Criação de Funções no Construtor de Funções

No Construtor de Funções, selecione uma função e especifique a conexão e os membros que você deseja que a função use. O Construtor de Funções, então, cria a função usando a sintaxe adequada e a insere na célula selecionada. Você pode editar funções.

As seleções disponíveis em um determinado campo do Construtor de Funções são limitadas às seleções em outros campos do Construtor de Funções. Por exemplo, apenas as conexões suportadas pela função selecionada são exibidas e apenas as dimensões suportadas pela função selecionada são exibidas.

Uma referência de célula pode ser selecionada para cada argumento de função. Se você souber os valores de entrada do argumento, poderá criar as funções no modo off-line. A função de digitação está disponível para cada argumento.

Descrições de Função

Nota:

Você pode usar as funções que foram criadas no Construtor de Funções anterior à Release 11.1.2.2.310. No entanto, desde a Versão 11.1.2.2.310, o Construtor de Funções usa vírgula (,) em vez de ponto e vírgula (;) para separar argumentos da lista de membros. Ambos os caracteres são suportados pelo novo Construtor de Funções, mas quando você modifica uma função criada na versão anterior, é necessário converter no novo formato separado por vírgula. Se você optar por não converter, nenhuma das modificações na função serão aplicadas.

Para criar funções utilizando o Construtor de Funções:

  1. Conecte-se à origem de dados apropriada.

    O Construtor de Funções suporta conexões compartilhadas ou privadas e conexões de URL. Como melhor prática, certifique-se de que você esteja conectado no nível de cubo. Se estiver conectado no nível de aplicativo, você poderá receber uma mensagem "Cubo Não Selecionado" quando usar funções do Smart View, como HsGetValue ou HsSetValue. No entanto, para o Oracle Hyperion Financial Management, é possível continuar conectado no nível de aplicativo para usar funções do Smart View.

    Oracle Essbase: se você estiver usando uma conexão privada e sua função for usar uma tabela de alias, você deverá verificar se a tabela de alias correta ou a tabela de alias "Padrão" está definida para a conexão. No Painel do Smart View, clique com o botão direito do mouse no nome do banco de dados e selecione Definir tabela de alias. Verifique se a tabela de alias correta está selecionada e atualize a planilha.

  2. Na planilha, selecione a célula em que deseja inserir a função.
  3. No Painel do Smart View, navegue para o banco de dados no qual deseja basear a função, clique com o botão direito do mouse no nome do banco de dados e, em seguida, selecione Criar Função.

    Acessar o Construtor de Funções dessa maneira preencherá antecipadamente o campo Conexão da caixa de diálogo Argumentos da Função com informações de conexão específicas, conforme descrito na etapa 4.

    Como alternativa, na faixa de opções do Smart View, selecione Funções e, em seguida, Criar Função.

    Quando você acessa o Construtor de Funções dessa forma, o campo Conexão na caixa de diálogo Argumentos da Função fica em branco. Você pode fornecer informações sobre a conexão, conforme descrito na etapa 4. Ou, se houver uma conexão ativa na planilha, selecione HSACTIVE na lista drop-down.

  4. Em Selecionar Função, selecione uma função na lista e clique em OK.

    Figura 17-1 Construtor de Funções, Caixa de Diálogo Selecionar Função


    O Construtor de Funções, caixa de diálogo Selecionar Função, com HsGetValue, selecionado conforme descrito nesta seção

    Nota:

    Nem todas as funções estão disponíveis para todos os provedores. Consulte Tabela 17-1 para obter uma lista de funções e os provedores suportados.

    A caixa de diálogo Argumentos da Função é exibida, com o campo Conexão preenchido automaticamente com informações de conexão em um dos formatos a seguir.

    • Para conexões compartilhadas:

      WSFN|ProviderType|Server|Application|Database

      O parâmetro WSFN acima significa que essa função é uma função do Workspace e usa uma conexão compartilhada. As funções do Workspace são compatíveis com conexões do Oracle Hyperion Enterprise Performance Management Workspace ou do Oracle Enterprise Performance Management Cloud.

