Configuração do Adaptador de Arquivo Incremental

Para configurar um carregamento de arquivo de dados incremental:

  1. Na página Início, clique no ícone de Navegador e, na categoria Integração, selecione Gerenciamento de Dados.
  2. Selecione a guia Configuração e, em seguida, em Registro, selecione Aplicativo de Destino.
  3. No Aplicativo de Destino, na grade de resumo, clique em Adicionar e depois selecione Origem de Dados.
  4. No Sistema de Origem, selecione Arquivo Incremental.
  5. Em Prefixo, especifique um prefixo para tornar exclusivo o nome do sistema de origem.

    Use um prefixo quando o nome do sistema de origem que desejar adicionar se basear em um nome de sistema de origem existente. O prefixo une-se ao nome existente. Por exemplo, se desejar nomear um sistema de origem de arquivo incremental com o mesmo nome de um que já existe, você poderá atribuir as suas iniciais como o prefixo.

    A imagem mostra a tela Sistema de Origem no Aplicativo de Destino

  6. Na tela Selecionar, selecione o arquivo de dados.

    O arquivo deve ser delimitado usando um dos delimitadores suportados, assim como deve conter um registro de cabeçalho na primeira linha.

    A imagem mostra a tela Selecionar

  7. Clique em OK.
  8. Clique em Salvar.

    O sistema cria os detalhes de dimensão automaticamente.

    A imagem mostra a guia Detalhes da Dimensão.

  9. Na guia Configuração , em Configuração da Integração, selecione Formato de Importação.
  10. Na barra de tarefas de resumo Formato de Importação, clique em Adicionar.
  11. Em Nome, informe um identificador definido pelo usuário para o formato de importação.
  12. Em Origem, selecione Arquivo para a origem.
  13. Na lista drop-down Tipo de Arquivo, selecione o tipo de arquivo delimitado.
    Por exemplo, você pode selecionar Dados Numéricos - Delimitados como o formato do arquivo.
  14. Na lista suspensa Delimitador de Arquivo, selecione um tipo de delimitador.

    Delimitadores disponíveis:

    • vírgula (,)

    • exclamação (!)

    • ponto e vírgula (;)

    • dois pontos (:)

    • barra vertical (|)

    • guia

    • til (~)

  15. Em Destino, selecione o nome do aplicativo de destino.
  16. Clique em Salvar.

    Para obter mais informações, consulte Como Trabalhar com Formatos de Importação.

  17. Opcional: Na guia Mapeamentos, mapeie dimensões entre o sistema de origem e o aplicativo de destino e clique em Salvar.

    Nota:

    Apenas os carregamentos de período único são suportados.
  18. Na guia Configuração, em Configuração da Integração, selecione Local e defina o local usado para associar o formato de importação.
  19. Opcional: Na guia Workflow , em Carregamento de Dados, selecione Mapeamento do Carregamento de Dados e defina mapeamentos de membro para mapear os membros da origem para o destino.
  20. Opcional: na guia Workflow, em Carregamento de Dados, selecione Regra de Carregamento de Dados.
  21. Na barra de PDV, selecione o PDV do local para a regra de carregamento de dados.
  22. Na área de resumo Carregamento de Dados, clique em Adicionar.
  23. Em Detalhes, em Nome, especifique o nome da regra de carregamento de dados.
  24. Em Categoria, selecione a categoria para mapear os dados do sistema de origem para os membros da dimensão Cenário do destino.
  25. Em Tipo de Mapeamento de Período, selecione Padrão ou Explícito.

    Os mapeamentos de período padrão seguem o padrão da lista de períodos do aplicativo de origem usando os mapeamentos de período global ou de aplicativo com base na chave de período. A lista de períodos de origem é adicionada como filtros de Ano e Período.

    O método Explícito para carregamento de dados é usado quando a granularidade dos períodos de origem e dos períodos de aplicativo de destino não são iguais.

  26. Opcional: Em Formato de Importação, selecione o formato de importação a ser usado com o arquivo para substituir o formato de importação. Se o formato de importação não for especificado, o formato de importação do local será usado.
  27. Se o sistema de destino for um aplicativo do Planning, na lista drop-down Tipo de Plano Alvo, selecione o tipo de plano do sistema de destino.
  28. Selecione a guia Filtros de Origem.

    A imagem mostra a guia Filtros de Origem.

  29. Em Arquivo de Origem, selecione o nome do arquivo de dados que contém os dados que você está carregando. Pode ser o mesmo do qual você criou o aplicativo de origem de dados ou outro arquivo que tenha dados, bem como o cabeçalho apropriado.

    Selecione o arquivo que contém seus dados, como antes. Ele pode ter o mesmo nome do arquivo original ou pode ter um novo nome. A diferença no arquivo (isto é, o arquivo de carregamento incremental) é criada automaticamente entre os dois arquivos carregados. Assim, se o arquivo A.txt tiver 100 linhas e o arquivo B.txt tiver 300 linhas em que as 100 primeiras são idênticas, seu primeiro carregamento deve selecionar o arquivo A.txt quando o ID for 0. O segundo carregamento será em relação ao arquivo B.txt e o ID apontará automaticamente para o ID de carregamento que foi atribuído ao A.

  30. Em Opções de Processamento Incremental, selecione o método para classificar dados no arquivo de origem.

    Opções disponíveis:

    • Não classificar o arquivo de origem – O arquivo de origem é comparado conforme estabelecido. Essa opção supõe que o arquivo de origem seja gerado na mesma ordem toda vez. Nesse caso, o sistema realiza uma comparação de arquivo e, em seguida, extrai os registros novos e alterados. Essa opção acelera o carregamento de arquivo incremental.
    • Classificar arquivo de origem – O arquivo de origem é classificado antes da realização da comparação de arquivo em busca de alterações. Nessa opção, o arquivo de origem é classificado primeiro. O arquivo classificado é então comparado com a versão classificada anterior desse arquivo. A classificação de um arquivo grande consome muitos recursos do sistema, além de ser mais lenta.

    Nota:

    Se você tiver uma regra que use a opção Não Classificar e alternar para a opção Classificar, o primeiro carregamento terá resultados inválidos, uma vez que os arquivos estão em ordem diferente. As execuções subsequentes carregam dados corretamente.

  31. O ID do Último Processo mostra o ID da última execução do arquivo original de dados de origem.

    Quando o carregamento é executado pela primeira vez para o arquivo de dados original, o ID do Último Processo mostra o valor de 0.

    Quando o carregamento é executado novamente, o ID do Último Processo mostra o número de execução do último carregamento.

    Se a versão de comparação do arquivo recentemente criado e o arquivo de dados original não mostrar diferenças, ou se o arquivo não for encontrado, o valor do ID do Último Processo será atribuído ao ID do último carregamento que foi executado com sucesso.

    Para recarregar todos os dados, defina o ID do Último Processo de volta para 0 e selecione um novo arquivo de origem para redefinir a linha de base.

  32. Exiba os dados antes de exportá-los.