindo uma visualização mais realista. Para ver mais informações sobre a seleção de membros, consulte Como Usar o Seletor de Membros.
O seguinte diagrama é gerado a partir do formulário de dados acima:
Neste exemplo, B1001 no formulário de dados é o produto Barco Padrão e é exibido como o ponto de início no diagrama. Valores pertencentes a cada nó no diagrama vêm de valores no formulário de dados que você criou. A dimensão mais à direita (valor real) no formulário de dados é onde o fluxo de dinheiro começou, e a dimensão mais à esquerda (o produto Barco Padrão) é o destino final do dinheiro.