Definição de Contas

A dimensão Conta define o gráfico de contas para um aplicativo. Quando você cria um aplicativo, o sistema cria a dimensão Conta com uma hierarquia de sistema e membros implantados, alguns baseados nos recursos ativados para o aplicativo. Contas implantadas são criadas com o prefixo FCCS; por exemplo, FCCS_IncomeStatement.

Nota:

Não é possível alterar as propriedades do membro para a maioria dos membros pré-implantados. No entanto, você pode alterar as propriedades Tipo da Conta e Operador de Consolidação para membros pré-implantados da dimensão Conta a fim de personalizá-los, conforme necessário. Você só pode alterar os membros no cubo do Console. Certifique-se de executar a Validação de Metadados depois de fazer as alterações para confirmar que elas sejam válidas.

Quando você faz alterações nos membros pré-implantados, não é possível exportá-los nem importá-los usando um arquivo CSV para exportação de dimensões. Você pode usar o artefato Migração de Personalização do Módulo. A exportação e, em seguida, a importação de arquivos CSV não preservará as alterações dos atributos para os membros pré-implantados.

Consulte Tipos de Conta e Opções de Agregação.

Por padrão, o sistema cria esses membros dos tipos de Conta:

  • Membros implantados

    O Balanço Patrimonial e a Declaração de Renda são criados como membros implantados.

    A estrutura do Balanço Patrimonial é criada com membros pais do Cálculo Dinâmico. Há dois formatos disponíveis: o formato "Tradicional" (Ativos = Passivos + Patrimônio Líquido) e o formato "Passivos Líquidos" (Ativos - Passivos = Patrimônio Líquido do Proprietário).

    Recomendamos que a estrutura de nível superior inicial do Balanço Patrimonial (inclusive e até Ativos Totais, Passivos Totais e Patrimônio Total) não seja alterada, apesar de ser possível reorganizar as contas de nível mais baixo. Outros artefatos implantados (tais como regras de consolidação implantadas) se baseiam na estrutura de Balanço Patrimonial criada pelo sistema.


    Contas de Renda
  • Membros implantados opcionais

    Esses membros são criados com base nos recursos do aplicativo habilitado. Por exemplo, contas Proporção exigidas para a execução do cálculo de proporção são membros de sistema opcionais. Dependendo de quais proporções você deseja incluir como parte do aplicativo, essas contas serão implantadas. Outros exemplos incluem Retorno sobre Vendas e Margem de Lucro Bruto.

    Se o recurso Gerenciamento de Propriedade estiver ativado, a estrutura básica do balanço patrimonial será estendida para garantir que existam contas base (nível 0) necessárias para as regras de consolidação implantadas.

  • Membros compartilhados

    Alguns membros implantados são também adicionados a uma hierarquia alternativa como membros compartilhados. Por exemplo, todos os membros Conta listados nos membros de sistema Declaração de Renda ou Balanço Patrimonial definidos para uma categoria Fluxo de Caixa tem uma instância compartilhada criada na categoria selecionada em Fluxo de Caixa.

Contas do Sistema

Essas contas são fornecidas, por padrão, quando um aplicativo é criado:

  • FCCS_CSTATUS—Armazena o valor de status do cálculo usado pelo sistema
  • FCCS_CSTATUS FILTER — Armazena o texto do status do cálculo para exibição em um formulário de dados.

Contas de Declaração de Renda

A dimensão Conta fornece uma hierarquia predefinida para a Declaração de Renda. A hierarquia é pré-implantada com os membros do sistema usados para cálculos predefinidos. Você pode adicionar membros filhos aos membros pais, ou membros irmãos adicionais aos membros implantados.

Observe que a Declaração de Renda é criada como uma hierarquia na conta Ganhos Retidos Atuais do Balanço Patrimonial.

Contas do Balanço Patrimonial

A dimensão Conta fornece uma hierarquia pré-incorporada inicial para o Balanço Patrimonial. A hierarquia é implantada com os membros usados para cálculos incorporados.

Há três formatos de Balanço Patrimonial disponíveis para seleção quando o aplicativo é criado pela primeira vez:

  • Formato "Tradicional" (Ativos = Passivos + Patrimônio Líquido)

  • Formato "Passivos Líquidos" (Ativos - Passivos = Patrimônio Líquido do Proprietário)

  • Formato "Básico" (Ativos = Passivos - Patrimônio Líquido do Proprietário = Total de Balanço Geral)

Os formatos Tradicional e Ativos Líquidos incluem contas comumente usadas formatadas nas duas estruturas mais comuns.

O formato Básico inclui apenas as contas necessárias para cálculo/preenchimento de contas do sistema.

Todas as contas de Balanço Patrimonial e Declaração de Renda devem ter o tipo de Conta Fluxo. Todas essas contas devem ter um saldo inicial calculado e um membro de Movimento associado a elas para refletir a alteração relativa ao período. As regras do sistema FCCS preenchem o membro de movimento Saldo Inicial para todas as contas do tipo Fluxo. Consulte Movimento.

