Regras de Consolidação Avançada

O Financial Consolidation and Close definirá a proporção de todas as origens de dados, preenchendo o membro Proporção da dimensão Consolidação. A definição da proporção dos dados de origem é feita na % de Consolidação definida para a combinação da entidade pai/filho.

As regras de consolidação configuráveis são usadas para gerar entradas adicionais, a fim de preencher o membro Eliminação da dimensão Consolidação. Os membros Proporção e Eliminação são agregados ao membro Contribuição. A origem de dados engloba o mesmo conjunto de dados como é proporcionalizado. Consulte Sobre Regras de Consolidação Configuráveis.

Há duas regra de consolidação do sistema que sempre serão executadas além das regras de consolidação configurável opcionais. Enquanto as regras de consolidação do sistema não podem ser modificadas pelo usuário, as regras de consolidação configurável podem ser criadas, modificadas, ativadas (implantadas) e desativadas (desimplantadas). São fornecidas várias regras de consolidação configurável pré-implantadas.


Tela Regras de Consolidação

Regras Padrão de Consolidação de Eliminação

As regras padrão de eliminação do sistema se baseiam nas configurações de dimensão da conta e no ponto de vista dos dados inseridos. Essas regras de eliminação reclassificarão dados relevantes para uma conta de compensação (plug), de modo que os dados sejam compensados com dados semelhantes de outras entidades.

Assim, por exemplo, os dados de Contas a Receber registrados pela entidade A com um Parceiro Intercompanhia da entidade B devem compensar os dados de Contas a Pagar registrados pela entidade B com um parceiro intercompanhia da entidade A. Para que essa compensação ocorra, as contas de Contas a Receber e Contas a Pagar devem ser definidas como "Intercompanhia" e uma conta "plug" comum deve ser atribuída.

Os dados de uma dessas contas serão considerados para eliminação se o parceiro intercompanhia dos dados for um descendente do parceiro da entidade que está sendo processada no momento. Se as condições forem atendidas, uma entrada bilateral será contabilizada no membro de dimensão Consolidação de Eliminação. A primeira entrada é uma "proporcionalização reversa". Os dados são contabilizados na Eliminação com um valor negativo do ponto de dados da origem multiplicado por uma % de Consolidação. A % de Consolidação aplicada é a redução da % de Consolidação da entidade e da % de Consolidação do parceiro. Os dados de origem foram proporcionalizados (para o membro Proporção) na % de Consolidação da entidade, de modo que o efeito líquido da entrada de eliminação é reverter toda ou parte da entrada proporcionalizada. A entrada de balanceamento é então contabilizada na conta plug no membro de dimensão Consolidação de Eliminação. O efeito líquido dessa entrada bilateral é reclassificar todos ou parte dos dados intercompanhia da conta original para a conta plug.

Os dados reclassificados são agregados ao membro Consolidação da Entidade da entidade pai. Se entradas correspondentes forem agregadas das Contas a Receber e Contas a Pagar, na Consolidação da Entidade da entidade pai, o valor dos dados líquido será zero. Se valores incompatíveis forem reclassificados e agregados, o valor dos dados na conta plug na Consolidação da Entidade representará a incompatibilidade.

Em uma estrutura de organização com entidades compartilhadas, a agregação das entradas de eliminação processadas em relação a cada uma das ramificações na qual a entidade compartilhada reside nem sempre é o resultado necessário quando todas as instâncias da entidade compartilhada são combinadas. Por exemplo, uma entidade pode ser 40% de propriedade de um pai imediato e 40% de propriedade de outro, com o método Patrimônio Líquido sendo aplicado em ambos os casos. A redução da % de consolidação da entidade e do parceiro é aplicada à eliminação. Nesse caso, não ocorre eliminação, pois a % de Consolidação para o método Patrimônio Líquido é 0%. No entanto, quando as duas entidades compartilhadas se consolidarem em seu primeiro pai comum, a propriedade combinada será de 80% e o método Subsidiário deverá ser aplicado, com uma Consolidação de 100%. Um ajuste é feito no primeiro pai comum, no qual os resultados agregados das eliminações de nível inferior estão incorretos para o método de consolidação atual. Esse ajuste é feito no membro Consolidação Ajustes de Eliminação da Entidade do primeiro pai comum.

Regras de Consolidação de Alteração de Propriedade de Saldo Inicial

O Gerenciamento de Propriedade introduz a capacidade de alterar a % de Propriedade e o Método de Consolidação para uma combinação de Entidade/Pai de período a período. Com uma alteração na % de Propriedade e/ou no Método de Consolidação, a % de Consolidação também pode ser alterada período a período.

O Saldo Inicial sempre é transferido do Saldo de Fechamento do período anterior para cada membro de dimensão Consolidação. O Saldo Inicial não é proporcionalizado. Portanto, o Saldo Inicial representa a proporcionalização do período anterior na % de Consolidação do período anterior. Todos os outros movimentos agregados no Saldo Inicial são proporcionalizados na % de Consolidação do período atual.

Para garantir que o Saldo de Fechamento do período atual reflita a % de Consolidação do período atual, um ajuste é contabilizado para refletir a alteração na % de Consolidação do Saldo de Fechamento do período anterior não consolidado. Se a alteração na % de Consolidação for maior que zero, a entrada será contabilizada como "Aquisições" e, se a alteração for menor que zero, a entrada será contabilizada como "Descartes".

Para entidades em que o percentual de consolidação mudou desde o último período, FCCS_Mvmts_Acquisitions ou FCCS_Mvmts_Disposals é calculado automaticamente para o membro Eliminação da dimensão Consolidação, nas contas que são eliminadas por meio de contas conectadas. No caso de contas que sejam eliminadas por regras específicas do cliente (regras de consolidação configuráveis ou regras de pontos de inserção), o cliente/parceiro deverá escrever o ajuste de Alteração de Propriedade do Saldo Inicial e ele será preenchido em FCCS_Mvmts_Disposals_Input/FCCS_Mvmts_Acquisitions_Input.

Observe que os membros Movimento pré-implantados, "FCCS_Mvmts_Acquisitions" e "FCCS_Mvmts_Disposals", são apenas para uso do sistema e quaisquer dados inseridos nesses membros serão eliminados. Os membros "FCCS_Mvmts_Acquisitions_Input" e "FCCS_Mvmts_Disposals_Input" podem ser usados para entrada de dados, Regras de Ponto de Inserção ou Regras de Consolidação Configuráveis.