Criação de um Componente de Fórmula

É possível criar um componente de fórmula na Exibição de Sistema ou em qualquer outra exibição. Bem como no Designer de Regras ou de Modelos, quando estiver criando uma regra de negócios ou modelo. Os componentes de fórmula podem ser usados nas regras de negócios e nos modelos.

Para criar um componente de fórmula:

  1. Na Exibição de Sistema, clique com o botão direito do mouse em Fórmulas e selecione Novo.

    A caixa de diálogo Nova Fórmula é preenchida com o tipo de aplicativo do Planning, o aplicativo Planning e o tipo de plano.

    Nota:

    Você também pode criar um componente de fórmula a partir de uma regra de negócios ou modelo, arrastando um novo componente de fórmula para o fluxograma da regra de negócios ou do modelo.

  2. Insira um nome, um tipo de aplicativo, um aplicativo e um tipo de plano aos quais pertence o componente de fórmula.
  3. Clique em OK.
  4. Opcional: em Designer de Componentes, é possível executar qualquer uma destas tarefas:
    • Clique em Adicionar Grade e selecione Inserir Grade Antes, Inserir Grade Depois ou Inserir Grade no Final para adicionar outra grade. Por padrão, a guia Fórmula exibe uma grade.

    • Clique em Excluir Grade para excluir uma grade selecionada.

    • Clique no ícone Localizar para localizar o texto na grade da fórmula onde você está trabalhando. Execute estas tarefas:

    • Clique no ícone Localizar e Substituir para localizar e substituir texto no script.

  5. Em Fórmula, insira uma legenda para a fórmula.
  6. Somente para usuários que estiverem criando um componente de fórmula para um modelo: Na guia Fórmula, selecione Usar Solicitação de Design se você quiser usar uma solicitação do tempo de design no componente da fórmula. Em seguida, na grade de condição, defina uma condição para a solicitação em tempo de design, executando estas tarefas:
    1. Em DTP, selecione uma solicitação em tempo de design.
    2. Em Operador, selecione um operador: = = ou <>.
    3. Em Valor , selecione um valor na lista suspensa.
    4. Repita essas etapas para criar quantas instruções forem necessárias na condição.

      Dica:

      Clique nos ícones de sinal de mais (+) e de menos (-) para adicionar e excluir linhas da grade de condição. Altere And para Or clicando no campo ao lado de And; selecione Or na lista suspensa.

  7. Por padrão, o processamento de um cálculo de componente de fórmula começa com o primeiro membro inserido na grade. Se quiser iniciar o processamento do cálculo do componente de fórmula com outro membro, especifique o membro ou o nome da função em Bloco de Membros ou clique no ícone Reticências para selecionar um do Seletor de Membros. Consulte Sobre Adição de Membros e Funções a um Componente.
  8. Em Comentário, insira comentários relativos às instruções condicionais e de fórmula que deseja criar.
  9. Opcional: Para criar uma declaração condicional (ou seja, uma declaração IF) para o componente de fórmula, clique em Adicionar Condição. Consulte Uso do Construtor de Condições para Criar Instruções Condicionais.
  10. Opcional: Na linha IF exibida, insira o texto da declaração condicional ou clique no ícone de condição Adicionar/Editar da coluna direita da linha para acessar o Construtor de Condições. O Construtor de Condições permite criar graficamente uma declaração condicional.

    Nota:

    Embora você possa selecionar IF, ELSE IF e ELSE usando a seta para baixo, por padrão, a primeira declaração deverá ser IF.

  11. Opcional: Use o Construtor de Condições para criar a declaração condicional IF. Consulte Uso do Construtor de Condições para Criar Instruções Condicionais.
  12. Na linha Fórmula, clique na linha à esquerda do sinal de igual para criar uma instrução de fórmula. Clique no ícone Ações e selecione:

    Nota:

    Se você tiver criado uma declaração condicional (ou seja, uma declaração IF), das etapas 9 a 11, a declaração de fórmula criada nessa etapa será a declaração THEN da condição.

