Sobre Regras de Consolidação Configuráveis

A finalidade das regras de consolidação de preencher o membro Eliminação é criar entradas de diário dos dados de origem a fim de reclassificar, ajustar e eliminar dados reportados. Quando essas entradas do diário são aplicadas a contas financeiras (Balanço Geral e Imposto de Renda), os resultados do lançamento do diário devem gerar entradas balanceadas.

As regras de consolidação proporcionam a criação de "conjuntos de regras". Cada conjunto de regras pode conter uma ou mais regras. O conjunto de regras representa um diário e cada regra representa uma entrada de lançamento do diário (uma única linha de detalhes do diário).

Para obter detalhes sobre a criação de conjuntos de regras e regras, consulte estes tópicos:

Assista ao vídeo a seguir para obter informações sobre regras de consolidação configuráveis:

Ícone de vídeo Gerenciamento de Regras de Consolidação Configuráveis

Conjuntos de Regras

Vários parâmetros podem ser aplicados ao conjunto de regras:

  1. Condição

    Uma condição sob a qual o conjunto de regras é executado

    A condição pode ser baseada nestes itens:

    • O método de consolidação aplicável à combinação de pai/filho da dimensão de entidade que está sendo processada:

    • Alguma combinação de membros de dimensão ou atributos do membro de dimensão - as dimensões aplicáveis para uma condição de conjunto de regras são as dimensões de "página": Cenário, Ano, Período, Entidade (S/Y/P/E) e as dimensões de "subcubo": Conta, Intercompanhia, Movimento, Origem de Dados, Multi-GAAP (se aplicável), mais qualquer dimensão personalizada criada pelo usuário.

    • Um valor de dados

    A condição é padronizada para "Executar sempre".

  2. Fator

    Um fator a ser aplicado aos valores dos dados de origem

    Os dados de origem são multiplicados pela % de Consolidação, % de Propriedade, % de Participação Minoritária do fator selecionado, da entidade ou do parceiro, pela alteração de um período para outro de qualquer uma dessas porcentagens, pela redução dos valores de Entidade ou Parceiro de qualquer uma dessas porcentagens, pelo produto (multiplicação) das porcentagens de Entidade e Parceiro, pelo valor do período anterior de qualquer uma dessas porcentagens ou pelo valor do último período do ano anterior.

  3. Conjunto de Dados de Origem

    O conjunto de dados de origem a ser processado pelos padrões do conjunto de regras de consolidação para os membros da dimensão "página" de Cenário Atual, Ano Atual, Período Atual, membros de nível 0 do membro da dimensão Consolidação "FCCS_Entity Total" e "Moeda Pai". O conjunto de dados de origem pode ser modificado para outro PDV em certas limitações. Em geral, o conjunto de dados de origem não pode ser um conjunto de dados impactado pela contabilização de pontos de dados pelo processo de consolidação atual. Consulte Criação de Conjuntos de Regras de Consolidação para obter detalhes.

  4. Escopo

    Um PDV de dados de origem para filtrar o conjunto de dados ao qual aplicar o conjunto de regras em uma dimensão de acordo com a dimensão. O PDV de origem padrão inclui todos os membros de nível 0 das dimensões do "subcubo": Conta, Intercompanhia, Movimento, Origem de Dados, Multi-GAAP (se aplicável), mais qualquer dimensão personalizada criada pelo usuário.

    Uma ou mais seleções de membros base (nível 0) podem ser feitas para dimensões de subcubo, incluindo listas. As seleções de dimensão de subcubo no PDV de Origem filtram e limitam a execução da regra do conjunto de dados total somente até os pontos de dados que se enquadram nas definições de filtro do subcubo. Sendo assim, o PDV de Origem pode, por exemplo, especificar uma única conta à qual aplicar o conjunto de regras. Se uma dimensão não for adicionada ao PDV de Origem, todos os membros base dessa dimensão serão incluídos no conjunto de dados.

    As dimensões de página Cenário, Ano, Período e Entidade também podem ser adicionadas ao Escopo do conjunto de regras. A filtragem em uma dimensão de página impedirá a execução do conjunto de regras em relação a qualquer membro da dimensão não incluído no escopo do conjunto de regras, independentemente de o membro estar no escopo do processo de consolidação. Observe que esse método de exclusão de membros da dimensão de página do escopo da consolidação é mais eficiente do que o uso do campo de condição, mas não atenderá a seleções com condições em mais de uma dimensão.

