Carregamento de Dados para um Aplicativo de Formato Livre

O tipo de aplicativo de Formato Livre é um processo de negócios que recria um aplicativo nativo do Oracle Essbase dentro do ambiente do Planning para dar suporte à análise obrigatória. O Formato Livre permite que quaisquer dimensões sejam associadas ao cubo. As dimensões Moeda, Entidade, Cenário e Versão específicas do Planning, juntamente com as respectivas hierarquias de membro, não são obrigatórias para processos de negócios de Formato Livre. Use o Formato Livre para fazer sua própria modelagem e criar seus próprios cubos, continuando a aproveitar a funcionalidade da plataforma. Os Administradores de Serviço criam um aplicativo de Formato Livre usando um arquivo de outline (OTL) do Essbase ou definindo a dimensionalidade manualmente. Para obter mais informações, consulte Criação de um Processo de Negócios de Formato Livre Introdução ao Oracle Enterprise Performance Management Cloud para Administradores.

Os aplicativos de Formato Livre são desenvolvidos para clientes que desejam criar um aplicativo do Essbase para qualquer item ou sejam migrar um aplicativo on-premise para o Oracle Enterprise Performance Management Cloud porque o aplicativo de Formato Livre no Planning não tem nenhum requisito de dimensionalidade.

Você pode carregar esses aplicativos de Formato Livre no Data Management e na Integração de Dados, mas existem várias considerações:

  1. O aplicativo de Formato Livre requer pelo menos três dimensões: Conta, Período e Cenário. A definição do aplicativo no Data Management e na Integração de Dados precisa ter três dimensões com o tipo de dimensão Conta, Período e Cenário.

  2. Você deve configurar um mapeamento de período para que o sistema saiba onde carregar os dados. Por exemplo, você poderia configurar um mapeamento de período com um período de janeiro de 2020 que é o período membro criado em um aplicativo de Formato Livre. Quando configura um mapeamento de período no Data Management e na Integração de Dados, você insere um período criado no aplicativo Formato Livre e uma entrada de ano para que ele passe as validações da interface do usuário para o mapeamento de período. Esse é o caso em que você não precisa definir uma dimensão de ano em seu aplicativo de Formato Livre; apenas um período.

  3. Você deve especificar uma dimensão Cenário, mas, no Planning, ela pode ser qualquer uma. O único requisito é que você classifique a dimensão como cenário. Em seguida, configure o mapeamento de categoria para que o processo tenha êxito.

  • Atribua uma classificação de dimensão Conta a uma das dimensões.

  • Se você quiser usar a funcionalidade de drill-through, uma dimensão "Cenário" será obrigatória. Atribua uma classificação de dimensão Cenário a uma das dimensões. Note que, quando uma dimensão for classificada como Cenário, o mapeamento de Categoria será usado para atribuir um valor de destino, a fim de que os dados possam ser carregados para um único valor. Selecione uma dimensão que atenda a esse requisito e defina um mapeamento de Categoria.

  • Se você quiser usar o recurso de Verificação, então será necessária uma dimensão "Entidade". Atribua uma classificação de dimensão Entidade a uma das dimensões.

Os aplicativos do tipo ASO não são registrados automaticamente quando são criados. Use a página Aplicativo de Destino do Data Management e selecione o tipo Essbase de Aplicativo para registrar o aplicativo manualmente.