Criação de Relatórios com Smart Slices

Smart Slices são armazenados de maneira centralizada e ficam disponíveis para os usuários no Painel do Smart View.

Tipos de origens de dados na nuvem: Oracle Essbase

Tipos de origem de dados locais: Oracle Essbase, Oracle Hyperion Financial Management

Um relatório completo é associado a uma pasta de trabalho do Excel, a um documento do Word ou a uma apresentação em PowerPoint. Um relatório é associado a uma planilha do Excel, a uma página do Word ou a um slide do PowerPoint. Para apresentações em PowerPoint, a Oracle recomenda um tipo de relatório por slide.

Você pode criar relatórios de Smart Slices inteiros ou de subconjuntos de dados em um Smart Slice. Os relatórios podem ser exibidos em uma planilha do Excel, em um documento do Word ou em um slide do PowerPoint. O número de relatórios de diferentes origens de dados que você pode exibir é limitado somente pelo espaço da planilha, da página ou do slide.

Para criar um relatório a partir de um Smart Slice:

  1. Na faixa do Smart View, selecione Painel.
  2. No Painel do Smart View, selecione um Smart Slice.
  3. No Painel Ação, execute uma das ações a seguir.
    • Para trabalhar com o Smart Slice como ele está, clique em Inserir Smart Slice no relatório. O Smart Slice é exibido em Conteúdo do Documento na parte inferior do Painel do Smart View.

    • Para criar um subconjunto do Smart Slice para armazenamento local, clique em Modificar Smart Slice e inserir no relatório e use o Designer do Smart Slice conforme descrito em Criação de Smart Slices.

      Nota:

      Se você usar Modificar Smart Slice para criar um Smart Slice, deverá selecionar o Smart Slice recém-criado na lista em árvore do Painel do Smart View antes de executar uma análise ad hoc.

  4. Clique em Botão Atualizar Conteúdo para atualizar a árvore Conteúdo do Documento.
  5. Selecione o Smart Slice em Conteúdo do Documento, clique no botão direito do mouse e selecione Inserir Novo Objeto/Controle de Relatório.
  6. Na caixa de diálogo Inserir Novo Objeto/Controle de Relatório, selecione um destes tipos de relatório para posicionar na grade:
    • Grade de Função — um formato de grade dinâmico

      Grades de função podem ser usados com o Word, o PowerPoint e o Excel. Ao atualizar uma grade de função, as células de dados são atualizadas; os membros não são. Para atualizar os dados e os membros, é necessário reinserir a grade de função na planilha. Por esse motivo, as grades de função são mais úteis para os relatórios nos quais os membros permanecem razoavelmente estáticos. Para relatórios cujos membros podem ser alterados com mais frequência, as tabelas e os gráficos são tipos de relatórios mais adequados. Embora possa haver vários relatórios em uma planilha, você pode ter somente uma grade de função.

      Você pode usar fórmulas do Excel, por exemplo SOMA, com grades de função. Para reter fórmulas como essas como parte da grade de função, é necessário deixar pelo menos uma linha vazia entre a grade e a célula que contém a fórmula e incluir a linha vazia no intervalo de células selecionadas para a definição de fórmulas. Essa ação permite a retenção da fórmula ao atualizar os resultados de dados em um número de linhas de diferente na grade.

      Para formatar uma grade de função, use os recursos de formatação do Excel.

    • Tabela do Office

      Tabelas do Office podem ser usadas com o Word e o PowerPoint. As tabelas do Office exibem resultados em um formato de tabela nativo do Microsoft Office. Quando você atualiza uma tabela do Office, os membros e os dados são atualizados.

      As tabelas do Office parecem fazer parte do documento do Word ou do PowerPoint, mas os membros e os dados nas células da tabela estão conectados ao provedor do Oracle Smart View for Office. Com tabelas do Office, você pode trabalhar com a formatação de tabelas do Word ou do PowerPoint e com estilos já conhecidos. Insira um objeto de PDV no relatório e altere o PDV da tabela do Office. Atualize a tabela do Office após alterar a formatação ou o PDV; o novo PDV será refletido nos resultados, e a formatação personalizada será retida.

      Não é possível ampliar ou reduzir um objeto de tabela do Office e não é possível executar outras operações ad hoc ou usar formato livre.

    • Tabela

      As tabelas podem ser usadas com o PowerPoint e Excel. Os relatórios das tabelas exibem resultados em um formato de grade que é posicionado sobre o documento e pode ser movido e redimensionado. Quando você atualiza uma tabela, os membros e os dados são atualizados. As tabelas são úteis para exibir grades grandes em um espaço menor; as barras de rolagem permitem o acesso rápido a linhas e colunas.

      É possível ampliar e reduzir o relatório de uma tabela, mas você não pode desempenhar outras operações ad hoc ou usar o formato livre.

    • Gráfico

      Os gráficos podem ser usados com o PowerPoint e o Excel. No PowerPoint, o conteúdo dos gráficos e de tabelas são visíveis somente no modo de apresentação. Os gráficos do relatório exibem resultados em um formato de gráfico que flutua no documento e pode ser movido e redimensionado. Quando você atualizar um gráfico, os membros e dados serão atualizados.

  7. Opcional: Para mover ou redimensionar uma tabela ou gráfico, em Conteúdo do Documento, clique na seta para baixo ao lado de botão Atualizar Conteúdo com seta para baixo e, no menu, selecione Alternar Modo de Design.

    Agora você pode mover objetos dentro da planilha, slide ou página.

  8. Para inserir um controle de relatório, selecione o Smart Slice em Conteúdo do Documento, clique no botão direito do mouse e selecione Inserir Novo Objeto/Controle de Relatório.
  9. Na caixa de diálogo Inserir Novo Objeto/Controle de Relatório, selecione um dos seguintes tipos de controles de relatório:
    • PDV — um relatório pode conter somente um PDV

    • Controle Deslizante — um relatório pode conter diversos controles deslizantes. Consulte Controles Deslizantes.

    Um relatório pode conter um PDV ou controles deslizantes, mas não ambos.

  10. Atualizar.
  11. Opcional: para criar um relatório separado para um ou todos os membros de uma dimensão no relatório e organizar esses relatórios em cascata separadamente nas planilhas de uma pasta de trabalho, consulte Exibição de Relatórios e Grades Ad Hoc em Cascata.

    Nota:

    Em relatórios que contenham um gráfico e uma tabela, a exibição em cascata pode fazer com que o gráfico e a tabela se sobreponham da próxima vez que você abrir a pasta de trabalho.