Sobre Relatórios e Objetos Compartilhados

Relatórios compartilhados são um tipo de artefato que designa todos os objetos do relatório (Grades, Gráficos, Caixas de texto e Imagens) no relatório compartilhado como objetos compartilhados. Objetos compartilhados podem ser inseridos em outros relatórios, fornecendo um único ponto de manutenção para os objetos inseridos dentro do relatório compartilhado. Se um objeto compartilhado for atualizado em seu relatório compartilhado de origem, todos os relatórios assinantes em que o objeto foi inserido serão atualizados para refletir as atualizações do objeto.

Por exemplo, quando uma caixa de texto e um objeto de imagem em um relatório compartilhado são inseridos em outros dez relatórios, se a caixa de texto e o objeto de imagem forem atualizados no Relatório Compartilhado, os dez relatórios assinantes também refletirão as mudanças


diagrama de relatório compartilhado

Você pode mudar o layout (tamanho e posicionamento) dos objetos compartilhados inseridos. Mudanças no layout feitas em objetos compartilhados em seu relatório compartilhado de origem não serão propagadas nos objetos compartilhados inseridos em um relatório assinante.

Não é possível editar objetos compartilhados inseridos, pois todas as propriedades específicas do objeto são somente visualização no relatório assinante. No entanto, objetos compartilhados inseridos podem ser desvinculados do objeto compartilhado de origem para que o objeto compartilhado inserido em um relatório se torne uma cópia do objeto compartilhado de origem e não seja mais vinculado ao objeto compartilhado original.

Os objetos salvos (Grades, Caixas de texto e Imagens) no Financial Reporting serão migrados para um relatório compartilhado como cada um dos objetos migrados do Financial Reporting. Os objetos de Gráfico do Financial Reporting não contêm a definição de gráfico nem as informações de grades relacionadas. Portanto, não há suporte para migrá-los para o componente Relatórios.

Note:

Após a migração dos objetos salvos do Financial Reporting nas implantações da Plataforma EPM Cloud, os Relatórios Compartilhados migrados precisarão ser abertos no modo de edição e salvos novamente para evitar erros de inserção de objeto.

Por exemplo, se houver no Financial Reporting uma grade e uma caixa de texto salvos (MyGrid e MyTextBox), ao migrar os objetos, dois relatórios compartilhados serão criados, cada um contendo um único objeto. O relatório compartilhado MyGrid conterá a grade migrada, e o relatório compartilhado MyTextBox conterá a caixa de texto.

Ao usar a opção Salvar Como em um relatório e selecionar Salvar Como Relatório Compartilhado, um relatório compartilhado é criado. Relatórios compartilhados podem ser exportados de um ambiente e importados em outro pela exportação/importação de Biblioteca nativa no Narrative Reporting.

Note:

  • Relatórios compartilhados não podem ser inseridos em Pacotes de Relatórios, Livros ou Definições de Intermitência.
  • Não há propriedade para reverter um Relatório Compartilhado em um Relatório regular. Depois que um relatório for salvo como um Relatório Compartilhado, você não poderá mudar ou remover o Tipo de Artefato Compartilhado atribuído a um relatório, a não ser que realize uma ação Salvar Como com Salvar Como Relatório Compartilhado desmarcado.

Para inserir objetos compartilhados em um relatório, selecione Compartilhado em um dos menus Inserir, escolha o Relatório Compartilhado desejado para ver uma lista de objetos compartilhados contidos nele e selecione um ou mais objetos compartilhados para inserir.

Ao inserir objetos compartilhados em um relatório, os objetos são inseridos automaticamente na mesma seção do relatório (Cabeçalho, Corpo do Relatório, Rodapé) em que estão contidos no relatório compartilhado de origem. Por exemplo, se uma caixa de texto e uma imagem estiverem no Cabeçalho no relatório compartilhado de origem, ao inserir esses objetos em um relatório, eles serão inseridos automaticamente no Cabeçalho do relatório.

Ao inserir grades compartilhadas em um relatório:

  • Seleções e opções de POV são incluídas na grade no relatório assinante, a menos que já exista uma grade no relatório assinante. Nesse caso, as seleções e as opções de POV da grade existente serão usadas. Nessa situação, uma dimensão de POV da grade compartilhada será usada apenas se a dimensão não estiver presente no relatório assinante.
  • As Seleções Salvas, caso existam na grade compartilhada, são incluídas na grade no relatório assinante, a menos que haja uma Seleção Salva com o mesmo nome já existente no relatório assinante.

Ao inserir um gráfico compartilhado em um relatório, se a grade de origem do gráfico ainda não tiver sido inserida no relatório, a grade de origem compartilhada será inserida automaticamente na planilha oculta. Se a grade de origem do gráfico ou uma grade com o mesmo nome da grade de origem já tiverem sido inseridas no relatório, o gráfico será vinculado à grade de origem existente no relatório.

Ao inserir em um relatório uma caixa de texto compartilhada, que está configurada como uma caixa de texto Nota, o POV Nomeado da caixa de texto Nota também será inserido no relatório.

Relatórios assinantes contendo objetos compartilhados podem ser inseridos em um Pacote de Relatórios como Doclets de Referência ou Doclets (somente pacotes de relatório em PDF). Se os relatórios assinantes forem inseridos no Pacote de Relatórios como vinculados (ao relatório na Biblioteca), os objetos compartilhados permanecerão vinculados ao seu relatório compartilhado de origem. Se os relatórios assinantes forem inseridos como desvinculados ou armazenados no pacote de relatórios, os objetos compartilhados serão desvinculados de seu relatório compartilhado de origem.

Para ver uma lista de limitações e comportamentos ao usar relatórios e objetos compartilhados, consulte Limitações e Comportamentos para Relatórios e Objetos Compartilhados.