Como Trabalhar no Calculation Manager

Quando você clica em uma regra de Cálculo Configurável na página Processo de Consolidação, o sistema abre o Calculation Manager e é possível trabalhar com a regra. Por padrão, o conteúdo da regra distribuída está vazio e só contém comentários. Você pode criar uma lógica de cálculo usando um destes métodos:

  • Usar a interface gráfico do usuário para arrastar e soltar objetos para as regras

    No modo Gráfico, você pode usar um Seletor de Função e um Seletor de Membros. É possível arrastar e soltar objetos no Designer.

  • Editar regras usando o script do Essbase

    No modo Script, é possível usar um Seletor de Função e um Seletor de Membros. Você pode cortar e colar, localizar e substituir, mostrar ou ocultar comentários, bem como importar ou exportar.

O Seletor de Funções e o Seletor de Membros são totalmente suportados no modo gráfico e no modo de script. Você sempre pode alternar entre o modo gráfico e o de script selecionando a opção aplicável no menu drop-down Exibir:

  • Designer

  • Editar Script

  • Exibir Script

Você também pode comentar uma seção do código para fins de teste (adicionar ou remover comentários).

Os recursos do Calculation Manager estão habilitados para Cálculos Configuráveis.

Para ver as funções definidas por personalização suportadas pelo Calculation Manager, consulte Como Trabalhar com Funções Definidas pelo Cliente do Calculation Manager.

Para obter informações detalhadas sobre como usar o Calculation Manager, consulte Como Projetar com o Calculation Manager para Oracle Enterprise Performance Management Cloud.

Você pode executar a validação a qualquer momento antes ou durante o processo de salvamento. O sistema garante que os membros e as funções sejam válidos e a sintaxe esteja correta.

Para que seus cálculos personalizados façam parte do processo, Implante a regra.

Observe que você não pode implementar modelos criados no Calculation Manager. Você deve incluí-los em Cálculos Configuráveis ​​(pontos de inserção) ou regras sob demanda e, em seguida, implantar essas regras.

Se você encontrar erros durante a implantação, poderá ver os detalhes do erro no log de erros do console do Job. Depois que a regra for implantada, o sistema alterará o status do cálculo para "Alteração do Sistema" (SC). É necessário consolidar novamente os dados com base nas alterações feitas na regra que foi implantada.

Observe que os cálculos que você define no Calculation Manager não podem ser executados de modo autônomo. Quando a regra for implantada, o Financial Consolidation and Close inserirá as instruções de script da regra distribuída nos locais apropriados da lógica de consolidação.

Você não inicia regras de dentro do Calculation Manager. Além disso, você não pode incluir Cenário/Ano/Período/Entidade como a instrução OUTER FIX na regra implantada porque a seleção deles é determinada pelo usuário que invoca a consolidação no Financial Consolidation and Close. Consulte Como Trabalhar com Script de Cálculo do Essbase.