Identificação de Áreas para Otimização de Regra

Execute a regra de negócios de desempenho lento no Calculation Manager para identificar as etapas que levam mais tempo.

Nota:

Para o processo de negócios do Consolidation and Close, é possível executar apenas regras Sob Demanda no Calculation Manager.

Para identificar as etapas que demoram mais:

  1. Inicie o Calculation Manager.
    1. Entre no ambiente como um Administrador do Serviço
    2. Na página inicial, clique em Navegador Navegador e, em Criar e Gerenciar, selecione Regras.
  2. Localize a regra e clique nela duas vezes para abri-la.
  3. Clique em Iniciar Iniciar Regra para executar a regra.
  4. Insira os parâmetros de tempo de execução necessários e clique em OK.
  5. Clique em Mensagens de Log para abrir o arquivo de log.
    Exemplo de Log de Regras do Calculation Manager

    Nota:

    Você pode exportar as mensagens de log para um arquivo em formato XLS para facilitar a avaliação e para envio ao Suporte Oracle, se necessário.
  6. Avalie as mensagens de log, prestando atenção especial em como o tempo total da execução da regra de negócios é distribuído pelo número de passagens de cálculo. Identifique os seguintes itens, que são candidatos à otimização:
    • Passagens que consomem grande parte do tempo total da execução da regra.

      Verifique as colunas Número da Passagem e Percentual de Passagem para determinar qual passagem está consumindo a maior parte do tempo da execução da regra. Por exemplo, na ilustração anterior, a passagem 3 é a que demora mais para ser concluída (0,187 segundos) e ocupa 96,392% do tempo de passagem, indicando que se trata de um forte candidato à otimização. O início de uma nova passagem é mostrado em negrito.

    • Mensagens que indicam dependências de cálculo dinâmico. As mensagem de dependência de cálculo dinâmico identificam fórmulas de membro que dependem de outro membro calculado dinamicamente. A dependência de cálculo dinâmico, especialmente as dependências de membros esparsos calculados dinamicamente, pode retardar o desempenho geral do cálculo.

    Nota:

    O uso de CALCPARALLEL e FIXPARALLEL para processamento paralelo nas regras de negócios por muitos usuários pode prejudicar o desempenho. Como o cache é alocado por segmento de cálculo, as regras de negócios que usam CALCPARALLEL e FIXPARALLEL resultam em aumento exponencial no consumo de recursos, em comparação às regras processadas em série.

    Uma única invocação de uma regra de negócios que usa CALCPARALLEL e FIXPARALLEL pode ser realizada de forma aceitável. No entanto, o desempenho geral cairá se vários usuários simultâneos executarem tais regras de negócios (iguais ou diferentes). Quanto mais usuários executarem cálculos simultaneamente com CALCPARALLEL e FIXPARALLEL, maior será o uso de recursos, podendo atingir a capacidade, o que diminui o desempenho geral. Não use CALCPARALLEL e FIXPARALLEL para execução de regras de negócios por usuários finais. Além disso, não use CALCPARALLEL e FIXPARALLEL para execução de regras de negócios em lote que são executadas simultaneamente com as regras de negócios do usuário final.