Compreendendo o Eixo Y Duplo em Gráficos

Quando os valores de dados em um gráfico variam muito entre as séries de dados ou quando você tem tipos mistos de dados (por exemplo, moeda e porcentagens), é possível plotar uma ou mais séries de dados em um eixo vertical secundário (Y).


captura de tela mostrando um gráfico com o eixo Y1 à esquerda e um eixo Y2 à direita

A escala do eixo Y secundário reflete os valores para as séries de dados associadas.

Embora o eixo Y secundário possa ser usado com qualquer tipo de gráfico de linha e de barra, é mais comumente usado com o tipo de gráfico de combinação, o que ajuda a distinguir as séries de dados que são plotadas no eixo Y secundário. Por exemplo, barra para o eixo Y primário e linha para o eixo Y secundário.

Você também pode plotar o eixo Y secundário como um gráfico duplo dividido, em que o eixo Y secundário aparece com as séries de dados abaixo do gráfico original. Neste caso, você pode usar qualquer tipo de gráfico de barra ou de linha.

A configuração de um gráfico com um eixo Y secundário exige alterações em dois locais:

  • Nas Propriedades Gerais de Gráfico, defina Alternar Y Duplo Dividido para um dos seguintes:

    • Ativado — cria um eixo Y secundário no mesmo gráfico.

    • Duplo Dividido — exibe o eixo Y secundário abaixo do gráfico.

    Nota:

    Quando um Tipo de Gráfico de Combinação é usado, a propriedade Y Duplo é Duplo Dividido (Ativado / Desativado).

  • Na exibição de Dados de Gráfico, selecione as linhas e colunas de dados a serem incluídas no Eixo Y secundário.

Vejamos alguns exemplos que ilustram o uso do eixo Y secundário. Para ambos os exemplos, a grade de origem tem Contas nas linhas de Receita e Lucro Bruto, bem como Margem de Lucro Bruto, que é exibida como uma porcentagem. Figura 7-1 mostra a grade de origem para o gráfico que usaremos nos exemplos a seguir.

Figura 7-1 Grade de Origem para Exemplos de Y Duplo


captura de tela mostrando a grade de origem com receita total, lucro bruto e margem de lucro bruto em linhas e t1 a t4 em colunas

Exemplo 1: Y Duplo = Ativado (Duplo Dividido = Desativado)

  1. Como todas as séries de dados serão exibidas no mesmo gráfico, nas propriedades gerais do gráfico, altere Tipo de Gráfico para Combinação.

  2. Defina Y Duplo Dividido como Desativado.

  3. Na exibição de Dados de Gráfico, selecione as linhas e colunas para o eixo primário (Y1). Neste exemplo, selecionamos as linhas 1 e 2 e as colunas A-D:


    captura de tela mostrando as linhas 1 e 2 e as colunas A, B, C, D selecionadas para o eixo Y1
  4. Clique no botão Y2 e selecione a linha e as colunas para o Eixo Y secundário. Neste exemplo, selecionamos a linha 3 e as colunas A-D:


    captura de tela mostrando a linha 3 e as colunas a, b, c, d selecionadas para o eixo Y2
  5. Visualize o gráfico. Observe que os valores de Margem de Lucro Bruto, traçados como uma linha, são refletidos no eixo Y secundário à direita. Os valores de Receita Total e Margem Bruta são refletidos no eixo Y primário à esquerda.


    captura de tela mostrando o gráfico como descrito anteriormente

Exemplo 2: Y Duplo = Duplo Dividido (Duplo Dividido = Ativado)

  1. Usando o mesmo gráfico, dados e seleções em Exemplo 1: Y Duplo = Ativado (Duplo Dividido = Desativado), nas Propriedades Gerais do Gráfico, defina o Y Duplo Dividido como Ativado.

  2. Visualize o gráfico. Observe que os valores de Margem de Lucro Bruto, traçados como uma linha, são refletidos no eixo Y secundário à direita e abaixo da série de barras:


    captura de tela mostrando gráfico com o eixo y2 exibido abaixo e à direita do eixo y1
  3. Altere Tipo de Gráfico para Barra e, em seguida, visualize o gráfico. Observe que o gráfico exibe todas as séries de dados como barras, com a Margem de Lucro Bruto traçada abaixo.


    captura de tela mostrando a visualização dos dois conjuntos de dados plotados como gráficos de barras, um sob o outro