Fluxo de Dados

O Financial Consolidation and Close fornece várias dimensões por meio das quais os dados "fluem" de um ponto de entrada para um ponto consolidado. Essas dimensões são Entidade, Consolidação e Moeda.

Dimensão Entidade

A dimensão Entidade permite uma hierarquia de vários níveis das entidades, geralmente representando a estrutura de propriedade de uma ou mais empresas proprietárias (controladoras) e as empresas em que a empresa controladora tem propriedade direta ou indireta. A propriedade direta é a propriedade de ações de uma empresa própria, enquanto a propriedade indireta é a propriedade de uma empresa por meio de outra empresa. Por exemplo, se a empresa A possui ações na empresa B, e a empresa B possui ações na empresa C, então A tem propriedade direta de B, B tem propriedade direta de C e A tem propriedade indireta de C.

Normalmente, espera-se que as entidades pai no Financial Consolidation and Close representem os resultados financeiros consolidados de uma empresa controladora. Instruções financeiras consolidadas são as "Instruções financeiras de um grupo em que os ativos, os passivos, o patrimônio líquido, a receita, as despesas e os fluxos de caixa do pai (empresa) e de suas subsidiárias estão presentes como os de uma única entidade econômica" (IAS 27, IFRS 10). Os resultados consolidados são a agregação dos resultados da empresa de prestação de contas (uma entidade legal) e das empresas que ela possui direta ou indiretamente (todas as quais são empresas legais). Os resultados consolidados, em especial, não são a agregação dos resultados consolidados anteriormente de outras empresas controladoras.

Dimensões Consolidação/Moeda

Os dados fluem de uma entidade filho para uma entidade pai em um aplicativo de várias moedas por meio das dimensões Consolidação e Moeda. Para um aplicativo de única moeda, a dimensão Moeda não existe e os dados fluem apenas pela dimensão Consolidação.

Entrada de Dados da Entidade Base

Em uma entidade base (nível 0), o membro Entrada da Entidade é usado para inserir dados por meio de formulários de dados, do Smart View, da Integração de Dados, de Diários do Consolidation ou do Supplemental Data Manager na Moeda da Entidade. A moeda real que a Moeda da Entidade representa em um aplicativo de várias moedas é definida de entidade em entidade.

Os dados também podem ser inseridos para Entrada da Entidade em uma Moeda de Entrada (atualmente somente por Lançamento). Os dados inseridos são "convertidos reversamente" na Taxa Final na Moeda da Entidade como parte do processo de Consolidação e serão processados da mesma maneira que os dados inseridos diretamente na Moeda da Entidade. É necessário um membro Origem de Dados separado para cada Moeda de Entrada para a qual os dados deverão ser inseridos. A conversão reversa é processada na Taxa Final para assegurar que o impacto líquido no Saldo de Fechamento, quando convertido de volta para a Moeda Pai ou para uma Moeda de Relatório (incluindo qualquer Variação de Taxa de Câmbio), seja o mesmo que os valores da Moeda de Entrada inseridos originalmente.

O membro de movimento Saldo Inicial nunca é inserido diretamente na Entrada da Entidade, mas é transferido do Saldo de Fechamento do período anterior. Alguns Saldos de Fechamento são transferidos para o Saldo Inicial de uma conta diferente (Ganhos Retidos, Renda do Proprietário, Total de Outra Renda Integral), mas todos os Saldos de Fechamento são transferidos.

Conversão

A Entrada da Entidade/Moeda da Entidade é convertida em Entrada da Entidade/Moeda Pai em um aplicativo de várias moedas. Se a moeda do filho e do pai for igual, a conversão será na taxa de 1. Caso contrário, a conversão será realizada aplicando a taxa de câmbio e o método de conversão necessários aos dados não convertidos. Essa conversão da Moeda da Entidade em Moeda Pai é concluída como parte do processo de Consolidação.

Os dados também podem ser inseridos para a Entrada da Moeda Convertida em uma Moeda de Entrada (atualmente somente por Lançamento). Os dados inseridos serão copiados para a Moeda Pai se a Moeda de Entrada for a mesma moeda que a Moeda Pai e também para qualquer Moeda de Relatório Correspondente. Os dados inseridos não são copiados na Moeda da Entidade mesmo que ela corresponda à Moeda de Entrada para a qual os dados foram inseridos. Não há cálculos de conversão aplicados porque os dados são tratados como dados "convertidos". É necessário um membro Origem de Dados separado para cada Moeda de Entrada para a qual os dados deverão ser inseridos.

Se necessário, os dados de Entrada da Entidade e da Moeda Convertida podem ser aplicados a uma ou mais moedas de relatório por meio do processo de Conversão. Se a moeda de relatório for a mesma moeda que a representada pela Moeda da Entidade ou Moeda Pai, os dados serão copiados da origem relevante para a moeda de relatório. Se a moeda de relatório não for a mesma moeda que a representada pela Moeda da Entidade ou Moeda Pai, os dados serão convertidos usando o mesmo processo da conversão da Moeda da Entidade em Moeda Pai. Note que os dados da Entrada da Moeda da Convertida nunca são convertidos e só são copiados para a Moeda de Relatório da Moeda Pai.

Os Saldos Iniciais nunca são convertidos, mas são transferidos dos Saldos de Fechamento convertidos do período anterior.

A Entrada da Entidade e a Entrada da Moeda Convertida são agregadas a Total da Entidade. Em um aplicativo de várias moedas, essa agregação ocorre para Moeda da Entidade, Moeda Pai e qualquer moeda de relatório preenchida.

