Como Definir Formatos de Importação para Mapeamentos Baseados em Arquivo

Quando a origem é um carregamento de dados baseado em arquivo, você define as configurações e configura a definição de mapeamento do formato de importação, que determina quais campos (colunas) são extraídos do sistema de origem e como os dados são armazenados na tabela intermediária.

Para obter informações detalhadas sobre como trabalhar com formatos de importação, consulte Como Trabalhar com Formatos de Importação. Para obter informações detalhadas sobre como trabalhar com carregamentos de dados de todos os tipos de dados, consulte Descrição do Processo de Carregamento de Todos os Tipos de Dados.

É possível adicionar uma linha de mapeamento para a definição do formato de importação baseada nas opções a seguir:

  • Ignorar

  • Moeda

  • Atributo

  • Descrição

  • Linha da Dimensão

Tabela 4-1 Opções de definição do formato de importação

Opção de Definição de Importação Descrição
Ignorar

A opção ignorar é usada para indicar linhas no arquivo de entrada que devem ser ignoradas. Por exemplo, linhas sem dados, com números negativos ou para contas específicas. A especificação de uma linha ignorada é definida da mesma forma que o procedimento para uma linha de dados e o sistema procura a correspondência textual exata do texto informado no campo de expressão no local indicado no arquivo de entrada.

O sistema ignora automaticamente as linhas no arquivo de entrada que têm "espaços" e caracteres "não numéricos" no local do valor, de modo que uma especificação de ignorar só será necessária quando os dados não relacionados a valor estiverem presentes em uma linha do arquivo de entrada no mesmo local que o valor. Por exemplo, o arquivo de entrada pode conter uma "data" com nome do rótulo. Adicione uma entrada para uma linha a ser pulada, a fim de indicar a coluna inicial do texto "data", o tamanho do texto e o texto exato com o qual deverá haver correspondência.

A opção Ignorar linha está disponível para os tipos de arquivo fixo e delimitado.
Atributo

A tabela TDATASEG inclui 40 colunas de atributo para que você pode importar valores do arquivo de entrada selecionado. O usuário pode fornecer o local do atributo no arquivo de entrada especificando o local de início e o tamanho ou conectar o valor durante o processamento, informando o valor do atributo no campo de expressão. Se o valor do atributo for informado no campo de expressão, então um local de início e o tamanho não serão necessários.

Os campos de atributo são geralmente usados para ajudar a compor um URL de drill-through ou para as necessidades históricas ou de documentação. Pode ser necessário preencher o campo de atributo para suportar a pesquisa e a filtragem no Workbench de Carregamento de Dados.

Cada coluna de atributo pode aceitar até 300 caracteres.

Nota:

Se você integrar uma Consolidação Financeira e Fechamento ou uma origem a um tipo de mapeamento de período explícito, o sistema armazenará o ano do mapeamento de Tax Reporting (SRCYEAR) e o período de mapeamento (SRCPERIOD) na coluna ATTR2 e o ano nas colunas ATTR3. Por esse motivo, ao importar dados do Financial Consolidation and Close, as colunas de atributo ATTR2 e ATTR3 não devem ser usadas para nenhum outro mapeamento de dimensão.

Da mesma forma, quando você mapeia uma atributo de origem Movimento para qualquer dimensão de destino, o sistema cria automaticamente outro mapa para mapeamento de Movimento para a coluna ATTR1.

Descrição

A tabela TDATASEG inclui duas colunas de descrição, e você pode carregar essas colunas da mesma maneira que as colunas de atributo. É possível especificar o local na linha de entrada que contém uma descrição ou especificar um valor explícito, informando-o no campo de expressão da tabela de mapeamentos.

Moeda

O Data Management suporta a capacidade de carregar dados que seja de uma moeda diferente da moeda padrão do local selecionado. Esta opção permite especificar o local, na linha de entrada, que especifica a moeda em relação ao campo da quantia relacionada. Para o formato de importação de arquivo, você deve especificar uma moeda em cada linha de dados ou verificar se a moeda está especificada no local que usa o formato de importação selecionado.

Nota:

Talvez você encontre problemas ao carregar dados, se a moeda não for especificada corretamente.

Dimensão

O Data Management suporta várias entradas para uma única dimensão no formato de importação, quando a especificação da dimensão é disseminada entre vários locais na mesma linha. Esse recurso permite concatenar campos para dados baseados em arquivo. Para usar essa opção, selecione a dimensão, os períodos de início e de término e a expressão.

Para definir um formato de importação para arquivos de dados numéricos com tamanho fixo:

Nota:

Para obter informações sobre como definir formatos de importação para todos os arquivos de dados/tipos de dados de tamanho fixo, consulte Como Definir os Tipos de Dados de um Formato de Importação.

  1. Na guia Configuração, em Configuração de Integração, selecione Formato de Importação.

  2. Em Formato de Importação, na grade de resumo Formato de Importação, selecione o arquivo.

  3. Na grade Detalhes do Formato de Importação, selecione o tipo de linha a ser adicionada na lista drop-down Adicionar.

    Opções disponíveis:

    • Ignorar Linha

    • Linha da Moeda

    • Linha de Atributo

    • Linha de Descrição

    • Linha da Dimensão

  4. Em Iniciar, especifique em que lugar do arquivo a coluna é iniciada.

  5. Em Tamanho, informe o comprimento da coluna.

  6. Em Expressão, insira a expressão que substitui o conteúdo da coluna.

    Ao informar uma constante, insira uma posição inicial e o comprimento. Use uma posição inicial igual a "1" e um tamanho igual a "1".

    Consulte Adição de Expressões de Importação.

  7. Clique em Salvar.

Para definir o formato de importação de arquivos de dados numéricos delimitados:

Nota:

Para obter informações sobre como definir formatos de importação para arquivos de dados delimitados de todos os tipos de dados, consulte Como Definir os Tipos de Dados de um Formato de Importação.

  1. Na guia Configuração, em Configuração de Integração, selecione Formato de Importação.

  2. Em Formato de Importação, na grade de resumo Formato de Importação, selecione um arquivo.

  3. Na seção Mapeamentos do Carregamento de Dados, clique em Adicionar e selecione o tipo ou a linha para adicionar.

    As opções disponíveis são:

    • Linha da Moeda

    • Linha de Atributo

    • Linha de Descrição

    • Linha da Dimensão

  4. Em Número do Campo, informe o campo a ser importado.

    O campo Expressão ignora o valor do Número do Campo quando você fornece uma expressão de coluna para um carregamento de dados de vários períodos.

  5. No campo Expressão, insira a expressão que substitui o conteúdo do campo.

    Consulte Adição de Expressões de Importação.

  6. Clique em Salvar.