Na dimensão Entidade, você pode criar hierarquias alternativas, em que uma única entidade pode ter vários pai e contribuir de maneira diferente para cada pai. Os membros pai podem estar em diferentes moedas, e a tradução que acontece no membro da moeda pai será diferente para essas entidades. Para fazer isso, você pode usar membros compartilhados parcialmente, em que apenas uma parte é compartilhada entre todas as instâncias das entidades.
O exemplo a seguir mostra uma entidade no nível folha que contém mais de um pai.
Neste exemplo:
A Entidade E111 é um filho de P11 e P12.
Dados de entrada inseridos para E111 em P11 ou P12 são replicados para outra entidade depois que forem salvos. Você pode inserir os dados em qualquer um dos membros P11.E111 e P12.E111.
Depois da consolidação, os valores calculados em P11.E111 e P12.E111 podem ser diferentes. Por exemplo, suponha que o aplicativo seja um aplicativo de várias moedas, em que a moeda de E111 seja GBP. A moeda P11 é USD e a moeda P12 é EUR. Quando dados são inseridos em E111, eles sempre serão inseridos no membro da moeda da entidade da dimensão Moeda. O membro da moeda pai é calculado e os valores da moeda Pai para P11.E111 e P12.E111 são diferentes porque as taxas de câmbio entre GBP e USD e entre GBP e EUR podem ser diferentes.
Você também pode criar uma hierarquia de entidades em que uma entidade de nível pai tem mais de um pai. No entanto, uma hierarquia em que o nível pai tem vários pais com filhos diferentes não é suportada.
Você constrói uma hierarquia alternativa criando membros de Entidade de compartilhamento parcial e selecionando "Compartilhado" como a propriedade do membro Armazenamento de Dados. Consulte Criação de Membros Compartilhados.
Você pode usar hierarquias compartilhadas para atender às suas demandas de relatório. No entanto, o número de hierarquias compartilhadas afeta o desempenho porque aumenta o tamanho do banco de dados e os tempos de consolidação.
Como melhor prática:
Para evitar valores duplicados, o membro principal de hierarquias alternativas deve ter o operador Console definido como Ignorar.
Membros compartilhados devem ser adicionados após membros não compartilhados na hierarquia.
Hierarquias alternativas são permitidas fora do Saldo de Fechamento, mas devem ser agrupadas para Movimentos Totais.
No Seletor de Membros, você pode exibir relacionamentos pai e filho. Quando você seleciona uma entidade, o seletor de membros exibe-a como Pai.Filho. Por exemplo, North America.USA
. Você poderá, então, selecionar a entidade desejada ou, se uma entidade tiver vários pais, poderá selecionar cada ocorrência da entidade em diferentes pais.
Ao inserir dados de transação em um membro da dimensão Consolidação dos Dados Comuns, você só precisa inseri-los uma vez, seja para o membro Principal ou Compartilhado.
Você também pode inserir dados uma vez em formulários de dados. Por exemplo, suponha que E111 seja uma entidade compartilhada parcialmente que contenha dois pais: E11 e E12. Em um formulário de dados, se você inserir o valor 100 em E11.E111 e salvá-lo, 100 aparecerá imediatamente em E12.E111. Se você alterar o valor para 150 em E12.E111 e salvá-lo, o mesmo valor será refletido em E11.E111. Em formulários de dados, você pode optar por exibir os membros da dimensão Entidade como Pai.Filho e por exibir as respectivas moedas. Consulte Definição de Propriedades de Dimensão de Formulários.
Quando você exporta dados, os mesmos dados são exportados para entidades compartilhadas parcialmente e os dados são exportados no formato Pai.Filho. Se você importar dados para uma das entidades compartilhadas parcialmente em um arquivo de dados, eles também serão importados para a outra.
Quando uma entrada do diário é contabilizada para uma das entidades compartilhadas parcialmente, os valores são lançados para todas as instâncias dessa entidade.
Qualquer alteração nos Dados Comuns feita em uma entidade parcialmente compartilhada que resulte em uma alteração no status do gerenciamento de processo ou cálculo será refletida em outras instâncias da entidade. Por exemplo, se uma instância for consolidada e seu Status do Cálculo mudar para OK, os status das outras instâncias mudarão para OK. A mesma regra se aplica ao bloqueio e desbloqueio de entidades parcialmente compartilhadas, a menos que a Organização Aprimorada por Período tenha sido habilitada.
