Usando Variáveis do Pacote de Relatórios

As Variáveis do Pacote de Relatórios fornecem uma manutenção centralizada de texto comum, números e datas que são exibidos em doclets por meio de um pacote de relatórios. As variáveis também podem ser usadas para fazer referência a conteúdo entre doclets, por exemplo, inserir dados do Microsoft Office Excel de um doclet ou arquivo de referência em um parágrafo de doclet.

Assista a estes vídeos para saber mais sobre os tópicos Criando e Gerenciando Variáveis em Pacotes de Relatórios e Inserindo Variáveis em Doclets no Narrative Reporting.

ícone de vídeo Criando e Gerenciando Variáveis em Pacotes de Relatórios e Inserindo Variáveis em Doclets no Narrative Reporting.

Nota:

  • No caso dos pacotes de relatórios baseados em PDF, é possível inserir variáveis apenas no ponto de vista dos relatórios do componente Relatórios, os quais são inseridos como doclets. Não é possível inserir variáveis diretamente em doclets de PDF.

  • Em pacotes de relatórios baseados no Word, ao atualizar o valor de uma variável, o processo de atualização da variável atualiza automaticamente o valor da variável e o nome do rótulo de controle de conteúdo em todos os locais em que a variável estiver inserida.

As variáveis podem ser criadas usando o Narrative Reporting na web ou a Extensão do Narrative Reporting para Oracle Smart View for Office. O Smart View é necessário para definir o valor da variável de referência. Limites de caracteres para variáveis:

  • As variáveis estáticas têm, no máximo, 125 caracteres.

  • Os valores de variável de referência criados no Microsoft Excel têm, no máximo, 255 caracteres.

  • Os valores de variável de referência fornecidos no Microsoft Word têm, no máximo, 2.000 caracteres. No entanto, não é possível inserir variáveis de referência do Microsoft Word no Microsoft Excel se elas têm mais de 255 caracteres.

Após a criação das variáveis, use a opção Variáveis no Smart View para inserir as variáveis em um doclet (em cabeçalhos, tabelas, células ou parágrafos) e células de doclet do Microsoft Office Excel.


Use a opção Variáveis do Smart View para adicionar variáveis a variáveis estáticas e de referência.

Se um autor ou proprietário de um pacote de relatórios atualizar qualquer valor de variável ou excluir variáveis do pacote de relatórios, uma notificação será enviada para o respectivo proprietário ou autor do pacote. A notificação inclui:

  • Um resumo em mensagens com um link para o pacote de relatórios.

  • Detalhes no e-mail de notificação com variáveis e doclets afetados, além de um link para o pacote de relatórios.

Quando o pacote de relatórios é transferido, as variáveis são facilmente atualizadas para refletir a data ou informações atuais. Se você modificar um valor de variável durante a criação do doclet, essa alteração será preenchida automaticamente para todas as instâncias inseridas da variável para garantir a consistência e a precisão.

Nota:

As variáveis são específicas de um Pacote de Relatórios. Quando um Pacote de Relatórios é copiado, novos IDs internos são gerados para todas as Variáveis. Os Pacotes de Relatórios não reconhecem variáveis incorporadas de outro Pacote de Relatórios.

Três tipos de variáveis estão disponíveis:

  • As Variáveis Estáticas usam uma entrada estática definida pelo usuário, como um rótulo de datas ou um valor definido, que pode ser utilizada em todo o pacote de relatórios. Essas variáveis estáticas podem ser facilmente atualizadas, e todas as instâncias do doclet do valor da variável refletem a alteração. As variáveis estáticas ajudam a manter centralmente dados, números e texto comuns no conteúdo de documento.

  • Para criar as Variáveis de Referência, referencie outro doclet ou arquivo de referência dentro do pacote de relatórios como a origem e selecione o valor da variável, por exemplo, o texto de um parágrafo do Word ou o valor de uma célula do Excel. Se o documento de origem for atualizado em seguida, essas alterações serão atualizadas automaticamente nas instâncias inseridas da variável no pacote de relatórios. As variáveis de referência podem ser usadas para inserir valores de células do Excel em um parágrafo do Word ou para criar fórmulas do Excel, a fim de implementar regras de cruzamento para assegurar uma maior exatidão dos dados ou, ainda, para criar palavras direcionais na narrativa do relatório, como "um aumento" ou "uma redução".

    Assista a este vídeo para aprender sobre o tópico Usando Variáveis para Texto Direcional e Cruzamento.

    ícone de imagem de vídeo. Usando Variáveis para Texto Direcional e Cruzamento

  • Variáveis Compartilhadas são variáveis ​​estáticas que consistem em valores comuns que vários pacotes de relatórios dentro do mesmo período de relatório podem incorporar em seu conteúdo de relatório. Os proprietários de pacotes de relatórios adicionam essas variáveis ​​compartilhadas aos seus pacotes de relatórios.

Uma lista de todas as Variáveis está disponível na guia Variáveis Ícone Guia variável na Central de Relatórios e fornece detalhes sobre o uso e o histórico da variável selecionada.


pacote de relatórios de amostras

  • Em Nome, o nome e a descrição da variável são exibidos, e o tipo de variável é identificado por um ícone:

    • Variável estática ícone da Variável estática
    • Variável de referência ícone da Variável de Referência
    • Variável compartilhada ícone de variáveis compartilhadas
  • Em Valor, o valor da Variável é exibido, e a origem de uma variável de referência também é listada.

  • A coluna Em Uso indica quantas vezes a variável está sendo usada. Clique no número de uso para exibir o local de cada uso.

Consulte as seguintes seções: