Sobre Relatórios

Você pode importar ou inserir relatórios como consultas ad hoc e como relatórios totalmente formatados das origens de dados do Oracle Enterprise Performance Management Cloud no Oracle Smart View for Office a fim de executar outras operações neles.

As origens de dados suportadas incluem:

  • EPM Cloud: Enterprise Profitability e Cost Management, Financial Consolidation and Close, FreeForm, Narrative Reporting, Planning, Módulos do Planning, Tax Reporting

  • Oracle Essbase na nuvem
  • Oracle Profitability and Cost Management Cloud Essbase Provider

  • Oracle Fusion Applications Essbase Provider

  • Oracle Essbase Analytic Provider Services (APS)

Relatórios é uma solução de geração de relatórios baseada na nuvem para criação de relatórios financeiros e gerenciais do EPM Cloud. Essa solução permite que os usuários insiram gráficos e grades utilizando origens do EPM Cloud, como o Planning ou o Narrative Reporting, em um relatório.

As grades de relatório são tabelas que contêm dados de conexões de origens de dados externas. Os administradores adicionam grades a Relatórios, a fim de definir o layout da dimensão, selecionar membros e formatar a grade. Usando texto, dimensões, membros e fórmulas, os administradores definem o conteúdo da grade.

Note:

A funcionalidade Relatórios e a pasta Relatórios só estão disponíveis no Excel.

Usando o Smart View para Excel, você pode:

  • Importar as grades de relatório como grades ad hoc.

    Execute as operações ad hoc suportadas nas grades, como deslocamento e seleção de membros, diretamente em relação à origem de dados.

    É possível salvar e usar as grades como origens para conteúdo incorporado em doclets de pacotes de relatórios.

    Consulte Importação de Relatórios como Consultas Ad-Hoc.

  • Importar ou inserir Relatórios em pastas de trabalho do Excel como relatórios totalmente formatados.

    Se a Visualização do PDV estiver ativada para relatórios, você poderá selecionar o PDV ao importar ou inserir o relatório.

    Se houver prompts incluídos no relatório, especifique-os durante a importação ou a inserção.

    Note que haverá algumas diferenças entre os relatórios importados ou inseridos na Web e os relatórios importados para o Excel, conforme é descrito em Diferenças entre Relatórios e Relatórios Importados para o Excel em Como Projetar com Relatórios para o Oracle Enterprise Performance Management Cloud, disponível no Oracle Help Center, na guia Livros, para seu processo de negócios do EPM Cloud.

  • Depois de importados, você pode:

    • Alterar o PDV e atualizar os dados do relatório, conforme necessário.

    • Editar os prompts.

    • Atualize a pasta de trabalho com os dados de relatório mais recentes.

    • Distribuir o relatório para outros como arquivos do Excel.

    • Gerar uma grade ad hoc no relatório e depois executar operações ad hoc adicionais para fins da análise de dados.

    Consulte Como Importar ou Inserir e Trabalhar com Relatórios Totalmente Formatados.

Você também pode usar os comandos "Fazer Download como Excel" e "Fazer Download como Excel Ad Hoc" em seu aplicativo Web para importar Relatórios para o Smart View for Excel, conforme descrito em Como Trabalhar com Relatórios no Smart View in Como Trabalhar com Relatórios para Oracle Enterprise Performance Management Cloud. Observe o seguinte ao trabalhar com relatórios transferidos por download usando o comando "Fazer Download como Ad Hoc do Excel":

  • Todas as linhas e colunas de dados não suprimidas, ocultas e visíveis na grade ad hoc de um relatório também são importadas no Smart View. Os cabeçalhos de linha ou coluna que estavam ocultos na exibição do aplicativo Web também aparecem nas respectivas dimensões e não são movidos para o PDV. Isso permite importar todas as dimensões, incluindo as ocultas, para facilitar a realização da análise ad hoc no Smart View.
  • Somente linhas e colunas de dados são importadas no Smart View. Os detalhes que não são dados são estáticos e permanecem inalterados mesmo após a atualização de uma grade. Portanto, para evitar confusão, todos os detalhes que não são dados, como texto, fórmula, separador e linhas e colunas de notas, são omitidos durante a importação de quaisquer grades ad hoc existentes nos relatórios.

Administradores de Serviço: Durante o design do relatório, você pode configurar relatórios para usar a caixa de diálogo Seleção de Membros em prompts ou no PDV executando estas tarefas:

  • Ao definir dimensões do PDV, desmarque a opção Exibir Apenas Sugestões

  • Ao definir prompts, não especifique uma Lista de Opções

Nos dois casos, os usuários podem abrir a caixa de diálogo Seleção de Membros para selecionar os membros que têm acesso ao PDV e aos prompts.

Para relatórios com diversas origens de dados:

  • Quando um nome de dimensão é exclusivo entre as origens de dados, a caixa de diálogo Seleção de Membros pode ficar disponível para o PDV (desmarque a opção Exibir Apenas Sugestões) e os prompts (não especifique uma Lista de Opções).
  • Quando o mesmo nome de dimensão ocorre em mais de uma das diversas origens de dados, será necessário definir uma sugestão ou uma lista de opções para o PDV e os prompts.

Note:

Para obter mais informações, consulte Como Projetar com Relatórios para o Oracle Enterprise Performance Management Cloud, disponível no Oracle Help Center, na guia Livros, de seu processo de negócios do EPM Cloud.