As regras válidas de segurança e interseção definidas para uma entidade também se aplicam às respectivas instâncias compartilhadas parcialmente.
Ao inserir dados de transação em um membro da dimensão Consolidação de Dados de Nó, os dados devem ser inseridos, ou o diário lançado, para cada combinação Pai/Entidade na qual os dados são necessários.
Se a Organização Aprimorada por Período estiver habilitada, cada instância das entidades parcialmente compartilhadas será bloqueada e desbloqueada independentemente uma da outra.
Assista ao vídeo a seguir e saiba mais sobre hierarquias alternativas:
Entidades Parcialmente Compartilhadas – Comportamento Inicial
Quando novas entidades de nível 0 ou novas instâncias de entidades compartilhadas parciais de nível 0 são criadas em metadados e o aplicativo é atualizado por meio de uma Atualização do Banco de Dados, o sistema aplica diversas configurações padrão e atualizações de dados.
A primeira instância de uma nova entidade de nível 0 recebe uma % de Propriedade de 100%. O método de consolidação padrão do sistema baseado em intervalo da Subsidiária é aplicado (a menos que a configuração baseada em intervalo para propriedade de 100% tenha sido alterada pelo usuário).
Qualquer instância adicional (não principal) de uma entidade compartilhada parcial de nível 0 adicionada ao aplicativo recebe uma % de Propriedade de 0%. A propriedade total em cada hierarquia alternativa é limitada a 100%. Se entidades compartilhadas parciais residirem em hierarquias alternativas diferentes, o usuário poderá alterar as configurações iniciais de 0% para as configurações necessárias, desde que a porcentagem total de propriedade em todas as instâncias não exceda 100% em cada hierarquia alternativa.
Se a Organização Aprimorada por Período não tiver sido habilitada, o método de consolidação padrão do sistema baseado em intervalo de Não Consolidado será aplicado (a menos que a configuração baseada em intervalo para a propriedade de 0% tenha sido alterada anteriormente pelo usuário). Quando a nova instância é adicionada ao banco de dados pelo processo de Atualização do Banco de Dados, o sistema copia todos os Dados Comuns de Moeda da Entidade existentes da instância principal para a nova instância compartilhada. Embora a % de Consolidação para o método Não Consolidado seja 0%, o pai da nova instância é afetado onde os dados foram copiados. Isso pode exigir que entidades Bloqueadas sejam desbloqueadas e reconsolidadas.
Se a Organização Aprimorada por Período estiver habilitada, o método de consolidação padrão do sistema baseado em intervalo de Inativo será aplicado. Quando a nova instância é adicionada ao banco de dados pelo processo de Atualização do Banco de Dados, o sistema copia todos os Dados Comuns de Moeda da Entidade existentes da instância principal para a nova instância compartilhada. O sistema, então, traduz os Dados Comuns da Moeda da Entidade copiados para a Moeda Pai da nova instância. A Moeda Pai da nova instância pode não ser a mesma moeda que a Moeda Pai da instância principal, de modo que o processo de conversão é executado com quaisquer regras de cálculo relevantes criadas pelo sistema e pelo usuário. O Status do Cálculo se torna OK na nova instância da entidade compartilhada parcial.
Quando a Organização Aprimorada por Período está habilitada e o método Inativo é atribuído a uma entidade, um ponto de interrupção é criado entre os Dados Comuns e os Dados de Nó da entidade Inativa. A cópia de dados, a conversão e a execução das regras aplicadas aos Dados Comuns não afetam os Dados de Nó da nova instância Inativa, nem afetam seus antecessores. O Status do Nó da nova instância será Não há Dados, pois os Dados de Nó são específicos para a combinação pai/entidade e nenhum dado foi preenchido em nenhum dos membros da dimensão de consolidação dos Dados de Nó. A nova instância da entidade compartilhada parcial permanece desbloqueada, independentemente do status bloqueado/desbloqueado de seu pai.
Se necessário, você pode alterar a % da Propriedade e o método atribuído à nova instância da entidade compartilhada parcial. Entretanto, alterar o método de Inativo para qualquer outro método exigirá que o pai da entidade seja Desbloqueado. Ao alterar o método da nova instância da entidade de Inativo para um método ativo, seus antecessores serão impactados, a menos que o Status do Cálculo da nova instância seja Não há Dados.