Criação de Regras de Consolidação

Para criar uma regra de consolidação:

  1. Na página inicial, clique em Aplicativo e, em seguida, clique em Consolidação.

  2. Na página Processo de Consolidação, selecione a guia Consolidado e, em seguida, Consolidação Configurável.
  3. Selecione o conjunto de regras no qual criar a regra.

    Todas as regras devem estar em um conjunto de regras.

  4. Clique no ícone Criar Regra (+).

  5. Na tela da nova regra, informe o Nome da regra.

  6. Opcional: Toque na descrição para inserir a descrição da regra.

  7. Condição:: É herdade do conjunto de regras e não pode ser modificada na regra.

  8. Para Fator: Se o fator foi definido no nível do conjunto de regras, essa condição será herdada e não poderá ser modificada na regra. Se o fator não foi definido no nível do conjunto de regras, você deverá inserir o fator para cada regra.

    Selecione uma destas opções na primeira caixa drop-down:

    • Atual

    • Alterar em

    • Redução da entidade ou do parceiro

    • Produto de entidade/parceiro

    • % Específica

    • Anterior

    • Último Período do Ano Anterior

    Em seguida, selecione uma das opções na segunda caixa drop-down:

    • % da Consolidação da Entidade

    • % da Propriedade da Entidade

    • % de Participação Minoritária da Entidade

    • % de Consolidação do Parceiro

    • % de Propriedade do Parceiro

    • % de Participação Minoritária do Parceiro

  9. Para Opção de Processamento, selecione Adicionar ou Subtrair na lista drop-down. A opção Processamento de Regra especifica se o valor dos dados calculados deve ser adicionado ou subtraído para qualquer valor de dados já publicado no destino. Consulte Opção de Processamento de Regra.

  10. PDV de Origem da Regra: É herdade do conjunto de regras e não pode ser modificado na regra.
  11. Opcional: Para definir um redirecionamento dos dados, clique em Redirecionar Membros. Consulte Redirecionamento de Regra.
  12. Opcional: Se a Eliminação de Parceiros tiver sido ativada para o conjunto de regras, após selecionar Redirecionar Membros, selecione Ativar Eliminação de Parceiros.

  13. Para salvar a regra, clique em Salvar e Fechar, ou para continuar criando regras, clique em Salvar e Continuar.

Opção de Processamento de Regra

A opção Adicionar contabilizará os dados processados na dimensão Consolidação da Eliminação da mesma maneira que a proporcionalização, aplicando o fator ao valor dos dados de origem. A opção Subtrair também aplicará o fator ao valor dos dados de origem, mas contabilizará o valor "reverso".

Por exemplo, para "reverter" o efeito da proporcionalização de uma conta, você aplicaria a opção Subtrair.

Observe que quando um ponto de dados é "redirecionado" para um membro de conta diferente, o tipo de conta é levado em consideração quando a contabilização é processada. Por exemplo, quando:

  • Um valor positivo originado de uma conta de Receita não for redirecionado, ou for redirecionado para uma conta de Receita diferente com a opção de processamento Adicionar, um valor positivo será contabilizado para a conta de Receita.

  • Um valor positivo originado de uma conta de Receita não for redirecionado, ou for redirecionado para uma conta de Receita diferente com a opção de processamento Subtrair, um valor negativo será contabilizado para a conta de Receita.

  • Um valor positivo originado de uma conta de Receita for redirecionado para uma conta de Despesa com a opção de processamento Adicionar, um valor negativo será contabilizado para a conta de Despesa.

  • Um valor positivo originado de uma conta de Receita for redirecionado para uma conta de Despesa com a opção de processamento Subtrair, um valor positivo será contabilizado para a conta de Despesa.

  • Um valor negativo originado de uma conta de Receita for redirecionado para uma conta de Despesa com a opção de processamento Adicionar, um valor positivo será contabilizado para a conta de Despesa.

  • Um valor negativo originado de uma conta de Receita for redirecionado para uma conta de Despesa com a opção de processamento Subtrair, um valor negativo será contabilizado para a conta de Despesa.

A regra geral é:

  • Multiplique o valor de origem por -1 se o "sinal normal" do Tipo de Conta de Origem for diferente do "sinal normal" do Tipo de Conta de Destino.

  • Se a Opção de Processamento selecionada for Subtrair, multiplique novamente por -1.

O "sinal normal" dos Tipos de Conta são:

  • Receita - Saldo de crédito (-)

  • Despesa - Saldo de débito (+)

  • Ativo - Saldo de débito (+)

  • Passivo - Saldo de crédito (-)

  • Patrimônio Líquido - Saldo de crédito (-)

  • Pressuposto Salvo - Saldo (+)

O PDV de Origem da regra é herdado do conjunto de regras e não pode ser modificado na regra.

Redirecionamento de Regra

Quando os dados definidos pelo PDV de Origem são processados, os valores de dados são multiplicados pelo fator e contabilizados no membro de dimensão Consolidação da Eliminação. Se nenhum redirecionamento for definido, o PDV do Destino será igual ao da Origem (diferente do membro Consolidação). No entanto, a contabilização dos dados pode ser redirecionada para um membro diferente de uma ou mais dimensões de subcubo: Conta, Intercompanhia, Movimento, Origem de Dados, Multi-GAAP (se aplicável) ou qualquer dimensão personalizada criada pelo usuário somente. O redirecionamento da entidade não é permitido em regras de consolidação (exceto PElim).