Total da Entidade e Entrada Pai serão agregadas ao Total Pai (se a Entrada Pai estiver habilitada) na Moeda Pai somente.

Proporcionalização

Os dados são proporcionalizados do membro Proporção de Total da Entidade ou de Total Pai (se a Entrada Pai estiver habilitada). A proporcionalização aplica a % de Consolidação definida para a combinação de filho/pai em todos os pontos de dados da Entidade Total.

Os dados também podem ser inseridos para a Entrada da Entidade na moeda do pai. A Entrada Pai é, portanto, específica para a combinação entidade/pai e é agregada somente à entidade pai especificada. Se uma entidade for compartilhada e tiver mais de um pai, então haverá mais de um ponto de Entrada Pai disponível. A Entrada Pai é um membro de dimensão de Consolidação opcional e deve ser habilitada em ordem para ser usada.

Os Saldos Iniciais nunca são proporcionalizados, mas são transferidos dos Saldos de Fechamento do período anterior do membro Proporção. Se a % de Consolidação mudar de um período para o próximo, a regra do sistema Alteração de Propriedade do Saldo Inicial gerará entradas para ajustar o Saldo Inicial para a % de Consolidação do período atual necessário.

Eliminação

Os dados de Total da Entidade ou da Moeda Pai (se a Entrada Pai estiver habilitada) podem ser eliminados e ajustados para o membro Eliminação. A regra do sistema Eliminação Padrão ajusta entradas intercompanhia com base nas configuração da Conta Plug e Intercompanhia da conta. Ajustes adicionais podem ser gerados das regras Consolidação Configurável.

Os Saldos Iniciais são sempre transferidos dos Saldos de Fechamento do período anterior do membro Eliminação.

Contribuição com o Pai

Os dados da proporção são agregados com os dados de Eliminação para Contribuição.

Os dados podem ser inseridos para a Entrada da Entidade na moeda do pai. A Entrada de Contribuição é, portanto, específica para a combinação entidade/pai e é agregada somente à entidade pai especificada. Se uma entidade for compartilhada e tiver mais de um pai, então haverá mais de um ponto de Entrada de Contribuição disponível. A Entrada de Contribuição é um membro de dimensão de Consolidação opcional e deve ser habilitada em ordem para ser usada.

A Contribuição e a Entrada de Contribuição serão agregadas à Contribuição Total (se a Entrada de Contribuição estiver habilitada) na Moeda Pai somente.

A Contribuição ou a Contribuição Total (se a Entrada da Contribuição estiver habilitada) é agregada à Consolidação da Entidade da entidade pai, combinando com os dados semelhantes dos irmãos (os outros filhos do pai).

Os Saldos Iniciais são sempre transferidos dos Saldos de Fechamento do período anterior.

Entrada de Dados da Entidade Pai

Na entidade pai, dados adicionais podem ser introduzidos nos membros Entrada da Entidade ou Moeda Convertida (atualmente apenas pelos Lançamentos).

Entradas de Ajuste de Eliminação da Entidade serão geradas pelo sistema se os dados de Consolidação da Entidade exigirem ajuste. Isso poderia ocorrer se a % de consolidação acumulada de uma entidade de origem de nível 0 aumentasse devido à mesclagem das instâncias compartilhadas da entidade. Poderia, então, ser necessário alterar as consolidações de alteração patrimonial para Proporcional ou Subsidiária em uma entidade pai intermediária.

A Consolidação da Entidade, o Ajuste de Eliminação da Entidade, a Entrada da Entidade e a Entrada da Moeda Convertida são, então, agregadas para valores de moeda de Total da Entidade e convertidas para as moedas Pai e Relatório conforme necessário. Dados adicionais podem, então, ser inseridos para a Entrada Pai e a Contribuição Pai. O processo de consolidação continua por meio das dimensões Consolidação/Moeda de cada entidade filho para seu pai.


Diagrama do fluxo de consolidação

Existem duas configurações para o comportamento dos membros principais da dimensão Entidade.

Comportamento preferido (aplicado por padrão): Nenhuma variável de substituição ProportionalizeTopEntityMembers, ou defina essa variável de substituição como Falso.

Os dados não são convertidos como moeda pai nem consolidados para Contribuição/Contribuição Total para as entidades "principais" na dimensão Entidade ("Geografia Total" e quaisquer irmão). Isso acontece porque não há uma entidade pai válida para a qual a moeda padrão seja definida e não há uma entidade pai válida para contribuição (o membro "Entidade" da dimensão é considerado como um rótulo de dimensão, e não como uma entidade). A entrada de Dados para Entrada de Moeda Convertida, Entrada Pai e Entrada de Contribuição também é restrita para esses membros de entidades principais. No entanto, o rótulo da dimensão da entidade ("Entidade") pode ser selecionado durante a invocação de um processo de consolidação. Isso permitirá que todas as hierarquias na dimensão Entidade sejam consolidadas por vez.

Comportamento alternativo: Adicione uma variável de substituição chamada ProportionalizeTopEntityMembers e defina o valor como Verdadeiro.

Os dados são convertidos como moeda pai para entidades "principais" na dimensão Entidade aplicando a moeda do sistema. Os dados da Moeda Pai também são consolidados para Contribuição/Contribuição Total, mas nada mais. A entrada de Dados para Entrada de Moeda Convertida, Entrada Pai e Entrada de Contribuição é restrita para esses membros de entidades principais.

Assista ao vídeo a seguir para obter informações sobre fluxo de dados de consolidação:

Ícone de vídeo Visão Geral: Fluxo de Dados e Consolidação