Recomendações sobre Criação de Blocos e Tamanho de Blocos

O tamanho do bloco recomendado para desempenho ideal é entre 8 KB e 200 KB. Para manter o tamanho de bloco BSO ideal, a Oracle recomenda que você só adicione as contas usadas para planejamento e previsão para cubos BSO. Quando possível, use cubos ASO para relatório adicionando todas as contas de relatório aos cubos ASO. Além disso, para melhorar o tamanho do bloco, a Oracle recomenda que todos os níveis superiores nas dimensões densas que sejam agregações dos seus filhos sejam do tipo cálculo dinâmico (não armazenamento) ou rótulo apenas.

Em geral, os blocos são criados nas ações a seguir:

  • Carregamento de dados
  • DATACOPY
  • Cálculos esparsos; por exemplo, AGG or SparseMember = X * X/X;

Um cálculo esparso é disparado quando:

  • Os membros esparsos estão à esquerda do sinal de igualdade (=).
  • A fórmula está dentro de um bloco de membros de cálculo esparsos; por exemplo, "Budget"("Sales" = "Sales"->"Actual" * 0.95;) pressupondo que Cenário seja esparso e Medidas seja denso.

Os blocos podem ser criados usando os comandos de cálculo SET CREATEBLOCKONEQ, SET CREATENONMISSINGBLK ou a função de cálculo @CREATEBLOCK.

A Oracle recomenda que essas configurações sejam usadas de maneira esparsa e dentro de uma instrução FIX rígida. Teste para ver se você pode evitar o uso dessas instruções alterando o tipo de cálculo que está sendo feito.

Quando tiver um problema, antes de usar essa função ou esses comandos de cálculo, verifique se ele está relacionado à criação do bloco. Você pode determinar se um problema está relacionado à criação do bloco enviando um zero (0) para o bloco de destino e depois executando novamente o cálculo.

Ao desenvolver regras de negócios, sempre apague e recarregue dados (em vez de enviar #missing ou executar um script clearblock ou cleardata) ao testar regras que possam causar um problema de criação de bloco.