    • Para conexões privadas:

      PrivateConnectionName

    • Para conexões de URL:

      URLFN|URL|Server|Application|Database

    Todas as informações necessárias para estabelecer uma conexão é parte do token, como mostrado acima. Se o token contiver informações inválidas, geralmente será mostrado um erro #NoConnection, com as seguintes exceções para o token do Servidor:

    • Para processos de negócios do EPM Cloud, como o Planning, o token do Servidor pode estar em branco (ou inválido)
    • O token do Servidor do Essbase só pode ser em branco
    • O Financial Management requer o parâmetro do token do Servidor

    Para inserir manualmente as informações de conexão, use a sintaxe acima.

  5. Em Argumentos da Função, para cada argumento na função selecionada, proceda de uma das seguintes formas:
    • Clique no botão mais à direita, O botão Seleção de Membros abre a caixa de diálogo Seleção de Membros.

      Por exemplo, para HsGetValue, clique em O botão Seleção de Membros abre a caixa de diálogo Seleção de Membros para selecionar membros em Seleção de Membro; para HsLabel e HsGetVariable, selecione nas listas drop-down de rótulos ou variáveis.

      Essbase: Note que, quando nomes de variáveis estão duplicados, seus nomes totalmente qualificados são exibidos na lista drop-down. Isso ajuda a identificar as variáveis definidas nos níveis global, do aplicativo e do banco de dados.

    • Para digitar argumentos manualmente, informe o argumento na caixa de texto. Por exemplo, para inserir um membro, use o formato: dimensão#membro; como Ano#Trim1 ou Ano#Jan.

    • Para usar referências de célula, siga o procedimento descrito em Utilização de Referências de Célula.

    Figura 17-2mostra a caixa de diálogo Argumentos da Função para a função HsGetValue.

    Figura 17-2 Caixa de Diálogo Construtor de Funções, Argumentos da Função para HsGetValue com Base no Banco de Dados Sample Basic do Essbase


    O Construtor de Funções, caixa de diálogo Argumentos da Função para a função HsGetValue. Há um campo Conexão e campos para inserir dimensões e membros para cada argumento da função.

    Os argumentos listados em Argumentos da Função variarão dependendo da função selecionada na etapa anterior.

    Nota:

    Considere as seguintes práticas recomendadas:
    • Para HsGetSheetInfo, use uma referência de célula. Consulte Utilização de Referências de Célula para obter mais informações.

    • Para HsSetValue apenas: Selecione Dados ou Referência da Célula e digite o valor a ser enviado.

    • Para HsGetText e HsSetText apenas:

      • Selecione Comentários ou Referência de Célula e informe o texto da célula a ser enviado

      • Selecione Rótulo do Texto de Célula e selecione um rótulo no menu drop-down

    • Se uma conexão de planilha ativa estiver disponível, você poderá selecionar HSACTIVE na lista drop-down Conexão.

  6. Clique em Validar e corrija os possíveis erros.

    Alguns dos erros que você pode ver são:

    • Conexão off-line ou inválida

    • Seleção inválida

    • O nome de membro é inválido ou não corresponde ao alias selecionado

    • O nome de dimensão é inválido ou não corresponde ao alias selecionado

    • Combinação de Dimensão#Membro Incompleta

    • "Erro" genérico em caso de aspas ausentes ou outros erros de sintaxe secundários

    Figura 17-3 mostra erros na caixa de diálogo Argumentos da Função após um clique no botão Validar. No exemplo a seguir do aplicativo do Financial Management, existem erros de sintaxe para duas das combinações Dimension#Member. O primeiro erro é que o nome da Dimensão é inválido ou não corresponde aos alias selecionado. O segundo erro é que o nome do membro é inválido ou não corresponde aos alias selecionado.

    Figura 17-3 Erros de Validação do Construtor de Funções


    O Construtor de Funções, caixa de diálogo Argumentos da Função para a função HsGetValue. Existem erros na sintaxe para duas das dimensões Dimension#Member. O primeiro erro é que o nome da Dimensão é inválido ou não corresponde aos alias selecionado. O segundo erro é que o nome do membro é inválido ou não corresponde aos alias selecionado.
  7. Quando a validação da função for bem-sucedida, clique em OK para inserir a função na célula selecionada.
  8. Para executar a função, siga o procedimento descrito em Como Executar Funções.