As dimensões de conta implantadas Tradicional e Ativos Líquidos incluem membros do Nível 0 definidos como Cálculo Dinâmico. Esses membros devem ter no mínimo um membro adicionado como filho.

  • FCCS_Caixa e Equivalentes de Caixa

  • FCCS_Contas a Receber

  • FCCS_Inventários

  • FCCS_Ativos Fixos

  • FCCS_Outros Ativos de Longo Prazo

  • FCCS_Contas a Pagar

  • FCCS_Passivos de Longo Prazo

  • FCCS_Other Equity

  • FCCS_Vendas

  • FCCS_Custo de Vendas

  • FCCS_Despesas Operacionais

  • FCCS_Provisão para Imposto de Renda

Para cada um dos membros anteriores, você deve adicionar um membro de conta de placeholder (fictício) com as seguintes propriedades:

  • Padrão de Armazenamento de Dados = Armazenar

  • Console de Armazenamento de Dados = Armazenar

  • Operador do Console = Nunca

Contas Históricas

O grupo Contas Históricas contém contas de Substituição Histórica. As contas históricas são convertidas com base em uma média ponderada dos movimentos ao longo do tempo, em vez de serem convertidas com base na taxa final do período atual. As contas de substituição são designadas como Substituição de Taxa ou Substituição de Valor para conversão. As contas de substituição permitem que o usuário insira uma Taxa ou um Valor para substituir a transação padrão. Essas contas de substituição histórica são criadas pelo sistema no agrupamento Contas Históricas como membros compartilhados com base no Tipo de Taxa de Câmbio selecionado para o membro principal. Pode não haver contas de Substituição Histórica implantadas dependendo das configurações de criação de aplicativo selecionadas; portanto, inicialmente pode haver apenas contas de "espaço reservado" nesta hierarquia. As contas de espaço reservado são membros base preenchidos para garantir que as contas pais sejam tratadas como contas pais e não sejam confundidas com contas base. FCCS_Investment In Sub é um exemplo de conta de Sobreposição de Taxa implantada opcional.

Se uma conta for Histórica, mas não contiver uma Substituição (por exemplo, FCCS_Retained Earnings Prior), ela não será incluída na hierarquia de Contas Históricas.

Para especificar uma conta como Conta de Substituição Histórica, é necessário atribuir a "Substituição de Taxa Histórica" ou a "Substituição de Valor Histórico" como o Tipo de Taxa de Câmbio.

Se uma Substituição de Valor ou uma Substituição de Taxa for especificada para a conta Histórica, o sistema usará a entrada de substituição aplicável para a conta durante a conversão. Se você não inserir um valor ou uma taxa de substituição, a conta de Substituição Histórica será convertida com a taxa especificada para transações padrão. Isso gera os mesmos resultados convertidos que as contas Históricas (não relacionadas a substituição).

Um formulário pré-incorporado do sistema chamado Taxas de Substituição é gerado a partir da Hierarquia de Contas Históricas de modo que seja possível informar o valor ou a taxa de substituição para cada entidade em cada moeda. Consulte Formulários Predefinidos.

Contas de Proporção

As contas de proporção serão criadas em uma hierarquia de contas separada se esta opção for habilitada durante a criação do aplicativo. Todas as fórmulas de cálculo de membro associado também são criadas para as contas. Além disso, você pode criar suas próprias contas de proporção.

Conta Intercompanhia

Você deve atribuir valores de atributo a todas as contas Intercompanhias a serem usadas para eliminações padrão do sistema, a fim de identificá-las como contas Intercompanhias, além de selecionar a conta Plug a ser usada para eliminação. As contas a serem selecionadas como contas Plug deverão ser designadas primeiro como contas Plug por meio da seleção do atributo de conta Plug.

Ordem de Hierarquia da Conta

O grupo Balanço Patrimonial deve ser a primeira hierarquia abaixo das hierarquias FCCS_System Account, Taxas de Câmbio, Taxas de Câmbio Inseridas e Membros do Sistema de Taxa de Câmbio.

Você pode adicionar outras hierarquias na dimensão Conta para incluir as contas de Balanço Patrimonial compartilhadas ou outras contas necessárias. Por exemplo, a hierarquia implantada Com Caixa e Sem Caixa do Balanço Patrimonial é uma hierarquia adicional que contém cópias compartilhadas das contas de Balanço Patrimonial.

Nota:

Como prática recomendada, é sugerido um limite de 20 níveis de profundidade de hierarquia.

Todas as hierarquias adicionais do Balanço Patrimonial devem ser criadas depois de FCCS_Total Balance Sheet - Com Caixa e Sem Caixa.

Todas as hierarquias alternativas de contas de Renda podem permanecer no agrupamento de Declaração de Renda.