Identificação de Áreas para Otimização de Regra

Execute a regra de negócios de desempenho lento no Calculation Manager para identificar as etapas que levam mais tempo.

Nota:

Não é possível executar regras do Consolidation and Close diretamente no Calculation Manager, pois os parâmetros de tempo de execução que são necessários para execução de regras não podem ser especificados no Calculation Manager.

Para identificar as etapas que demoram mais:

  1. Inicie o Calculation Manager.
    1. Entre no ambiente como um Administrador do Serviço
    2. Na página inicial, clique em Navegador Navegador e, em Criar e Gerenciar, selecione Regras.
  2. Localize a regra e clique nela duas vezes para abri-la.
  3. Clique em Iniciar Iniciar Regra para executar a regra.
  4. Insira os parâmetros de tempo de execução necessários e clique em OK.
  5. Clique em Mensagens de Log para abrir o arquivo de log.
    Exemplo de Log de Regras do Calculation Manager

    Nota:

    Você pode exportar as mensagens de log para um arquivo em formato XLS para facilitar a avaliação e para envio ao Suporte Oracle, se necessário.
  6. Avalie as mensagens de log, prestando atenção especial em como o tempo total da execução da regra de negócios é distribuído pelo número de passagens de cálculo. Identifique os seguintes itens, que são candidatos à otimização:
    • Passagens que consomem grande parte do tempo total da execução da regra.

      Verifique as colunas Número da Passagem e Percentual de Passagem para determinar qual passagem está consumindo a maior parte do tempo da execução da regra. Por exemplo, na ilustração anterior, a passagem 3 é a que demora mais para ser concluída (0,187 segundos) e ocupa 96,392% do tempo de passagem, indicando que se trata de um forte candidato à otimização. O início de uma nova passagem é mostrado em negrito.

    • Mensagens que indicam dependências de cálculo dinâmico. As mensagem de dependência de cálculo dinâmico identificam fórmulas de membro que dependem de outro membro calculado dinamicamente. A dependência de cálculo dinâmico, especialmente as dependências de membros esparsos calculados dinamicamente, pode retardar o desempenho geral do cálculo.

    Nota:

    O uso de CALCPARALLEL e FIXPARALLEL para processamento paralelo nas regras de negócios por muitos usuários pode prejudicar o desempenho. Como o cache é alocado por segmento de cálculo, as regras de negócios que usam CALCPARALLEL e FIXPARALLEL resultam em aumento exponencial no consumo de recursos, em comparação às regras processadas em série.

    Uma única invocação de uma regra de negócios que usa CALCPARALLEL e FIXPARALLEL pode ser realizada de forma aceitável. No entanto, o desempenho geral cairá se vários usuários simultâneos executarem tais regras de negócios (iguais ou diferentes). Quanto mais usuários executarem cálculos simultaneamente com CALCPARALLEL e FIXPARALLEL, maior será o uso de recursos, podendo atingir a capacidade, o que diminui o desempenho geral. Não use CALCPARALLEL e FIXPARALLEL para execução de regras de negócios por usuários finais. Além disso, não use CALCPARALLEL e FIXPARALLEL para execução de regras de negócios em lote que são executadas simultaneamente com as regras de negócios do usuário final.