Depuração de Regras no Calculation Manager

Você pode usar a opção Depurar ao trabalhar com regras Sob Demanda no Calculation Manager. A opção Depurar permite que você execute a regra Sob Demanda e examine o script de cálculo linha por linha para ver como o script é executado, garanta que não haja erros de validação e verifique os valores antes e depois.

Você também pode usar a opção Depurar ao trabalhar com regras de Cálculo Configurável (Ponto de Inserção). O processo Depurar para Regras de Ponto de Inserção funciona corretamente quando os Prompts de Tempo de Execução (RTPs, Run-Time Prompts) são preenchidos e a interseção dos RTPs é Afetada ou Alterada pelo Sistema.

O processo Depurar sempre funciona na regra atualmente "salva". Se uma regra foi implantada primeiro e depois alterada e salva, o processo Depurar executará a regra "salva" mais recente, e não a última versão implantada.

Nota:

Não é possível editar a regra enquanto ela estiver sendo depurada.

Regras Sob Demanda

Para depurar uma regra Sob Demanda:

  1. Abra a regra no Calculation Manager.
  2. No Designer de Regras, selecione Ações e, em seguida, Depurar.

    O script de cálculo de regra é exibido no depurador de script. Cada instrução no script é exibida em uma linha separada.

    Você deve ter inserido e salvo anteriormente os valores da Solicitação de Tempo de Execução para a regra Sob Demanda para que o processo Depurar seja executado corretamente.

  3. Depure as instruções no script de cálculo.

    Ao depurar instruções, você pode:

    • Insira e remova pontos de interrupção onde você desejar interromper a execução do script para examinar os valores das interseções de membros na instrução. Quando a execução é interrompida em um ponto de interrupção, os valores da interseção de todos os membros da instrução são exibidos.

      Para adicionar um ponto de interrupção, clique com o botão direito do mouse no ponto de interrupção e selecione Adicionar Ponto de Interrupção. Você só pode incluir um ponto de interrupção em linhas do script que mostram o ponto de interrupção esmaecido. Para remover um ponto de interrupção, clique com o botão direito do mouse nele e selecione Remover Ponto de Interrupção.

    • Adicione uma condição a um ponto de interrupção para interromper a execução da instrução apenas se a condição for atendida. Somente membros usados na instrução com o ponto de interrupção podem ser usados na condição.

      Para adicionar uma condição a um ponto de interrupção, clique com o botão direito do mouse no ponto e selecione Adicionar Condição. Na caixa de diálogo Adicionar Condição, clique em Botão Adicionar Condição e insira a condição no Construtor de Condições.

      Estas funções estão disponíveis para teste condicional:

      • @isCURRMBR

      • @BEFORE

      • @AFTER

      Condições de exemplo para chamar a depuração de ponto de interrupção específico:

      • @isCURRMBR("Feb") – quando o período atual é "Feb"

      • @BEFORE("Cash") > 1000 – quando o valor "anterior" de "Cash" é superior a 1.000

      • @AFTER("Cash") < 2000 – quando o valor "posterior" de "Cash" é inferior a 2.000

      Para editar uma condição, clique nela com o botão direito do mouse e selecione Editar Condição.

      Você pode ter uma ou mais instruções condicionais.

      Também é possível agrupar as instruções condicionais.

      Observe que se uma condição não for atendida, o processo Depurar vai ignorar o ponto de interrupção, mas ainda executará a instrução.

    • Depure instruções com pontos de interrupção.

      Para depurar uma instrução com um ponto de interrupção, clique nela com o botão direito do mouse e selecione Iniciar Depuração. A instrução que você está depurando é realçada. Os membros da instrução, os pontos de interrupção e os valores da interseção dos membros antes e depois da execução são exibidos nas seguintes guias:

      • Membros — mostra a interseção atual dos membros no ponto de interrupção da depuração. Para ver a próxima interseção de membros, clique em Retomar Depuração.

      • Pontos de Interrupção — mostra as expressões do script que contêm pontos de interrupção. A guia Valores no Ponto de Interrupção exibe os membros de expressão com os valores em que se encontravam antes e depois que a depuração foi executada.

      Dica:

      Para retomar a depuração, clique em Retomar Depuração Ícone de Retomar Depuração. Você deve continuar clicando no ícone Retomar Depuração até que todas as interseções de membro sejam depuradas. Depois de depuradas todas as interseções de membro, o sistema exibe esta mensagem: "A depuração do script está completa".

Regras de Cálculos Configuráveis

Para depurar uma regra de Cálculo Configurável:

  1. No Calculation Manager, use o Designer de Variáveis para criar Variáveis ​​de Substituição associadas à regra de Cálculo Configurável.

    Garanta os seguintes pontos:

    • A Variável de Entidade deve ser do tipo Membros e estar associada ao tipo de dimensão Entidade.
    • A Variável de Cenário deve ser do tipo Membro e estar associada ao tipo de dimensão Cenário.
    • A Variável de Anos deve ser do tipo Membro e estar associada ao tipo de dimensão Anos.
    • A Variável de Período deve ser do tipo Período e estar associada ao tipo de dimensão Período.
    • Todas as variáveis acima devem ter a propriedade RTP verificada. Isso é obrigatório, caso contrário, a variável não será mostrada na tabela Variáveis ​​do Cálculo Configurável.
  2. Abra a regra de Cálculo Configurável e certifique-se de que as Variáveis ​​sejam exibidas.
  3. Especifique os respectivos membros de dimensão para cada variável.
  4. Clique em Depurar no menu Ações para continuar com a depuração.
  5. Exclua as variáveis ​​associadas à regra de Cálculo Configurável do Designer de Variáveis ​​após a conclusão do procedimento de depuração. Em seguida, reimplante a regra de Cálculo Configurável.