Sobre a Conexão com Origens de Dados

No Oracle Smart View for Office, utilizando o Excel, o Word e o PowerPoint, você poderá estabelecer conexão com várias origens de dados suportadas, como origens do Oracle Enterprise Performance Management Cloud e do Oracle Enterprise Performance Management System por meio de uma conexão compartilhada ou privada.

Neste tópico, consulte:

Vídeos

Sua Meta Assista a Este Vídeo

Saiba mais sobre conexões do Smart View.

ícone de vídeo Visão Geral: Aproveitando Dados Locais e do EPM Cloud Usando Conexões do Smart View

Saiba como navegar no Smart View, incluindo a conexão a uma origem de dados

ícone de vídeo Como Navegar no Smart View

Assista a este vídeo para saber como configurar vários processos de negócios do EPM Cloud em uma única conexão.

ícone de vídeoVisão Geral: Personalizando o Workflow no EPM Cloud

Exemplos de Conexões Compartilhadas e Privadas

A seguir, apresentamos exemplos dos diversos tipos de conexões e como eles serão exibidos no Painel do Smart View. Com isso, você terá uma ideia do que esperar quando estiver estabelecendo conexão com origens de dados no Smart View.

  • Conexão compartilhada com uma única origem de dados no EPM Cloud.

    No menu drop-down de exemplos em Figura 4-1, o usuário tem acesso a uma conexão com uma origem de dados do Planning (a opção EPM Cloud) e com o Financial Reporting (a opção Reporting Settings).

    Figura 4-1 Conexão Compartilhada com uma Única Origem de Dados no EPM Cloud


    Exemplo de uma conexão compartilhada a uma única origem de dados do EPM Cloud. Você pode optar por conectar ao EPM Cloud ou a Configurações de Relatório
  • Conexão compartilhada com várias origens de dados do EPM Cloud no mesmo domínio.

    No menu drop-down de exemplo na Figura 4-2, o usuário tem acesso a diversas origens de dados suportadas pelo EPM Cloud: por exemplo, o FinPlan se conecta uma origem de dados do Planning, o FinClose se conecta a uma origem de dados do Financial Consolidation and Close, o Workforce se conecta a uma origem de dados do Workforce, o Recon se conecta a uma origem de dados do Account Reconciliation e assim por diante.

    O administrador do serviço especifica os nomes das origens de dados que você verá no menu drop-down.

    Figura 4-2 Conexão Compartilhada com Várias Origens de Dados no EPM Cloud


    Exemplo de uma conexão compartilhada a várias origens de dados do EPM Cloud. O menu drop-down mostra vários processos de negócios do EPM, como Narrative Reporting e Tax Reporting, a que você pode se conectar

    Administradores de Serviço do EPM Cloud: consultem Administração do Planning, Conectando Ambientes no EPM Cloud para obter informações sobre a configuração de vários provedores em uma única conexão compartilhada.

  • Conexão compartilhada no Oracle Hyperion Enterprise Performance Management Workspace.

    No menu drop-down de exemplos na Figura 4-3, o usuário tem acesso a cinco origens de dados do EPM Cloud, incluindo Oracle Essbase e Oracle Hyperion Planning.

    Figura 4-3 Conexão Compartilhada no EPM Workspace


    Exemplo de uma conexão compartilhada ao EPM Workspace. O menu drop-down mostra vários aplicativos de Sistema do EPM, como Financial Management e Strategic Planning, a que você pode se conectar
  • Conexões privadas

    O menu drop-down de exemplos na Figura 4-4 mostra duas conexões, para o Essbase e o Oracle Hyperion Financial Management, criadas com o assistente de Conexão Privada. As outras conexões exibidas foram criadas com o método Conexão Rápida e incluem, entre outras opções, conexões com o Oracle Hyperion Planning e o Essbase.

    Figura 4-4 Diversas Conexões Privadas


    a ser definido

Diretrizes para Conexões Compartilhadas e Privadas

  • A partir da Versão 20.200, você pode usar URLs personalizados para acessar provedores de origens de dados no Smart View. Para configurar seu URL personalizado, você usa um encurtador de link de terceiros, como o T.ly, o Bitly, o Rebrandly, o TinyUrl ou o is.gd e uma solução de código-fonte aberto, como o YOURLS. Então, dependendo da configuração, use o URL personalizado como sua conexão compartilhada, sua conexão privada ou sua conexão rápida.

    Nota:

    • Quando se usa um URL personalizado, existe a possibilidade de transmitir dados confidenciais para seu provedor de encurtamento de link de terceiros. Por exemplo, durante uma atualização ou um envio, pode ser que você esteja transmitindo informações de senha durante a transação.

    • O comando de instalação e atualização da extensão, Verificar Atualizações, Novas Instalações e Desinstalações, na caixa de diálogo Opções, guia Extensões, não é suportado quando o login é feito usando um URL personalizado.

    Os administradores ou os usuários do Smart View podem criar URLs personalizados. Para obter informações detalhadas sobre como criar URLs personalizados, consulte a documentação do redutor de link de terceiros de sua preferência.

  • Para algumas origens de dados, você só pode se conectar com uma origem de dados por planilha. A seguir, destacamos exceções e outras diretrizes de conexão.

  • Planning, Módulos do Planning, Enterprise Profitability and Cost Management, Formato Livre, Financial Consolidation and Close e Tax Reporting:

    Você pode se conectar com vários bancos de dados em uma única planilha, como descrito em Alteração de Conexões nas Planilhas de Várias Grades do EPM Cloud.

  • Essbase na nuvem e on-premises:

    • Ao se conectar com o Oracle Essbase, você deve usar uma conexão privada.

    • Você pode se conectar com vários bancos de dados do Essbase em uma única planilha, como descrito em Alteração de Conexões em Planilhas de Várias Grades.

    • Se a autenticação externa estiver desativada por motivos de segurança, você deve fornecer o nome de usuário e a senha toda vez que se conectar a um aplicativo diferente no mesmo servidor.

    • Uma vez conectado a um banco de dados do Essbase, os usuários podem exibir as notas associadas ao banco de dados. Para exibir as observações do banco de dados, do Painel Smart View, clique com o botão direito no nome do banco de dados Essbase e, em seguida, selecione Observação do Banco de Dados. Você não pode editar essas notas do banco de dados do Smart View. Observações de banco de dados podem ser implementadas no VBA usando a função do VBA, HypGetDatabaseNote (consulte o HypGetDatabaseNote no Guia do Desenvolvedor do Oracle Smart View for Office).

  • Oracle Analytics Cloud e Oracle Business Intelligence Enterprise Edition

  • Ao estabelecer conexão com o Narrative Reporting, você deve usar uma conexão privada.