  13. Na linha Fórmula, para concluir a instrução de fórmula, clique na linha à direita Clique no ícone Ações e selecione:
  14. Clique no ícone Comentários para inserir comentários sobre a linha de declaração de cálculo. Clique em OK.
  15. Opcional: Para criar uma outra declaração IF, ou uma declaração ELSE IF ou ELSE, conclua estas etapas:
    1. Clique em Adicionar Condição.
    2. Clique na seta para baixo e selecione uma destas opções:
      • IF: selecione essa opção para criar uma declaração condicional IF. Se a declaração IF for TRUE, as ações serão executadas; se ela for FALSE, outras ações serão executadas.

      • ELSE IF: selecione essa opção para criar uma declaração condicional ELSE IF. As ações dessa declaração serão executadas se houver uma declaração IF associada e se a declaração IF for FALSE.

      • ELSE: selecione essa opção para criar uma declaração condicional ELSE. As ações dessa declaração serão executadas se houver uma declaração ELSE IF associada e se a declaração ELSE IF for FALSE.

        Nota:

        Se você remover a instrução condicional de um bloco IF ou ELSE IF e se o próximo bloco contiver uma instrução ELSE IF, o próximo bloco será alterado para um bloco IF. No entanto, se o bloco seguinte contiver uma instrução ELSE, a instrução condicional desse bloco será removida.

    3. Repita as etapas 9 a 14 para criar instruções adicionais para o componente da fórmula. Uma grade de fórmula pode consistir em um ou mais blocos de fórmulas que contenham uma coleção de declarações de fórmula. Você pode também inserir um comentário e uma condição ao bloco, embora seja opcional.

      Dica:

      Se for necessário, clique no ícone + para adicionar linhas de fórmula.

  16. Em Propriedades, conclua estas etapas:
    1. Somente para usuários que estejam criando um componente de fórmula para uma regra de negócios: quando você arrastar e soltar o componente de fórmula em uma regra de negócios a partir de Novos Objetos , Compartilhado não será selecionada. Para tornar esta fórmula compartilhada, selecione a guia Propriedades da fórmula, selecione Compartilhado e nomeie a fórmula.

      Quando você cria um componente de fórmula na Exibição de Sistema, Compartilhado é selecionado por padrão e você não pode mudar. Se, em vez disso, você quiser uma cópia da fórmula em uma regra de negócios, arraste a fórmula compartilhada até a regra de negócios, em seguida, desmarque a caixa de seleção Compartilhado na guia Propriedades. Isso cria uma cópia da fórmula compartilhada na regra de negócios; a cópia da fórmula compartilhada não será alterada se a fórmula compartilhada for alterada. Quando você salvar a regra de negócios, a fórmula não terá mais um nome.

    2. Opcional: Edite o nome da fórmula inserindo um novo nome com até 50 caracteres. (O nome assume como padrão o valor da caixa de diálogo Nova Fórmula.)
    3. Opcional: Insira uma descrição da fórmula com até 255 caracteres.
    4. Opcional: insira uma legenda para a fórmula. A legenda será exibida abaixo da fórmula nos fluxogramas do Designer e do Designer de Modelos.

      Nota:

      Se o componente não tiver uma legenda e não for compartilhado, a primeira parte do componente será mostrada no fluxograma. Por exemplo, se você tiver uma fórmula, "salários" = 40, que não seja compartilhada e não tiver uma legenda, então o fluxograma mostrará "salários" = 40 para o componente de fórmula. Se o componente for compartilhado e não tiver uma legenda, o nome do componente será mostrado no fluxograma.

    5. Insira comentários relativos à fórmula. Por exemplo, informe os usuários sobre a finalidade do uso da fórmula.
  17. Somente para usuários que estiverem criando um componente de fórmula para uma regra de negócios: Em Usos, você pode verificar as regras que utilizam o componente de fórmula.

    Nota:

    Nenhuma das informações contidas na guia Usos pode ser editada.

  18. Clique em Botão Salvar.