  5. Eliminação de Parceiros

    Se o recurso de Eliminação de Parceiros tiver sido ativado para o aplicativo e se uma ou mais regras do conjunto de regras for gravar uma entrada de Eliminação de Parceiros, clique no botão Criar Eliminação de Parceiros. Quando selecionadas, três dimensões serão adicionadas ao escopo do conjunto de regras, se ainda não tiverem sido adicionadas pelo gravador de regras.

A entrada Fator e o Escopo são opcionais no nível do conjunto de regras; se definidas, essas configurações serão herdadas por cada uma das regras no conjunto de regras.

Regras

Uma ou mais regras podem ser criadas no conjunto de regras. A Condição, o Fator e o Escopo criados no nível do conjunto de regras serão herdados por cada regra e não podem ser modificados.

Se o conjunto de regras tiver sido definido como conjunto de regras de Eliminação de Parceiros, será possível definir regras individuais para gravar dados de Eliminação de Parceiros. Nem todas as regras em um conjunto de regras de Eliminação de Parceiros devem gravar eliminações de parceiros.

Além dos parâmetros herdados do conjunto de regras, parâmetros adicionais podem ser definidos para cada regra:

  1. Um fator a ser aplicado aos valores dos dados de origem (caso isso não seja definido no nível do conjunto de regras)

  2. Uma opção de Processamento de "Adicionar" ou "Subtrair"

  3. Um ou mais membros de dimensão "Redirecionamento" de Destino

    É possível definir um ou mais membros de redirecionamento de destino em uma base de dimensão por dimensão (uma entrada de redirecionamento por dimensão) para dimensões de subcubo. Se nenhum membro de dimensão de redirecionamento de destino for definido, os dados de origem serão gravados no membro de dimensão Consolidação Eliminação usando os membros da dimensão de origem. Se um membro de redirecionamento for definido, os dados de origem serão gravados usando o membro de redirecionamento definido.

    Observe que se a entrada "#Source POV entity#" for selecionada para redirecionamento da dimensão Intercompanhia, o redirecionamento será aplicado ao membro "ICP_<Entidade do PDV de Origem>" de Intercompanhia.

    Observe também que se a Entidade do PDV de Origem não tiver sido designada como um membro intercompanhia válido (e o membro "ICP_<Entidade do PDV de Origem>" não existir), o redirecionamento será ignorado e os dados serão gravados no membro Intercompanhia do PDV de Origem.

    Se a regra for de Eliminação de Parceiros, o redirecionamento para as dimensões de Entidade, Intercompanhia e Origem de Dados será predefinido e não poderá ser alterado.

    Observação: Se estiver usando a lógica Eliminações de Parceiros (PElim) nas regras de Consolidação Configurável e estiver enfrentando uma piora no desempenho por causa disso, você poderá usar uma variável de substituição chamada EnablePelimNewLogic e definir o valor como Verdadeiro para melhorar o desempenho.

    Note que, se você estiver usando a PELIM em que a entidade e o parceiro são o mesmo membro, seus valores de dados poderão mudar.

  4. Condições do "Redirecionamento" de Destino

    Vários membros de redirecionamento de destino podem ser especificados usando uma ou mais condições para determinar quando cada membro de redirecionamento deve ser aplicado. Um "bloco de condições" pode ser criado na forma de:

    If <condition1> Then

    <redirection member 1>

    ElseIf <condition2>

    <redirection member 2>

    Else

    Same as Source

    End

    Se uma condição for atendida durante a execução da regra, os dados serão gravados usando o membro de redirecionamento do membro do PDV de origem conforme definido.

    A condição de redirecionamento de destino permite que vários membros de redirecionamento sejam definidos para diferentes condições. A condição pode se basear nos membros de dimensão do ponto de dados de origem ou em um valor de dados.

Exemplo 1:

Source POV = Base members of Balance Sheet accounts

Account redirection 1 condition = Account is base member of the Net Income account

Account redirection 1 = Equity Company Income account

Account redirection 2 = Investment Elimination account

O exemplo acima resultaria no seguinte:

If the source account is a base member of the Net Income account then

Redirect to the Equity Company Income account

Else

Redirect to the Investment Elimination account

End If

Exemplo 2:

Source POV = Base members of Balance Sheet accounts

Account redirection 1 condition = Account is base member of the Net Income account

Account redirection 1 = Equity Company Income account

Account redirection 2 condition = Account is base member of the Comprehensive Income account

Account redirection 2 = Investment Elimination account

O exemplo acima resultaria no seguinte:

If the source account is a base member of the Net Income account then

Redirect and write to the Equity Company Income account

Else if the source account is a base member of the Comprehensive Income account then

Redirect and write to the Investment Elimination account

Else

Write to the source dimension member

End If