Como Importar ou Inserir e Trabalhar com Relatórios Totalmente Formatados

Você pode importar ou inserir relatórios no Oracle Smart View for Office como relatórios totalmente formatados.

O procedimento descrito neste tópico descreve a importação ou inserção de Relatórios no Smart View para Excel. Você também pode usar o comando "Fazer Download como Excel" em seu aplicativo Web para importar Relatórios para o Smart View for Excel, conforme descrito em Como Trabalhar com Relatórios no Smart View em Como Trabalhar com Relatórios para Oracle Enterprise Performance Management Cloud..

Note:

Antes de começar a trabalhar com relatórios totalmente formatados no Smart View, inicie o Smart View no Excel e conecte-se a uma origem de dados suportada do Oracle Enterprise Performance Management Cloud.

Para importar ou inserir relatório totalmente formatado e depois trabalhar com ele:
  1. No Painel do Smart View, navegue até a pasta Relatórios.

    Todos os relatórios disponíveis na instância podem ser acessados na pasta Relatórios.

    Note:

    • Para a maioria dos processos de negócios do EPM Cloud, a pasta Relatórios está localizada dentro da pasta do aplicativo.

    • Para o Narrative Reporting, a pasta Relatórios está localizada dentro da pasta Biblioteca.

  2. Selecione um relatório e, no Painel de Ações, escolha uma opção:
    • Importar Relatório Formatado — Escolha esta opção se você planeja importar um único relatório para uma pasta de trabalho. Essa opção permite importar apenas um relatório por pasta de trabalho.

      Cada relatório subsequente selecionado para importação será importado para uma nova pasta de trabalho.

    • Inserir Relatório Formatado — Escolha esta opção se você planeja inserir vários relatórios em uma pasta de trabalho. Essa opção permite inserir vários relatórios por pasta de trabalho.

      Cada relatório subsequente selecionado para inserção será adicionado à mesma pasta de trabalho.

    Como alternativa, clique com o botão direito do mouse no relatório e selecione Importar Relatório Formatado ou Inserir Relatório Formatado, conforme necessário.

    Se o relatório contiver um PDV de visualização, ao inicializar, execute a etapa 3. Se o relatório contiver prompts, execute a etapa 4. Se não houver prompts ou um PDV de visualização, o relatório totalmente formatado será renderizado da seguinte maneira:

    • Se você selecionou Importar Relatório Formatado, o relatório será renderizado em uma nova pasta de trabalho do Excel.

    • Se você selecionou Inserir Relatório Formatado, o relatório será renderizado na pasta de trabalho atual do Excel.

    Durante o design do relatório, se a opção Imprimir Todas as Seleções estiver ativada, os nomes das planilhas refletirão o nome do relatório seguido pela primeira dimensão PDV que foi ativada para Imprimir Todas as Seleções, truncando o nome da planilha, conforme necessário, para atender ao limite de 31 caracteres do Excel.

    Note que o relatório pode conter várias grades, gráficos, objetos de texto e imagens dispostos em uma ou mais páginas. Todos esses objetos são passados para a pasta de trabalho do Excel durante a importação. As caixas de texto no relatório são convertidas em imagens na planilha do Excel importada. Em alguns casos, podem ser que você precise redimensionar manualmente a caixa de texto no Excel para corresponder à apresentação do relatório. Para redimensionar uma imagem, use a ferramenta de formatação de imagem do Excel. Clique com o botão direto do mouse na imagem e selecione Tamanho e Propriedades. Em Formatar Imagem, defina Ajustar Altura e Ajustar Largura como 100%.

  3. Se a opção Visualizar PDV estiver ativada para relatórios, você poderá optar por usar o PDV padrão. Para isso, clique em OK na caixa de diálogo Selecionar PDV. Como alternativa, você poderá alterar o PDV, conforme descrito em Visualizando PDV em Relatórios, e depois clicar em OK.

    Dependendo da sua seleção, o relatório totalmente formatado será importado ou inserido com o PDV selecionado e renderizado em uma nova pasta de trabalho ou na pasta de trabalho atual.

  4. Se o relatório contiver prompts, você poderá optar por usar os prompts padrão clicando em OK na caixa de diálogo Selecionar Prompts ou poderá alterar os prompts, conforme descrito em Edição de Prompts em Relatórios, e depois clicar em OK.

    O relatório totalmente formatado será importado ou inserido com o prompt selecionado e renderizado em uma nova pasta de trabalho ou na pasta de trabalho atual.

  5. Opcional: Após importar ou inserir o relatório:
    • Para editar o PDV de uma planilha, clique no botão Editar PDV no grupo Relatório da faixa do Smart View e siga o procedimento descrito em Alteração do PDV em Relatórios.

    • Se houver prompts disponíveis para edição, clique no botão Editar Prompts no grupo Relatório da faixa do Smart View e siga o procedimento descrito em Edição de Prompts em Relatórios.

  6. Opcional: Para atualizar o relatório importado quando os dados subjacentes dele mudarem durante sua sessão, clique no botão Atualizar Relatório no grupo Relatório da faixa do Smart View.

    Note:

    • O grupo Relatório só é exibido na faixa do Smart View quando o relatório está aberto. A opção Atualizar Relatório mantém a pasta de trabalho aberta e também preserva a fórmula do usuário.
    • Quando você atualiza um relatório existente que foi exportado, importado ou inserido no Excel, esse relatório é atualizado na mesma pasta de trabalho do Excel.
    • Só é possível atualizar relatórios no Excel que estão na pasta de trabalho original.
    • Se você mover ou copiar planilhas de relatório para outra pasta de trabalho, elas não poderão ser atualizadas.
  7. Opcional: Para criar uma grade ad hoc com base em um gráfico ou em uma grade importada, selecione uma célula na grade ou selecione a imagem do gráfico. Na faixa do Smart View, clique em Analisar.

    Na planilha que contém vários relatórios, selecione um relatório e depois clique em Analisar.

    A grade ad hoc é iniciada em uma planilha separada.

    Note:

    • Se seu relatório contiver porcentagens, observe que a formatação das porcentagens é parte da formatação numérica aplicada aos valores. A importação de um relatório formatado mostra a formatação numérica aplicada. Na grade ad hoc, números brutos são mostrados sem qualquer formatação.

    • As modificações nos prompts e PDVs não são levadas em consideração quando uma ação Analisar é realizada. A grade ad hoc recém-inserida (ou a grade analisada) sempre mostrará a grade padrão.

    • O comando Analisar não é suportado nestes casos:

      • Em um relatório formatado com agrupamento.

      • Em uma grade analisada.

    Consulte Importação de Relatórios como Consultas Ad-Hoc para obter informações sobre como trabalhar com a grade ad hoc.

  8. Opcional: Para visualizar as propriedades de um relatório, na árvore do Painel do Smart View, selecione um relatório e clique em Propriedades.

    Como alternativa, clique com o botão direito do mouse no nome do relatório e selecione Propriedades para acessar Propriedades do Relatório.

    Na caixa de diálogo Propriedades do Relatório, exiba estas propriedades do relatório: Nome, Descrição, Caminho (se estiver localizado em uma pasta que não seja a pasta padrão), Criado por (um nome de usuário), Criado em (uma data) e Modificado em (uma data).

  9. Opcional: Use os comandos Salvar ou Salvar como do Excel para salvar a pasta de trabalho.