Uso dos Comandos de Cálculo SET CALCPARALLEL e FIXPARALLEL

  • Para aplicativos de vários usuários em que haja a possibilidade de regras serem executadas simultaneamente, execute as regras de negócios em modo serial.
  • Só use SET CALCPARALLEL ao redor de agregações de dimensões esparsas completas em cálculos em lote.
  • O cálculo paralelo não é recomendado para scripts pequenos; por exemplo, scripts cuja execução leva menos de 20 segundos porque a sobrecarga para criar paralelismo pode não compensar o benefício.
  • Sempre teste SET CALCPARALLEL para garantir que ele seja benéfico. Às vezes, cálculos seriais ou cálculos com níveis inferiores de paralelismo podem produzir resultados melhores. Isso se aplica principalmente para regras de negócios de execução curta devido à sobrecarga em calcular como distribuir o pool de tarefas, que pode exceder o tempo salvo pelo uso do cálculo paralelo. Além disso, se o cálculo for aprovado em uma regra que falha ao usar SET CALCPARALLEL, remova-o para fins de depuração.
  • Teste para verificar se FIXPARALLEL fornece melhores resultados do que SET CALCPARALLEL Use o Calculation Manager no modo de depuração para revisar logs.
  • Sempre considere a execução simultânea por parte de vários usuários ao usar SET CALCPARALLEL e FIXPARALLEL.

Note:

Você deve testar exaustivamente todo o uso de CALCPARALLEL e FIXPARALLEL para simultaneidade esperada a fim de atingir o tempo de execução mais consistente. Esteja ciente de que uma sobrecarga de processamento está envolvida no uso de processamento paralelo. Você deve levar atentamente em consideração como o Essbase calcula o pool de tarefas para determinar como distribuir o processamento. Nunca suponha que o uso de SET CALCPARALLEL ou FIXPARALLEL (ou seus valores superiores) produzirão resultados melhores do que um valor mais baixo de SET CALCPARALLEL ou FIXPARALLEL. Em muitos casos, o processamento em série fornece melhor desempenho, mesmo em um único teste de usuário.

Embora a regra de negócios em si possa não conter CALCPARALLEL e FIXPARALLEL, seus scripts ou modelos podem tê-los. Nesses casos, remova-os dos scripts ou modelos.

Depois de retirar CALCPARALLEL e FIXPARALLEL, reimplante as regras.

Para obter mais informações, consulte FIXPARALLEL...ENDFIXPARALLEL em Referência Técnica do Oracle Essbase.