Configuração de uma Conexão de Origem

Para iniciar a integração do Oracle General Ledger ao Oracle Enterprise Performance Management Cloud, primeiro crie e registre o sistema de origem do tipo "Oracle ERP Cloud".

Depois que as informações do sistema de origem e da conexão forem especificadas, você inicializará o sistema de origem a fim de copiar as informações do Plano de Contas do Oracle General Ledger para o EPM Cloud como um dos muitos aplicativos de destino do Oracle Essbase. O download é uma integração com o banco de dados Essbase do aplicativo Planning. Você pode usar os cubos reais no Oracle Smart View para Office.

Uma vez especificadas as informações do sistema de origem e da conexão, inicialize o sistema de origem a fim de copiar as informações do Plano de Contas do Oracle General Ledger para o EPM Cloud como um dos vários aplicativos Essbase de destino. O download é uma integração com o banco de dados Essbase do aplicativo Planning. Você pode usar os cubos reais no Smart View.

Para iniciar a integração do Oracle General Ledger ao EPM Cloud, primeiro crie e registre o sistema de origem com o tipo "Oracle ERP Cloud".

Para adicionar um sistema de origem:

  1. Na guia Configuração, em Registro, selecione Sistema de Origem.
  2. Em Sistema de Origem, clique em Adicionar.
  3. Informe os detalhes do sistema de origem:
    1. Em Nome do Sistema de Origem, informe o nome do sistema de origem.

      Insira o nome do Oracle General Ledger a ser usado para o arquivo, como "General Ledger" ou "Oracle General Ledger Financials". Se também estiver usando esta origem para write-back, certifique-se de que o nome do sistema de origem não inclua espaços.

    2. Em Descrição do Sistema de Origem, informe uma descrição do sistema de origem.
    3. Em Tipo do Sistema de Origem, selecione Oracle ERP Cloud.
    4. Em URL de Drill-Through, especifique um dos seguintes formatos de URL da release do Oracle ERP Cloud:
      • R13 — o sistema usa o formato de URL da Release 13 do Oracle ERP Cloud.
      • R12 — o sistema usa o formato de URL da Release 12 ou anterior do Oracle ERP Cloud.
      • (Nulo) — o sistema usa o formato de URL da Release 12 ou anterior do Oracle ERP Cloud.
      Se, além de especificar o formato de URL da release, você precisar substituir o servidor, especifique um dos seguintes formatos de URL da release do Oracle ERP Cloud:
      • R13@https://server — o sistema usa o formato de URL da Release 13 do Oracle ERP Cloud e o seu servidor.
      • R12@https://server — o sistema usa o formato de URL da Release 12 ou anterior do Oracle ERP Cloud e o seu servidor.
    5. Deixe o campo Fusion Budgetary Control desmarcado.

      A imagem mostra a seção Detalhes da página Sistema de Origem.

    6. Em Filtro de Aplicativo, especifique condições de filtro para limitar o número de aplicativos Essbase retornados quando você inicializa o sistema de origem.

      Você pode especificar uma única ou várias condições de filtro. Se você usar vária condições, separe cada uma delas com uma vírgula (,).

      Quando você especificar um nome de aplicativo como uma condição de filtro, poderá especificar o nome completo do aplicativo Oracle ERP Cloud, um caractere curinga ou um caractere curinga para um caractere único, conforme mostrado a seguir.

      • Vision (Nome Completo)
      • VF* (Caractere Curinga)
      • VF??COA (Caractere curinga para caractere único)
      A imagem mostra o campo Filtro de Aplicativo.

      Quando você executa o processo de inicialização, o sistema importa todos os aplicativos que atendem à condição do filtro. Se nenhum filtro for fornecido, todos os aplicativos serão importados.

  4. Clique em Configurar Conexão de Origem.
    A tela Configurar Conexão de Origem é usada para configurar a conexão ao Oracle ERP Cloud.

    A configuração da conexão de origem é usada para armazenar o nome de usuário e a senha do Oracle ERP Cloud. Ele também armazena a conexão WSDL para o nome de usuário e a senha do Oracle ERP Cloud.

  5. Em Nome do Usuário, insira o nome do usuário do Oracle ERP Cloud.

    Insira o nome do usuário do Oracle ERP Cloud que inicia as solicitações do processo para enviar informações entre o EPM Cloud e o Oracle ERP Cloud. Esse usuário deve ter uma função de cargo do Oracle General Ledger atribuída, como "Analista Financeiro," "Contador Geral" ou "Gerente Geral de Contabilidade".

    Nota:

    Os serviços Web exigem que você use seu nome de usuário nativo e sua senha, e não o seu nome de usuário e a sua senha de sign-on.

  6. Em Senha, insira a senha do Oracle ERP Cloud.

    Você deverá atualizar essa senha sempre que alterar sua senha do Oracle ERP Cloud.

  7. Em URL de Serviços Web, insira as informações do servidor para o serviço web do Fusion. Insira, por exemplo, https://server.

    Se você usar uma versão de formato de URL da versão anterior à R12, substitua "fs" por fin no URL que foi usado para efetuar logon no URL do Serviço Web.

    Se você usar uma versão de formato de URL da versão posterior à R12, substitua "fs" por fa no URL que foi usado para efetuar logon ou simplesmente copie e cole o servidor daquele que foi usado para efetuar logon no URL de Serviços Web.

  8. Clique em Testar Conexão.
  9. Clique em Configurar.

    A confirmação "A configuração do sistema de origem [nome do sistema do origem] foi atualizada com sucesso" é exibida.

  10. Na tela Sistema de Origem, clique em Inicializar.

    A inicialização do sistema de origem busca todos os metadados necessários no Data Management, como razões, plano de contas etc. Também é necessário inicializar o sistema de origem quando houver novas adições, como gráfico de contas, segmentos/ chartfields, razões e responsabilidades no sistema de origem.

    O processo de inicialização pode levar alguns minutos, e o seu andamento pode ser observado no console de jobs.

    Nota:

    Ao reinicializar uma origem do Oracle General Ledger, mapeamentos de período do aplicativo são redefinidos/removidos do sistema. Se forem necessários mapeamentos específicos de período, use o mapeamento do período de origem para especificar os mapeamentos de período.
  11. Clique em Salvar.

    Após adicionar um sistema de origem, você poderá selecionar o sistema de origem na tabela, e os detalhes serão exibidos no painel inferior.

    O processo de inicialização pode levar algum tempo. O usuário pode observar o andamento na console do job.