Melhores Práticas das Regras de Consolidação Configuráveis

Use estas melhores práticas ao trabalhar com regras de consolidação configuráveis.

Refinar o Escopo das Regras de Consolidação Configuráveis

Ao criar uma Regra de Consolidação Configurável, é recomendável adicionar as dimensões e os membros que forem necessários à regra, limitando assim o escopo de execução que, por sua vez, se torna mais restrito e produz um desempenho melhor.

Revise cuidadosamente as Regras de Consolidação Configuráveis ​​para garantir que elas incluam apenas os membros necessários. Se as dimensões não forem especificadas, todos os membros da dimensão em questão serão, por padrão, usados ​​para cálculo.

Por exemplo, considere uma Regra de Consolidação Configurável com o conjunto de dimensões e número de membros a seguir em cada PDV de origem.
Exemplo 1 de regra de consolidação configurável

Quando o escopo dessa regra é limitado a usar apenas um Custom1 e um Custom2, por exemplo, já que os outros membros de Custom1/Custom2 podem não ser necessários, o impacto é considerável. Há 98,4% menos combinações, apenas 10.000 combinações a serem processadas.

Quando todas as outras dimensões são levadas em consideração, ocorrem melhorias superiores no desempenho.

Otimizar as Condições de Redirecionamento/Alvo em Múltiplas Dimensões

As Regras de Consolidação Configuráveis ​​permitem que os usuários criem redirecionamento de alvo condicional com base em membros de várias dimensões.

Ter várias condições de redirecionamento para múltiplas dimensões tem impacto no desempenho porque resulta em numerosas combinações de condições.

Como exemplo, considere a seguinte hierarquia de Conta e Produto:


Exemplo de hierarquia de regras de consolidação configuráveis

Considere uma Regra de Consolidação Configurável com redirecionamentos condicionais, como os mostrados abaixo, supondo que todas as outras dimensões estejam definidas para membros apropriados:


Exemplo 2 de regra de consolidação configurável

No exemplo acima, as dimensões Conta e Produto apresentam três condições cada uma, o que aumenta o número total de combinações possíveis para 9 (3 x 3). Entretanto, quando o número de condições aumenta em múltiplas dimensões, isso gera muitas combinações possíveis. Por exemplo, supondo que cada dimensão, Conta e Produto, tivesse 25 dessas condições cada uma, isso resultaria em 625 (25 x 25) combinações, o que causaria lentidão na execução devido ao escopo mais amplo.

Para que os tempos de execução sejam ideais, o melhor é dividir o conjunto de regras em múltiplos conjuntos de regras. Quando o número de combinações possíveis (multiplicando-se o número de condições em todos os redirecionamentos de dimensão) for menor que 250, não será preciso dividir as regras. O exemplo do conjunto de regras acima pode ser dividido da seguinte maneira:

  • Adicione os membros na condição if à origem dos novos conjuntos de regras.

  • Na regra final, adicione os membros à origem do conjunto de regras original; exclua todos os membros considerados nos conjuntos de regras anteriores.

  • As condições de redirecionamento para a dimensão Produto e outras dimensões permanecerão inalteradas nos conjuntos de regras recém-criados.


Exemplo 3 de regra de consolidação configurável

As Regras de Consolidação Configuráveis ​​são altamente personalizáveis, oferecendo infinitas possibilidades. No exemplo anterior, se as condições de redirecionamento em Produto também fossem baseadas em membros da dimensão Conta, as condições e a Origem na dimensão Produto dos conjuntos de regras recém-divididos poderiam ser cuidadosamente refinadas para que membros exclusivos não fossem incluídos.

Resolução de Avisos de Regras de Consolidação Configuráveis

Quando você cria regras de Consolidação Configurável, como parte do processo de validação, o Financial Consolidation and Close fornece avisos sobre problemas que podem causar degradação do desempenho quando a regra é executada.

Por exemplo, você pode receber um aviso ou uma recomendação para refinar o escopo das regras de Consolidação Configurável ou para otimizar as condições de Redirecionamento/Alvo em múltiplas dimensões. Use as informações em Melhores Práticas, neste tópico, para resolver os avisos.