Mesclagem de Fatias de Dados e Remoção de Zeros

Uma fatia de dados é um armazenamento incremental de dados. Menos fatias de dados melhoram o desempenho do cubo e reduzem o tamanho do banco de dados.

Uma fatia de dados é criada nas situações a seguir:

  • Quando você carrega dados em um cubo ASO

  • Quando você envia dados do Oracle Smart View for Office

  • Quando você executa um cálculo ou uma alocação

A criação de uma fatia de dados ao carregar dados melhora o desempenho dos carregamentos de dados incrementais, mas aumenta o tamanho do banco de dados. Depois que você carrega a nova fatia no banco de dados, o Essbase cria todas as exibições necessárias na fatia (como exibições agregadas) antes dos novos dados estarem visíveis para consultas. O número de fatias de dados incrementais é exibido em Estatística do Cubo ASO do Essbase no Relatório de Atividade. Consulte Sobre o Relatório de Atividade em Introdução ao Oracle Enterprise Performance Management Cloud para Administradores .

O uso de menos fatias de dados melhora o desempenho de um cubo. Para melhorar o desempenho, você pode mesclar todas as fatias de dados incrementais na fatia do banco de dados principal. Alternativamente, você pode mesclar todas as fatias de dados incrementais em uma única fatia de dados sem alterar a fatia do banco de dados principal.

Se você limpar dados antes de enviá-los para um cubo ASO, as células de dados afetadas mostrarão o valor 0, em vez de #Missing. Além disso, quando você exclui um valor usando o Smart View ou formulários de dados, o valor é definido como 0, em vez de #Missing. Para um desempenho ideal, substitua 0 por #Missing.

Você pode mesclar fatias de dados e remover zeros manualmente do Calculation Manager ou agendar o processo como um job. Como o banco de dados é bloqueado durante o processo, a Oracle recomenda o agendamento do job quando os usuários não estiverem usando o aplicativo.