Práticas Recomendadas para Ambientes de Teste e Produção

Esta seção explora algumas práticas recomendadas para gerenciar o Oracle Enterprise Performance Management Cloud. Os tópicos incluem processo de gerenciamento de alterações e o uso do modo de manutenção.

Sempre Testar Aplicativos em Ambientes de Teste

A Oracle recomenda que todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento, ao ajuste fino e ao teste dos aplicativos sejam realizadas no ambiente de teste antes da migração dos aplicativos totalmente testados do ambiente de teste para o ambiente de produção.

Depois que uma atualização mensal é aplicada aos ambientes de teste na primeira sexta-feira do mês, execute um teste de regressão neles para garantir que não haja problemas. Relate imediatamente à Oracle quaisquer problemas que encontrar criando uma solicitação de serviço.

É importante executar testes em ambientes de teste com o Administrador de Serviço e outras funções predefinidas, a fim de garantir que os usuários corporativos não enfrentem problemas quando começarem a usar ambientes de produção que são atualizados na terceira sexta-feira do mês.

Uso do Modo de Manutenção Durante as Tarefas Administrativas

O modo de manutenção é um estado em que somente os Administradores de Serviço podem realizar tarefas no aplicativo; todos os outros usuários ficam bloqueados. O aplicativo permanece no modo de manutenção até que um Administrador de Serviço o retorne ao uso regular desativando o modo de manutenção.

Quando você define o aplicativo no modo de manutenção, os usuários ativos são desconectados, o que pode resultar na perda de dados não salvos. Para evitar a perda de dados quando um ambiente entrar no modo de manutenção, a Oracle recomenda que os Administradores de Serviço comuniquem a invocação planejada do modo de manutenção aos usuários, informando-os como evitar a perda dos dados não salvos.

As seguintes tarefas de administração, que consomem uma quantidade considerável dos recursos de computação disponíveis, devem ser realizadas no modo de manutenção.

  • Adição de um cubo
  • Atualização de cubos
  • Reestruturação de um aplicativo
  • Carregamento de metadados
  • Carregamento de dados

Limitar o Número de Usuários que Foram Atribuídos à Função Administrador de Serviço

Atribua a função Administrador de Serviço, a função mais avançada do EPM Cloud, apenas a alguns usuários. Se necessário, atribua as funções de aplicativo para aumentar os privilégios dos usuários e assim permitir que eles executem tarefas que não são permitidas pela atribuição de função no domínio de identidade.

Para obter mais informações, consulte Gerenciamento de Atribuições de Função no Nível do Aplicativo em Administração do Controle de Acesso para Oracle Enterprise Performance Management Cloud.