Para definir um redirecionamento de regra:

  1. Na tela Criar Regra, clique em Redirecionar Membros.

    A seção PDV de Origem da tela será dividida em PDV de Origem herdado à esquerda e uma coluna Redirecionamento à direita.

  2. Na coluna Redirecionamento, o membro de redirecionamento padrão é exibido como "Igual à origem". Você pode adicionar um membro de redirecionamento selecionando um membro base da dimensão no seletor de membros.

Ao contabilizar no membro de dimensão Consolidação da Eliminação, o membro do PDV de Origem será substituído pelo membro de redirecionamento selecionado.

A dimensão Intercompanhia também fornece uma seleção de String de Consolidação para #Source POV Entity#. Se você selecionar essa string, o membro Intercompanhia usado para redirecionamento será o equivalente Intercompanhia da Entidade no PDV de Origem ("ICP_<Entidade do PPDV de Origem>"). Consulte Strings de Consolidação.

Você pode aplicar diferentes membros de redirecionamento com base em uma ou mais condições.

Para adicionar uma condição a uma dimensão de redirecionamento:

  1. Clique no ícone Adicionar (+) no lado direito da coluna.

  2. Crie uma condição a ser aplicada em um ponto de dados a fim de determinar o redirecionamento.

    • Se a condição for atendida, os dados serão contabilizados no primeiro membro de redirecionamento.

    • Se a condição não for atendida, os dados serão contabilizados no segundo membro de redirecionamento.

      Selecione os membros de redirecionamento no Seletor de Membros ou deixe como "Igual à Origem", conforme necessidade.

  3. Continue adicionando condições e membros de redirecionamento, conforme a necessidade, selecionando o ícone Adicionar (+) ou remova condições existentes selecionando o ícone Excluir (x).

As condições para cada uma das entradas de redirecionamento são criadas usando o mesmo método que a condição do conjunto de regras. Consulte Criação de Conjuntos de Regras de Consolidação.

Eliminações de Parceiros

Se a regra for gravar dados em um parceiro, selecione Redirecionar Membros e Ativar Eliminação de Parceiros. Para a regra Eliminação de Parceiros, a entrada de redirecionamento para as dimensões Entidade, Intercompanhia e Origem de Dados será predefinida e não poderá ser alterada.

Redirecionamento de entidade

#PDV de Origem da Intercompanhia#

Redirecionamento de intercompanhia

#Source POV Entity#

Redirecionamento de Origem de Dados

Eliminações de Parceiros

Quando a entidade for processada e um ponto de dados elegível for encontrado, a regra de Eliminação de Parceiros gravará um ponto de dados no membro de consolidação da Eliminação de um irmão da entidade sendo processada. Se o parceiro intercompanhia em questão for irmão da entidade atual, os dados serão gravados no parceiro; se não for, eles serão gravados em qualquer ancestral do parceiro que seja irmão da entidade atual. O PDV do ponto de dados gravado incluirá a entidade do ponto de dados de origem como parceiro intercompanhia e sempre será gravado no membro da Origem de Dados de Eliminações de Parceiros ("FCCS_Partner Eliminations").

Quando os dados da Eliminação de Parceiros são gravados no membro Eliminação de um irmão, o status de cálculo do irmão não é impactado no período atual, mas sim em períodos futuros. Quando a entidade criadora da entrada de eliminação de parceiros é consolidada novamente, todos os dados gravados em qualquer irmão da entidade são apagados e depois republicados, se necessário. O lançamento e a limpeza de dados no membro Origem de Dados de Eliminação de Parceiros do membro Consolidação de Eliminação são efetivamente "de propriedade" da entidade que grava esses dados (identificada pela entrada intercompanhia), e não pela entidade em que os dados residem.

Observe que, se o parceiro de um ponto de dados existir em vários locais na hierarquia da entidade (ou seja, propriedade compartilhada), um ponto de dados de origem poderá gerar várias entradas de eliminação de parceiros em uma única geração da entidade de origem ou em várias gerações.

Depois de implantar regras de consolidação configuráveis, se você precisar diagnosticar problemas de desempenho, poderá diagnosticá-los manualmente ou usar uma abordagem automática. Para habilitar a abordagem automatizada a fim de resolver problemas de desempenho, adicione uma variável de substituição chamada OptimizeConfigConsol e defina o valor como Verdadeiro.

Se estiver usando a lógica Eliminações de Parceiros (PElim) nas regras de Consolidação Configurável e estiver enfrentando uma piora no desempenho por causa disso, você poderá adicionar uma variável de substituição chamada EnablePelimNewLogic e definir o valor como Verdadeiro para melhorar o desempenho. Note que, se você estiver usando a PELIM em que a entidade e o parceiro são o mesmo membro, seus valores de dados poderão mudar.

Se houver problemas de desempenho da consolidação durante a implantação de uma Regra de Consolidação Configurável de Eliminações de Parceiros criada pelo usuário que tenha um redirecionamento de contas, você poderá adicionar uma variável de substituição chamada OptimizePelimCalculation e definir o valor como Verdadeiro, que pode oferecer uma melhoria de desempenho.

Assista ao vídeo a seguir para obter informações sobre como criar regras de consolidação:

Ícone de vídeoCriação de Regras de Consolidação

Assista ao vídeo a seguir para obter informações sobre como criar regras de consolidação com eliminações de parceiro:

Ícone de vídeoCriação de Regras de Consolidação Configuráveis com Eliminações de Parceiro