Para começar a usar a formatação, texto e/ou supressão condicional, primeiro defina a condição no painel Propriedades Condicionais. Para mais informações sobre os critérios e parâmetros disponíveis para cada tipo de formato ou supressão condicional, consulte Parâmetros e Critérios de Formatação, Texto e Supressão Condicionais.
Note:
Ao definir uma condição que testa valores de dados, como Valor da Célula, Valor da Linha, Valor da Coluna ou Valor da Célula Atual, em Propriedades da Tabela, você especifica se a formatação e a supressão condicionais devem usar valores brutos de dados escalonados ou não em uma condição usando a propriedade da tabela Usar valor escalado/arredondado.
O padrão é Verdadeiro, o que significa que os valores de dados formatados e escalados são usados dentro da condição. Por exemplo, se um valor de dados "125.016.551" de uma célula for escalonado para milhares e essa célula exibir "125.016", o valor "125.016" será usado conforme a condição.
Se a propriedade for definida como Falso, o valor dos dados não escalonados e subjacentes será usado dentro da condição. Essa configuração se aplica a toda formatação e supressão condicionais da tabela.
Para definir uma condição:
Selecione a área da tabela na qual você deseja adicionar um formato condicional (células, linhas ou colunas) ou supressão condicional (linhas ou colunas).
Nas Propriedades da Tabela, clique em .
Execute uma ação:
Para criar um formato e/ou texto condicional, clique em Formatos/Texto e em
Para criar uma supressão condicional, clique em Supressões e, então, em
Informe um nome descritivo para o formato/texto ou a supressão condicional no campo Nome. O nome deve ser exclusivo para a tabela.
Note:
Você não precisa especificar nada no campo Aplica-se a. Depois que você criar a condição, o campo Aplica-se a listará as áreas da tabela que você identificou na etapa 1. Você pode modificar os valores no campo Aplica-se a para alterar a área da tabela em que deseja aplicar a condição.
No construtor de expressões, clique em Atributo e selecione um atributo que você deseja testar. Por exemplo, você pode fazer o teste no valor da célula atual ou em um valor de atributo.
Depois de selecionar umAtributo, os campos Qualificador e Operador serão alterados para refletirem os parâmetros disponíveis.
Se aplicável, especifique um Qualificador. Por exemplo, se você selecionou Valor de Atributo para o tipo, informe o nome do valor de atributo que deseja testar como qualificador.
Selecione um Operador.
Para condições numéricas (valores de dados), use um operador numérico (igual a, não igual a, maior que, menor que e assim por diante).
Para condições textuais (por exemplo, Valor de Atributo), use um operador textual (começa com, termina com e assim por diante).
Selecione ou informe um Qualificador à Direita, que é a condição que você está testando.
Para qualificadores numéricos, você pode usar delimitadores e o sinal negativo (-). Todos os outro prefixos e sufixos serão ignorados.
Para qualificadores textuais (como Valor de Atributo), informe manualmente a sequência de texto que você deseja testar.
Note:
O Seletor do Membro não está disponível no construtor de expressões.
Opcional: Clique em para inserir linhas de condição de expressão adicionais.
Use E ou OU para combinar ou diferenciar as condições. Por exemplo, você pode criar uma condição que teste os valores de dados maiores que ou iguais a 100 e menores que ou iguais a 1.000.
Clique em para remover uma linha de expressão de condição.
Somente Formatação/Texto: No painel direito:
Na guia Formatação, especifique o formato (por exemplo, tamanho da fonte, borda e sombreamento) para a condição. Clique em # para abrir o menu de formatação de números.
Note:
No painel de formatação condicional, se nenhum campo de formato for modificado ou definido (como estilos de fonte, formatação de números etc.), as células da tabela afetadas usarão a formatação de célula definida nas propriedades da Célula da Tabela para os campos não definidos, e não o campo não definido na formatação condicional. Por exemplo, na formatação condicional, abaixo da formatação do número, se um sufixo e prefixo negativos não forem alterados ou definidos, a célula da tabela afetada usará o sufixo e prefixo negativos definidos nas propriedades da Célula da Tabela.
Na guia Texto, defina o texto a ser exibido. Usando o botão , é possível inserir manualmente estática e uma ou mais funções de texto. Também é possível formatar o texto usando
, que formata todo o texto retornado, pois as células de texto não podem exibir conteúdo formatado misto, apenas um formato pode ser aplicado a todo o texto.
Note:
Em relação à formatação de Texto Condicional:
Se a função ConditionalText
for inserida em uma célula da tabela, a formatação definida para o Texto Condicional sempre substituirá a formatação da célula na tabela ou na saída do relatório.
Se a função ConditionalText
for inserida em uma caixa de texto:
Na caixa de diálogo Formato de Texto Condicional, se Usar Padrão não estiver selecionado e um formato definido, mesmo que a formatação estiver definida para a função ConditionalText
na caixa de texto, a formatação definida para o Texto Condicional substituirá a formatação da caixa de texto na saída do relatório.
Na caixa de diálogo Formato de Texto Condicional, se Usar Padrão estiver selecionado e a formatação definida para a função ConditionalText
na caixa de texto, a formatação da caixa de texto será usada na saída do relatório.
O formato e/ou texto que você especifica é exibido na amostra, na parte superior do painel de Formatos/Texto Condicionais.
Opcional: Selecione uma (ou várias) linha(s) de condição de expressão e clique com o botão direito do mouse ou selecione para agrupá-las, removê-las, duplicá-las ou movê-las para cima ou para baixo.
Para obter mais informações sobre como agrupar expressões, consulte Trabalhando com Condições Avançadas.
Clique em OK para salvar a condição.
A condição será exibida no painel Propriedades Condicionais. No caso de formatos, a formatação de amostra também é exibida; no caso de texto, uma parte da definição de texto é exibida.